CONHECENDO A COMUNIDADE - 8º Ano - PV 02/07

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 - CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - VOLUME 2

Competências socioemocionais em foco:
Assertividade, Iniciativa social, Curiosidade para aprender e Imaginação criativa

Objetivo: Possibilitar que os estudantes conheçam e reflitam sobre a comunidade na qual a escola está inserida. Isso pode ser feito por meio da própria percepção e da busca de outras informações
sobre ela, bem como pela identificação de suas fronteiras e dos os serviços prestados. Desta
forma, será possível entender como interagir para a construção do Projeto de Vida.


CONHECENDO A COMUNIDADE

Comunidade caracteriza-se por um grupo de pessoas que reside em uma área geográfica determinada, compartilhando de um modo de vida e que possui uma cultura em comum. Cada integrante da comunidade é parte de uma história vivenciada de formas semelhantes por aqueles que vivem no mesmo lugar.
A comunidade é marcada pela interação entre as pessoas que a compõem, pelas práticas cotidianas que atendem às expectativas de seus membros que, de modo geral, vivenciam esperanças, valores, crenças e significados. As comunidades nascem como espaços de troca, com necessidades para a vida cotidiana. As feiras de hoje, por exemplo, têm origem nos antigos mercados de troca. Fixam-se pessoas e suas
residências, criam-se vias de transporte e locais onde se desenvolvem várias atividades econômicas e administrativas, ao lado de atividades culturais e sociais. Obras e serviços se multiplicam para dar conta de atender às demandas da população: trabalhadores, comerciantes, novos proprietários, pessoas responsáveis pelos serviços públicos e privados, organizações não governamentais (ONG).
A comunidade possuem identidade e apresentam alguns aspectos singulares, pois sua história varia de acordo com o modo de vida e ocupação, além de características históricas, sociais e culturais. Em torno delas, há as comunidades maiores ou menores, as quais se ajudam mutuamente em relação à educação, saúde e transporte. Existem, assim, vários tipos de comunidade. As comunidades transcendem a soma das vidas de seus membros. O crescimento delas traz novas questões para seus habitantes, sendo
necessária uma adaptação constante para dar conta das demandas sociais e econômicas, bem como de seu ritmo de expansão.
É importante que você, estudante conheça a comunidade na qual sua escola está inserida, a fim de que desenvolva seu Projeto de Vida. Para isso, você precisa conhecer os lugares, as atividades, às possibilidades e os limites de que ela dispõe.
Além disso, precisa pensar em maneiras de aprimorar a sua autoformação, o desenvolvimento da escola e da comunidade. Esse exercício reflexivo é relevante à medida em que pode ampliar sua visão de mundo e a de seus familiares, favorecendo a sua responsabilidade na construção de seu Projeto de Vida, bem como a interação entre a escola e a comunidade no trabalho em conjunto.

EXEMPLOS DE COMUNIDADES

Ficheiro:Parque Indígena do Xingu.jpg – Wikipédia, a enciclopédia ...
Comunidade Indígena

Japão Arashiyama Bairro - Foto gratuita no Pixabay
Comunidade familiar - bairro residencial


Banco de imagens : juventude, África, aluna, criança, Educação ...
Comunidade Escolar



APRENDENDO UM POUCO MAIS ...




ATIVIDADE 

1. Nesta atividade, você deve listar os tipos de serviço que sua comunidade oferece, sejam eles públicos ou privados. Para isso, você fará uma “chuva de ideias”, ou seja, uma tempestade de palpites, para colocar no papel tudo o que sabe sobre determinado assunto, pontuando as fragilidades e as potencialidades existentes. Para ajudar na tempestade de ideias, você pode desenhar no seu Diário de Práticas e Vivências um quadro dividido em três partes. Nele, você poderá anotar tudo o que for pesquisado dentro das categorias:

CATEGORIAS DA COMUNIDADE                                                        RESPOSTA

 QUE BOM QUE A MINHA COMUNIDADE...:                              
neste quadrante, os estudantes podem anotar todos 
os serviços que estão disponíveis na comunidade e 
que funcionam de maneira adequada às necessidades 
dos cidadãos.


QUE PENA QUE MINHA COMUNIDADE...:
aqui os estudantes registram os serviços que
não estão presentes ou não funcionam
adequadamente. Este também é um espaço
para explorar os motivos pelos quais, na
opinião dos estudantes, estes serviços não
funcionam bem. 

QUE TAL SE A MINHA COMUNIDADE...: 
e por fim, aqui os estudantes são convidados a
refletirem sobre o que poderia ser feito para
que os serviços funcionem melhor na
comunidade.


2. Desenhe, no Diário de Práticas e Vivências, um croqui do mapa da comunidade (esboço), marcando suas fronteiras. 

Observação: Responder essa atividade e entregar para a professora Márcia Guimarães através de um dos instrumentos abaixo;
* e-mail;
* whatsapp;
* classroom da escola;
* publicar no Facebook e marcar a professora Márcia.

Bom estudo e bom trabalho!

Fonte:
- CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 8º ANO;
- imagem de uso público.

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