NÚMEROS RACIONAIS (EF06MA08) - Atividade 02/07 - 6º ANO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - VOLUME 2


Habilidade: (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.

Conteúdo: Frações: significados (parte/ todo, quociente), equivalência, comparação; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações.


NÚMEROS RACIONAIS: AS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES


Transformação de número na forma fracionária em um número na forma decimal.

Exemplos:

a) Para transformar um número fracionário em decimal precisamos apenas dividir o numerador pelo denominador.
  • Vamos transformar    8    em um número na forma decimal.
  •                                   5 







   8    = 1,6
   5

b) Vamos transformar frações com denominadores múltiplos de 10 e para isso utilizaremos um processo para simplificar vejamos:



FRAÇÕES E A RETA NUMÉRICA

Quando temos uma fração e queremos localizá-la na reta numérica devemos primeiramente efetuar a divisão entre o numerador e o denominador, e após obter o resultado localizamos na reta numérica.







ATIVIDADES

1. Transforme as frações em números decimais;
a)     7     = 
        6         

b)     5    =
        8   

d)    1     = 
      10         

e)     15    =
       100   


2. No quadro a seguir, você deve anotar seu palpite para cada divisão. Em seguida, utilizando a calculadora, realize as divisões indicadas e complete o quadro com a representação decimal e a representação fracionária.
     Eu acho que é... (palpite)       Representação decimal       Representação fracionária   
1:2 0,5 0,5    1   
2
 
1:3   
1:4   
 1:5    
1:6   
1:7    
1:8    
1:9   
1:10    

Observe os resultados do quadro e responda:
a) Qual número é maior:    1    ou    1  ? Comente sua resposta.
                                           2           10 
b) Qual número é maior: 0,25 ou 1 4 ? Comente sua resposta.
c) O que é possível observar nos resultados das divisões de 1 por outro número natural?


3. Analise a imagem a seguir e circule os números racionais que podem ser utilizados para representar a parte da figura colorida.








 0,2        0,4        0,5           1             2             5             4  
                                           2            5             10           10
a) Quais critérios você utilizou para circular os números acima? 
b) Os números 1 2 e 0,5 são diferentes? Qual a parte do inteiro que esses números representam?

4. Observe os seguintes números decimais:
  • 0,6 (lê-se “seis décimos”), ou seja, 6/10 . 
  • 0,85 (lê-se “oitenta e cinco centésimos”), ou seja, 85/100. 
  • 2,47 (lê-se “duzentos e quarenta e sete centésimos”), ou seja, 247/100 . 
  • 0,023 (lê-se “vinte e três milésimos”), ou seja, 23/1000.
 A partir das observações acima, complete o quadro:

     Representação decimal        Como se lê        Representação fracionária   
0,8   
 1,3   
29,5   
 Três décimos  
0,041   
     5   
 10
 
 8 milésimos  
     73   
 1000
 


5. Compare os quadros. Em seguida, descreva os procedimentos feitos por você para preencher esse quadro. 


6. Supondo que você vai explicar para outra pessoa como se faz as diferentes escritas de um número racional, descreva o passo a passo para as diferentes escritas. 


7. Na classe de Carlos, 6º ano B, há 36 alunos matriculados. São 15 meninos e 21 meninas. 
a) Qual fração representa os meninos? E as meninas? 
b) Diante de novas matrículas, a escola abriu mais uma classe de 6º ano. Se um terço das meninas foram transferidas para a nova classe, 6º ano C, qual fração representa o número de meninas que ficaram no 6º ano B? 
c) A Diretora da escola de Carlos pretende montar uma nova classe de modo que tenha 18 meninos, e que esses correspondam a dois terços do número total de alunos da classe. Qual a fração que representará o número de meninas na classe? Quantas meninas serão? E quantos alunos serão matriculados na classe?


8. Represente na reta numérica as frações a seguir. 
 a)    1   
       2 

b)     2   
        4 

c)    3   
      6 

d)    3   
       2 

e)    6   
      4 

f)    9   
      6

9. (SARESP 2015 - 5º ANO) Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.


Os pontos A, B, C e D marcados na reta numérica representam os números
a) 0,1; 1,6; 2,0; 3,1.
b) 0,1; 1,6; 2,0; 3,0.
c) 0,1; 1,7; 2,1; 3,0.
d) 0,1; 1,7; 2,1; 3,1.

10. (SARESP) Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
A distância entre a casa de Elias e sua escola é de 20 km. Para ir até a escola, ele passa por uma igreja.

A igreja está localizada no quilômetro:
a) 10
b) 12
c) 14
d) 16

Fonte: 
Matemática - 6º Ano - Geração Alpha -SM Educação
- CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 7º ANO
- Imagens utilizadas sem restrições de uso.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO CARTESIANO (EF06MA16) - Atividade 04/07 - 6º ANO

UNIDADES DE MEDIDAS (EF06MA24) - Comprimento - 6º Ano

Plantas Baixas e Vistas Aéreas (EF06MA28) - 6º Ano - 01/09