PLANO CARTESIANO (EF07MA19) - Atividade 03/07 - 7º ANO
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - VOLUME 2
Conteúdo: Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano: multiplicação das coordenadas por um número inteiro e obtenção de simétricos em relação aos eixos e à origem.
PLANO CARTESIANO
O plano cartesiano é um sistema de coordenadas desenvolvido por René Descartes. Esse sistema de coordenadas é formado por duas retas perpendiculares, chamadas de eixos cartesianos. (Definição de acordo com www.mundoeducaçao.uol.com.br)René Descartes |
IMPORTANTE
y - eixo das ordenadas (vertical)
x - eixo das abscissas (horizontal)
O encontros dos eixos x e y é chamado de origem do par de eixos cartesianos.
LOCALIZAÇÃO DE PONTOS NO PLANO CARTESIANO
Para localizar pontos no plano cartesiano usamos um par ordenado, ou seja, números que são chamados de coordenadas cartesianas.
Exemplo:
P(2, 3)
P - nome do ponto
2 - abscissa do ponto
3 - ordenada do ponto
Q(-3, 4)
Q - nome do ponto
-3 - abscissa do ponto
4 - ordenada do ponto
R(-2, -3)
Q - nome do ponto
-2 - abscissa do ponto
-4 - ordenada do ponto
S(1, -2)
S - nome do ponto
1 - abscissa do ponto
2 - ordenada do ponto
Agora iremos localizar os ponto P, Q, R e S no plano cartesiano abaixo:
LOCALIZANDO VÉRTICES DO POLÍGONO NO PLANO CARTESIANO
Para localizar os vértices do quadrilátero no plano cartesiano, podemos utilizar as coordenadas cartesianas, ou seja, os pares ordenados.
Os vértices do quadrilátero terão as seguintes coordenadas cartesianas:
A(3, 2)
B(-3, 3)
C(-4, -1)
D(2, -3)
ATIVIDADES
1. Construa um plano cartesiano e localize os seguintes pontos:
a) A(1, 3)
b) B(0, 4)
c) C(-2, 5)
d) D( 0, 0)
e) E(-4, -1)
f) F(5, -5)
g) G(-3, 0)
2. Considere o plano cartesiano e os pontos a seguir:
Escreva os pares ordenados que localizam os pontos representados.
3. Escreva os pares ordenados que representam os pontos correspondentes aos vértices do polígono.
4. Desenhe um plano cartesiano e em seguida, represente os seguintes polígonos a partir das coordenadas de seus vértices.
a) Quadrado ABCD
A(2, 9), B(2, 7), C(4, 7) e D(4,9)
b) Triângulo EFG
E(0, 3), F(2, 0) e G(5, 1)
c) Hexágono HIJKLM
H(4, 5), I(5, 6), J(6, 6), K(7, 5), L(6, 4) e M(5,4)
d) Quadrilátero NOPQ
N(7, 3), O(9, 0), P(11,3) e Q(9, 2)
6. Observando as figuras que você desenhou na atividade anterior, responda:
a) Quais pontos estão localizados no eixo das abscissas? O que eles tem em comum?
b) Quais pontos têm a abscissa igual a 4?
c) Quais pontos têm ordenada igual a 3?
7. Dê as localizações geográficas dos pontos A, B, C e D utilizando as coordenadas do plano cartesiano. Considere a linha do Equador como eixo x e a linha de Greenwich como eixo y e no encontro dos eixos a origem.
Imagem de uso público https://pt.wikipedia.org/ |
Fonte:
- Matemática - 6º Ano - Geração Alpha -SM Educação
- CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 7º ANO
- Imagens utilizadas sem restrições de uso.
Comentários
Postar um comentário