Em leitura - Anotações do Livro Nota 10 - Doug Lemov

 Introdução 


- Estratégia é uma abordagem generalista de problemas, um jeito de informar decisões. Uma técnica é uma coisa que você pode dizer ou fazer de forma específica.

- Invista também naquilo em que você já é forte. Maximizar as suas forças pode ser tão ou mais importante importante do que eliminar todas as suas fraquezas.

-  A sala de aula é a unidade na qual, comprovadamente, se materializam os mais altos níveis de sucesso em escola públicas e em redes ou sistemas de ensino. Isso ocorre porque é na sala de aula que a técnica varia e, embora idealmente a sua aula vá maximizar tanto a estratégia como a técnica, é só você que controla a técnica.

- Ensinar com base nos objetivos curriculares. 

- Usar dados. Os professores mais eficientes ao uso de de dados examinam os resultados não só para saber quem acertou e quem errou, mas, principalmente viu para saber por quê.

- Planejamento de aula impecável. 

- Conteúdo é rigor.  Não há problemas nenhum e inspirar crianças em histórias escritas especificas para elas, Mas, a longo prazo, é fundamental usar o conteúdo para tirar as crianças - de seu próprio e estreito cenário de experiências. Isso significa que você precisa desafiá-las com ideias fora da experiência delas. É fácil em curto prazo, seduzir as crianças, mas é insuficiente a longo prazo.

- A arte de usar as técnicas.  Utilizar as técnicas da profissão para se tornar mestres da arte de lecionar.

- Os professores conseguem mudar o mundo a partir de suas salas não porque nasceram com poderes especiais, mas porque dominam os detalhes dessa arte. 


Capítulo 1 -  criar altas expectativas acadêmicas

- Um dos resultados mais consistentes na pesquisa acadêmica é a de que ter alta expectativa em relação aos alunos pode servir como motor para o sucesso escolar, mesmo entre aqueles que não têm uma trajetória de bom desempenho acadêmico. 

5 técnicas utilizadas pelos professores para aumentar as expectativas e transferêntransformar uma boa aula em uma aula excelente

Técnica 1

-  Sem Escapatória 

Uma sequência que começa com um aluno incapaz e responder à pergunta deve terminar, sempre que possível com esse amigo respondendo a pergunta.

Alunos relutantes logo percebe que "sei lá" é a fórmula mágica para escapar do trabalho.


Técnica 2

- Certo é Certo

Estabeleça e exija um padrão de exatidão na sua aula.

Se você é do tipo Certo é certo, sabe que está errada a resposta "certa" a qualquer pergunta diferente daquela que você fez.


Técnica 3

- Puxe mais

A sequência do aprendizado não acaba com a resposta certa; premie respostas certas com mais perguntas, que estendem o conhecimento e testam a confiabilidade das respostas. Esta técnica é especialmente importante para trabalhar com alunos que têm ritmos diferentes de aprendizagem.

Fazer perguntas frequentes rigorosas e dirigidas a diferentes alunos, à medida que vão demonstrando maior domínio da matéria, é uma ferramenta poderosa e simples para trabalhar com alunos que têm diferentes níveis de habilidade e ritmos de aprendizagem.


Técnica 4

- Boa expressão

Não é só o que os alunos dizem que conta, mas como eles comunicam o que sabem. Para ter sucesso, os alunos devem expressar seus conhecimentos na linguagem da oportunidade.

A sentença completa é a arma que derruba a porta para aprendizagem efetiva.


Técnica 5

Sem desculpas

Acreditar que um conteúdo é chato acaba por tornar o conteúdo chato mesmo.


Capítulo 2

Planejar para garantir um bom desempenho acadêmico


Técnica 6

Comece pelo fim

Por que você está exercidando esse conteúdo? Qual é o resultado que você espera? Como esse resultado se relaciona com o que você vai ensinar amanhã e com o que seus alunos precisam saber para continuarem aprendendo nos anos subsequentes?

O plano de aula vem depois do processo de planejamento da unidade e consiste em:

1. Refinar e aperfeiçoar o objetivo com base no resultado da aula anterior - se a classe atingu o objetivo de ontem.

2. Planejar uma curta variação diária, que vai determinar seu objetivo atendido.

3. Planejar a atividade, ou melhor, uma série de atividades leve em ao domingo do objetivo.

Em resumo, comece pelo fim significa:

1. Progredir do planejamento da unidade para o plano de aula.

2. Usar um objetivo bem definido para estabelecer a meta de cada aula.

3. Determinar como você vai avaliar a sua eficácia baratingir a meta.

4. Decidir sua atividade.

Objetivo - avaliação - atividade


Técnica 7

Quatro Critérios 

Um grande objetivo de aula (e, portanto, uma grande aula) deve ser viável, mensurável, definidor e prioritário na marcha para o aprendizado efetivo do currículo.

Saber quão rápido seus alunos assimilam a informação permite a você definir se vai precisar de 2 ou 3 semanas para que eles dominem a nova habilidade.

Critérios:

- Viável

- Mensurável 

- Definidor

- Prioritário


Técnica 8

Deixe claro 

Quando seu objetivo estiver completo, "deixe claro" para todos qual seu objetivo escreva-o no quadro negro todos os dias,  em linguagem simples, de forma que qualquer um que chegue à classe, tanto alunos com colega se gestores, possa identificar seu propósito nesse dia.


Técnica 9

O caminho mais curto

Quando você consegue pensar em mais de uma atividade possível para melhor atingir seu objetivo, sua norma deveria será algo como a máxima do filósofo  inglês William Ockhan: "Se em tudo mais forem identificadas várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor." Escolha a rota mais direta de um ponto a outro, o caminho mais curto até objetivo. 


Técnica 10

Planeje em dobro

Planejar o que seus alunos vão fazer em cada etapa da aula é tão importimportante quanto planejado que você vai fazer e dizer.

Técnica 11

Faça o mapa

Faça o mapa significa incluir o planejamento espaço físico no seu plano de aula.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÚMEROS INTEIROS (EF07MA04) - Atividade 02/07 - 7º ANO

PLANO CARTESIANO (EF07MA19) - Atividade 03/07 - 7º ANO

PLANO CARTESIANO (EF06MA16) - Atividade 04/07 - 6º ANO