Equação do 1º Grau - 7º ano - 02/10
Habilidade: (EF07MA18) Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
Conteúdo: Equações polinomiais de 1º grau.
EQUAÇÕES
Sentenças matemáticas expressas por uma igualdade que contém pelo menos uma letra são chamadas de equações. Cada letra que aparece em uma equação é chamada de incógnita e representa um número desconhecido.
Importante:
Incógnita é a letra que aparece na equação.
1º membro é a expressão que aparece à esquerda do sinal de igual.
2º membro é a expressão que aparece à direita do sinal de igual.
Exemplos:
2x + 5 = 17
- Incógnita: x
- 1º membro: 2x + 5
- 2º membro: 17
3y² - 5 = 2k + 12
- Incógnita: y e k
- 1º membro: 3y² - 5
- 2º membro: 2k + 12
Observação:
- 3 + 7 = 10 - Não é uma equação. Possui uma igualdade, mas não existe uma incógnita.
- - 4 < 15 - Não é uma equação. Não tem igualdade nem incógnita.
- 8z + 2w +5 - Não é uma equação. Possui incógnita, mas não possui o sinal de igual.
SOLUÇÃO OU RAIZ DE UMA EQUAÇÃO
Solução ou raiz de uma equação é o valor da incógnita que se torna a sentença verdadeira.
Exemplos:
1. Dada a equação x + 3 = 12 verifique se 5 ou 9 é a raiz da equação.
Para x = 5, temos:
x + 3 = 12
5 + 3 = 12
8 = 12 - a sentença é falsa
Para x = 9, temos:
x + 3 = 12
9 + 3 = 12
12 = 12 - a sentença é verdadeira
Resposta; A raiz da equação é o 9.
2. Verifique se 2 ou 7 é a raiz da equação 3y - 4 = 2
Para y = 2, temos:
3y - 4 = 2
3 . 2 - 4 = 2
6 - 4 = 2
2 = 2 - a sentença é verdadeira
Para y = 7, temos:
3y - 4 = 2
3 . 7 - 4 = 2
21 - 4 = 2
17 = 2 - a sentença é falsa.
RESOLVENDO EQUAÇÕES DO 1º GRAU
Exemplo de resolução de uma equação do 1° grau com uma incógnita: Determine a solução das seguintes equações:
a) x + 7 = 12
b) 3y -12 = 6
c) 5a - 4 = 7a + 6
d) u = 21
7
Resolução
Solução da equação: S = {5}
b)
Solução da equação: S = {6}
c)
Solução da equação: S = {-5}
d)
Solução da equação: S = {147}Importante:
Sempre que um número ou a incógnita muda de posição em relação ao igual, alterará sua operação:
- Se um número estiver adicionando num membro e passar para o outro membro ele mudará sua operação, ou seja passará subtraindo;
- Se um número estiver subtraindo num membro e passar para o outro membro ele mudará sua operação, ou seja passará adicionando;
- Se um número estiver multiplicando num membro e passar para o outro membro ele mudará sua operação, ou seja passará dividindo;
- Se um número estiver dividindo num membro e passar para o outro membro ele mudará sua operação, ou seja passará multiplicando.
ATIVIDADES
1. Verifique quais sentenças abaixo são equações:
a) 2 - 7 = 5 - 10
b) 2x + 12 > 10
c) 1,4 - 4 = x
4
d) 10 + x = - 1
e) 3 a - 2b = 5
2. Identifique a incógnita, o 1º membro e o 2° membro nas equações abaixo:
a) 2x - 7 = 5
b) 2a - 7 = 5a - 10
c) 10 + x = - 1
d) 10 + h = - 10
e) 2c = 12
3. Verifique se os números -1, 2 e 5 são raízes da equação 3x - 2 = 4.
4. O número 4 é solução de algumas das equações a seguir. Verifique quais são elas.
a) 5y + 7 = 27
b) 7x - 5 = 36
c) 2x - 5 = x + 2
d) 7a - 4 = 2a - 5
5. Determine a solução das equações apresentadas:
a) x + 2 = 7
b) 2x = - 4
c) 5 + x = -4
d) 3a - 2 = 5a + 6
Fonte:
Matemática - Geração Alpha - 7° Ano - Organizadora SM Educação
Gostei muito dos exemplos resolvidos desse blog
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