FRAÇÃO: PARTE/TODO (EF06MA15) - 6º ANO - 02/08

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA


Habilidade: (EF06MA15) Resolver e elaborar situações problema que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
Conteúdo: Problemas que tratam da partição de um todo em duas partes desiguais, envolvendo razões entre as partes e entre uma das partes e o todo.

FRAÇÃO - PARTE PELO TODO

Fração é a forma como expressamos uma quantidade por meio da razão/divisão de dois números inteiros. 

a/b
a → numerador
b → denominador


Parte/Todo: Quando a fração é desse tipo, o todo ficará abaixo da parte na fração. A parte determina a região de um objeto ou a condição de uma situação.
Exemplo:
a) Paguei 5 das 12 prestações do meu carro = 5/12
b) Em um cubo de seis faces, três foram pintadas = 3/6


ATIVIDADES

1. (SEAP1101/001-Auxiliar Enfermagem-Adaptado) – Um auxiliar de enfermagem deve trabalhar 6 horas diárias. Devido a um acúmulo de serviço no dia anterior, ele precisou fazer 1 hora extra. A fração que corresponde a quanto ele trabalhou a mais do que o previsto é:
a) 1/4.
b) 1/5.
c) 2/5.
d) 2/3.
e) 1/6.

2. Um grupo possui 12 pessoas, das quais 8 são mulheres e 4 são homens. Indique que fração do total de pessoas o número de homens representa. Faça o mesmo com o grupo de mulheres.

3. Em uma prova de concurso, João acertou 45 de 100 questões. Qual a fração que representa as questões que João errou?

4. Ana Luiza está lendo um livro. Num dia ela leu 24 páginas, e no dia seguinte ela leu 36 páginas e terminou a leitura do livro. Qual a fração do livro que ela leu no primeiro dia?


INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ALGÉBRICO

Álgebra parte da matemática generaliza a aritmética, introduzindo variáveis (letras) que representam os números e simplificando e resolvendo, por meio de fórmulas, problemas nos quais as grandezas são representadas por símbolos.
Exemplos:



















No lugar do desenho iremos escrever.
  • triângulo + triângulo = 6
  • pentágono + pentágono + pentágono = 15
  • losango + losango + losango + losango = 28
E agora iremos substituir as palavras pelas letras iniciais da figura.
  • t + t = 6
  • p + p + p = 15
  • l + l + l + l = 28
Assim acabamos de entrar com a álgebra na matemática, ou seja, trabalhar com as letrinhas. 

Vamos descobrir o valor numérico de cada figura:














Então podemos representar pelas letras:
  • t = 2
  • p = 5
  • l = 7

ATIVIDADES

1. Observe as figuras abaixo:

 Determine o valor numérico de:


















2. Dada as operações:
I)  a + a = 4
II) b + b + b = 9
III) c + c + c = 27
IV) d + d + d + d + d = 30

Determine o valor das letras:
a)  a = 
b) b =
c) c =
d) d =

3. Observe:






















4.  Veja e responda:
Nova Escola
























5. Faça o que se pede.











































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