EXERCÍCIO DA CIDADANIA NA COMUNIDADE - 8º Ano - PV 03/07

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 - CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - VOLUME 2

Competências socioemocionais em foco:
 Assertividade, Iniciativa social, Curiosidade para aprender e Imaginação criativa

Objetivo: Possibilitar que os estudantes conheçam e reflitam sobre a comunidade na qual a escola está inserida. Isso pode ser feito por meio da própria percepção e da busca de outras informações
sobre ela, bem como pela identificação de suas fronteiras e dos os serviços prestados. Desta
forma, será possível entender como interagir para a construção do Projeto de Vida.


Imagens de alguns bairros com permissão para reutilização  

Campo Grande – Wikipédia, a enciclopédia livre
Campo Grande


Banco de imagens : Argentina, Buenos aires, La boca, Cidade ...
Buenos Aires - Argentina


Leblon | Leblon é um bairro nobre da Zona Sul da cidade bras… | Flickr
Leblon - Rio de Janeiro


File:1 rocinha favela closeup.JPG - Wikimedia Commons
Rocinha - RJ

Araras (São Paulo) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Araras



File:" Travessa dos Venezianos, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre ...
Porto Alegre


Assistam o vídeo abaixo sobre um bairro da cidade de Setúbal, uma cidade portuguesa onde mostra a importância da participação e responsabilidade dos seus moradores com o meio em que vivem.




A sugestão para essa atividade é que você fale dos serviços que conhecem e que já utilizaram no seu bairro (comunidade). Além disso, é importante que fale, também, acerca daqueles serviços
defasados ou inexistentes e que fazem falta para a comunidade em geral. Por exemplo, a falta de posto de saúde local pode comprometer a vida dos moradores de determinada região.

ATIVIDADES

Você irá confeccionar um painel com desenhos, gravuras e textos que representem os serviços da sua comunidade. Para isso, observem o seu bairro de maneira cuidadosa, com espírito crítico e observador para, então, partir para a elaboração dessas ações. Essa atividade o(a) auxiliará a pensar, também, nos ideais de seu Projeto de Vida.  
Dica: Observe também a criação de alguns serviços que possam potencializar os benefícios para os cidadãos.

Observação: Responder essa atividade e entregar para a professora Márcia Guimarães através de um dos instrumentos abaixo;
* e-mail;
* whatsapp;
* classroom da escola;
* publicar no Facebook e marcar a professora Márcia.

Bom estudo e bom trabalho!

Fonte:
- CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 8º ANO;
- imagem de uso público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO CARTESIANO (EF06MA16) - Atividade 04/07 - 6º ANO

UNIDADES DE MEDIDAS (EF06MA24) - Comprimento - 6º Ano

Plantas Baixas e Vistas Aéreas (EF06MA28) - 6º Ano - 01/09