ÂNGULOS (EF06MA25/27) - Atividade 03/07 - 6º ANO
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - VOLUME 2
Habilidade:
- (EF06MA25A) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas.
- (EF06MA25B) Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associada às figuras geométricas, reconhecendo giros e voltas, de 90°, 180° e 360°.
- (EF06MA27) Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ ou tecnologias digitais.
Conteúdos: Ângulos: noção, usos e medida.
ÂNGULOS
Definição de acordo com dicionário online (www.dicio.com.br):
- figura delimitada por duas retas que partem do mesmo ponto ou por dois planos que partem da mesma reta.
- medida da inclinação relativa de duas retas que partem do mesmo ponto.
Foto profissional gratuita de ângulo, ângulos, arquitetônico |
Torre De Transmissão Ângulos - Foto gratuita no Pixabay |
Imagem gratuita: ângulos azuis, aviões, caças, jatos, pilotos |
Etapas Porta Ângulo - Foto gratuita no Pixabay |
faixa de pedestre, cruzando, ruas, estradas, bicicletas, pedestres .. |
Representação de um ângulo
* O ângulo indicado na região amarela pode ser indicada por: AÔC, CÔA ou Ô
* Vértice do ânulo: Ô
__ __
__ __
* Os lados dos ângulos: OA e OB
Medida de ângulo
A unidade de medida do ângulo é o grau e é indicado pelo símbolo °.
Medindo ângulos com o transferidor
Transferidor é o instrumento utilizado para medir ângulos em graus.
Imagem com permissão para utilização |
Classificação dos ângulos
- Ângulo nulo - 0°
- Ângulo raso - 180°
- Ângulo reto - 90°
- Ângulo agudo - quando a medida de um ângulo é menor que 90º.
- Ângulo obtuso - quando o ângulo é maior que 90º e menor que 180º.
ATIVIDADES
1. Indique o ângulo, o vértice e os os lados de cada ângulo:
2. Observe a cozinha de sua casa.
a) Onde é possível identificar ângulos
b) Quais objetos apresentam ângulos retos/
3. Classifique os ângulos abaixo em obtuso, reto ou agudo.
4. Fazer a atividade 2 - jogo da batalha dos ângulos do CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA VOLUME 2 - página 65.
5. (SARESP/7ºANO - 2015)
6. Utilizando um compasso, faça um círculo na folha de sulfite. Dobre esse círculo ao meio e, em seguida, dobre-o ao meio novamente. Utilizando um transferidor, meça o ângulo de cada etapa da dobradura. Quais foram as medidas encontradas? Tire foto e registre as medidas dos ângulos.
7. Explique essa relação do giro de ¼ de volta com a medida do ângulo que você encontrou.
8. (SARESP) O relógio abaixo marca 9 h. Assinale a alternativa que mostra corretamente qual a medida do ângulo formado pelos 2 ponteiros, Indicado na figura.
Imagem com permissão de reutilização |
A) 180º
B) 90º
C) 60º
D) 45º
Fonte:
- Matemática - 6º Ano - Geração Alpha -SM Educação
- CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 7º ANO
- Imagens utilizadas sem restrições de uso.
Comentários
Postar um comentário