NÚMEROS RACIONAIS (EF07MA 10/11/12) - 7º ANO - 01/08
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - CADERNO DO ALUNO SP FAZ
ESCOLA
- (EF07MA10) Ler, comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica. (EF07MA11) Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias.
- (EF07MA12) Resolver e elaborar situações problema que envolvam as operações com números racionais.
- Números racionais na representação fracionária e na decimal: usos, ordenação e associação com pontos da reta numérica e operações.
Números Racionais na forma fracionária
* 1
8
* - 1
4
* 11
50
Problemas envolvendo números racionais na forma fracionária:
Malvina tem 12 lápis de cor. Ela usou 3 desses lápis para pintar seu desenho de escola. Então ela vai usar 3/12 dos lápis para pintar o desenho.
Números Racionais na forma decimal
- - 2,85
- 4,01
- 12,13
Amadeu foi ao mercado e comprou 0,556 kg de salsicha e 2,5 l de refrigerante. essa compra custou R$ 37,69 e Amadeu pagou com uma cédula de R$ 50,00, recebendo R$ 12,31.
Representação de números racionais na reta numérica
Localize os números abaixo na reta numérica;
a) 1/4 = 0,25
b) 27/10 = 2,7
c) - 7/5 = - 1,4
d) - 5/2 = - 2,5
MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÃO
Para multiplicar frações devemos multiplicar numerador pelo numerador e denominador pelo denominador. Veja o exemplo:
3 . 5 = 15
2 7 21
- 1 . 3 = -3
2 4 8
-5 . -2 = 10 : 2 = 5
3 4 12 : 2 6
DIVISÃO DE FRAÇÃO
Na divisões entre frações conserva a primeira fração e inverte a segunda fração e depois multiplique-as. Veja o exemplo:
3 : 5 = 3 . 7 = 21
2 7 2 5 10
- 1 : 3 = -1 . 4 = -4 : 2 = -2
2 4 2 3 6 : 2 3
-5 . -2 = -5 . -4 = 20 :2 = 10
3 4 3 2 6 :2 3
ATIVIDADES
1. Os números estão por toda parte e, conforme o contexto, apresentam-se em diferentes representações. Um site publicou a seguinte notícia: “Robôs realizam R$ 1,2 mi em vendas online durante as 24 horas de oferta”. Reescreva esta notícia substituindo a representação do valor R$ 1,2 mi pela sua representação equivalente até a ordem das unidades simples.
2. Na pasta de receitas de sua mãe, Mariana encontrou duas anotações da receita de Bolo de Chocolate com Morango e ficou sem saber qual utilizar. Explique para Carla se há diferença entre as duas receitas. Os números apresentados nas duas receitas têm alguma relação?
5 ovos
1/2 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres de chocolate em pó
3/4 kg de chocolate ao leite picado
1 lata de creme de leite
2/5 kg de morango lavado
1/2 xícara de leite
1 colher de fermento
5 ovos
0,5 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres de chocolate em pó
0,75 kg de chocolate ao leite picado
1 lata de creme de leite
0,4 kg de morango lavado
0,5 xícara de leite 1 colher de fermento
3. Analisem os dois blocos de números. Considerando os conhecimentos que já possuem, o que os números do Bloco A têm em comum? E os do Bloco B?
Bloco A : 1/2, 2/4, 3/6, 4/8, 5/10, 6/12, 10/20, 50/100
Bloco B : 1/3, 2/6 , 3/9 , 4/12 , 5/15 , 6/18 , 10/30 , 50/150
4. Usando uma calculadora, converta esses números racionais representados na forma de fração dos Blocos A e B para sua representação decimal. O que eles têm em comum?
5. As frações 2 e 8 são equivalentes.
8 x
Determine o valor de x para que essa afirmação seja verdadeira.
6. Para cada fração dada, encontre três frações equivalentes:
a) 4
5
b) 2
3
c) 120
180
d) 78
16
7. Localize as frações a seguir na reta numérica: 2/5 , - 3/4 , 3/ 6 , 3/4 , - 5/10 . Explique como fez para localizá-las.
8. Uma professora propôs aos seus alunos que resolvessem o seguinte problema: “Cláudia gastou 2/3 dos 27 reais que possuía comprando adesivos para sua coleção. Qual valor Cláudia gastou nessa compra?” A resolução do Pedro estava correta, então a professora a transcreveu na lousa:
9. Resolva e represente geometricamente os produtos entre os números racionais a seguir:
a) 2 x 5
5 6
b) 3 x 1
4 3
c) 2 x 1
3 5
d) 3 x 7
5 8
10. Efetue as divisões e represente geometricamente os quocientes entre os números racionais a seguir:
a) 3 : 5 2 2
b) -13 : 169
9 3
c) -2 : -1
3 6
d) 12 : -2
7 21
Fonte:
- Matemática - 7º Ano - Geração Alpha -SM Educação
- CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 7º ANO
Comentários
Postar um comentário