PLANO CARTESIANO (EF07MA20/21) - Atividade 04/07 - 7º ANO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - VOLUME 2

Habilidades:
 
  • (EF07MA20) Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
  • (EF07MA21) Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.
Conteúdos: 
  • Transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano: multiplicação das coordenadas por um número inteiro e obtenção de simétricos em relação aos eixos e à origem.
  • Simetrias de translação, rotação e reflexão.

DESLOCAMENTO NO PLANO CARTESIANO

Vamos dar um exemplo de deslocamento de uma figura no plano cartesiano utilizando um fator multiplicativo. Observe:


Utilizaremos o fator multiplicativo - 2. O procedimento será multiplicar todos as coordenadas por - 2.
Assim:
A(2, 1)   -   A'(-4, -2)
B(0, 1)   -   B'(0, -2)
C(-1, 0)   -  C'(2, 0)
D(0, -1)   -   D'(0, 2)
E(2, -1)   -   E'(-4, 2)

Teremos o novo polígono A'B'C'D'E'.



QUADRANTES




ATIVIDADES

1. No Plano Cartesiano abaixo, está representado o polígono ABC.

a) Multiplique as coordenadas dos vértices por 3, reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano. Explique o que ocorreu.
B) Multiplique as coordenadas dos vértices por (-1), reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano. Explique o que ocorreu. 

2. Construa um polígono localizado no segundo quadrante. Ao multiplicarmos seus vértices por (-2), qual seria a “transformação” sofrida? Explique.

3. Observe o quadrado ABCD representado abaixo.

a) Escreva as coordenadas dos vértices, multiplique todas elas por 2, renomeie o novo polígono por EFGH, e represente-o no plano cartesiano.

b) Utilizando como unidade de medida um “quadradinho”, complete a tabela: 
     Polígono ABCD        Polígono EFGH    
 Medida do lado 
 
 Perímetro do polígono  
 Área do polígono  

c) Compare os polígonos ABCD e EFGH. O que você observou ao ao multiplicar os vértices por 2? Escreva um parágrafo com suas observações.

4. No Plano Cartesiano abaixo está representado o polígono MAR.

a) Multiplique a abscissa dos vértices por (-1), reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano. Explique o que ocorreu.
b)  Multiplique ordenada dos vértices por (-1), reescreva as novas coordenadas e represente-as no Plano Cartesiano. Explique o que ocorreu.

5. No Plano cartesiano abaixo, anote as coordenadas do polígono, depois adicione 6 unidades nas abscissas dos vértices e 4 unidades nas ordenadas dos vértices, e então localize os pontos no plano cartesiano e represente o polígono na nova posição. Compare os dois polígonos, o que você observou? Registre suas observações.


6.  No desenho a seguir, obtenha as coordenadas dos vértices, multiplique as abscissas por (-1) e represente-as no plano cartesiano. Una todos os pontos e pinte seu desenho.

7. Faça uma pesquisa sobre rotação, translação de figuras no plano cartesiano e registre nas linhas abaixo.
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8. Pesquise simetria na matemática e na arte e desenhe uma figura fazendo a sua simetria de acordo com o eixo na vertical

Fonte: 
- CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 7º ANO
- Imagens utilizadas sem restrições de uso.

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