FRAÇÃO: PARTE/TODO (EF06MA15) - 6º ANO - 02/08
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA
Habilidade: (EF06MA15) Resolver e elaborar situações problema que envolvam a partilha de uma quantidade em duas partes desiguais, envolvendo relações aditivas e multiplicativas, bem como a razão entre as partes e entre uma das partes e o todo.
Conteúdo: Problemas que tratam da partição de um todo em duas partes desiguais, envolvendo razões entre as partes e entre uma das partes e o todo.
FRAÇÃO - PARTE PELO TODO
Fração é a forma como expressamos uma quantidade por meio da razão/divisão de dois números inteiros.
a/b
a → numerador
b → denominador
Parte/Todo: Quando a fração é desse tipo, o todo ficará abaixo da parte na fração. A parte determina a região de um objeto ou a condição de uma situação.
Exemplo:
a) Paguei 5 das 12 prestações do meu carro = 5/12
b) Em um cubo de seis faces, três foram pintadas = 3/6
ATIVIDADES
1. (SEAP1101/001-Auxiliar Enfermagem-Adaptado) – Um auxiliar de enfermagem deve trabalhar 6 horas diárias. Devido a um acúmulo de serviço no dia anterior, ele precisou fazer 1 hora extra. A fração que corresponde a quanto ele trabalhou a mais do que o previsto é:
a) 1/4.
b) 1/5.
c) 2/5.
d) 2/3.
e) 1/6.
2. Um grupo possui 12 pessoas, das quais 8 são mulheres e 4 são homens. Indique que fração do total de pessoas o número de homens representa. Faça o mesmo com o grupo de mulheres.
3. Em uma prova de concurso, João acertou 45 de 100 questões. Qual a fração que representa as questões que João errou?
4. Ana Luiza está lendo um livro. Num dia ela leu 24 páginas, e no dia seguinte ela leu 36 páginas e terminou a leitura do livro. Qual a fração do livro que ela leu no primeiro dia?
a) 1/4.
b) 1/5.
c) 2/5.
d) 2/3.
e) 1/6.
2. Um grupo possui 12 pessoas, das quais 8 são mulheres e 4 são homens. Indique que fração do total de pessoas o número de homens representa. Faça o mesmo com o grupo de mulheres.
3. Em uma prova de concurso, João acertou 45 de 100 questões. Qual a fração que representa as questões que João errou?
4. Ana Luiza está lendo um livro. Num dia ela leu 24 páginas, e no dia seguinte ela leu 36 páginas e terminou a leitura do livro. Qual a fração do livro que ela leu no primeiro dia?
INTRODUÇÃO AO CÁLCULO ALGÉBRICO
Álgebra parte da matemática generaliza a aritmética, introduzindo variáveis (letras) que representam os números e simplificando e resolvendo, por meio de fórmulas, problemas nos quais as grandezas são representadas por símbolos.
Exemplos:
No lugar do desenho iremos escrever.
- triângulo + triângulo = 6
- pentágono + pentágono + pentágono = 15
- losango + losango + losango + losango = 28
E agora iremos substituir as palavras pelas letras iniciais da figura.
- t + t = 6
- p + p + p = 15
- l + l + l + l = 28
Assim acabamos de entrar com a álgebra na matemática, ou seja, trabalhar com as letrinhas.
Vamos descobrir o valor numérico de cada figura:
Então podemos representar pelas letras:
- t = 2
- p = 5
- l = 7
ATIVIDADES
1. Observe as figuras abaixo:
Determine o valor numérico de:
2. Dada as operações:
I) a + a = 4
II) b + b + b = 9
III) c + c + c = 27
IV) d + d + d + d + d = 30
Determine o valor das letras:
a) a =
b) b =
c) c =
d) d =
3. Observe:
4. Veja e responda:
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5. Faça o que se pede.
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