O CONSUMO CONSCIENTE - PV - 8º ANO - 01/08

ATITUDES QUE TRANSFORMAM: O CONSUMO CONSCIENTE

Competências socioemocionais em foco: Curiosidade para aprender e iniciativa social

Definição: O consumo consciente ou sustentável  significa comprar aquilo que é realmente necessário, estendendo a vida útil dos produtos tanto quanto possível. Consumimos de maneira sustentável quando nossas escolhas de compra são conscientes, responsáveis, com a compreensão de que terão consequências ambientais e sociais – positivas ou negativas. Definição de acordo com o Ministério do meio Ambiente (www.mma.gov.br)

Assista ao vídeo explicativo:



Nessa semana vamos listar as atividades que fazemos de forma sustentável, elas podem ser feitas com ou sem a ajuda da família. E para auxiliá-los observe o quadro abaixo e assinale as atividades sustentáveis que já faz, ajudando assim o meio em que vive.

AssinaleAtitudes sustentáveis
Faz separação do lixo e recicla.
Economiza o consumo de água e energia elétrica.
Separa o óleo usado das frituras para o reaproveitamento.
Não deixa seus aparelhos em stand by.
Usa máquina de lavar roupas quando está completamente cheia.
Compra alimentos orgânicos.
Evita andar de carro.
Usa ventilador ao invés de ar condicionado.
Rega suas plantas no horário certo. (início da manhã ou final da tarde)
Usa pilha e baterias recarregáveis.
Toma banho de chuveiro de forma rápida.
Tampa as panelas enquanto os alimentos estão em cozimento.
Reutiliza a água da sua máquina de lavar.
Evita usar sacolas plásticas.
Usa menos papel.
Aproveita o máximo todo alimento.
Descarta corretamente seus resíduos nocivos (pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e etc)
Faz compostagem.
Planta árvores.
Exerce seus direitos.
Não cria animais silvestres.
Incentiva o comércio local.
Evita copos descartáveis.
Cultiva plantas em casa. (horta)
Doa ou vende as roupas que não usa mais.
Utiliza lâmpadas fluorescente ou de led.
Não compra sem necessidade.
Utiliza sacola retornável.
Compra roupas usadas.
Compra livros usados

Vamos fazer um compromisso para essa semana.
  • separar roupas, brinquedos ou outras coisas que não usamos por muito tempo.
  • após a separação ver o que estão em bom estado e aqueles que estão danificados.
  • os danificados descartá-los de forma correta.
  • os que estão em bom estado você poderá: doar ou vender.
Conclusão da sua atividade:
  • encaminhar  para a professora o quadro assinalado.
  • relatar através de um texto a atividade de separação dos objetos e seus devidos encaminhamentos, doação ou descarte de forma consciente.
  • entregar para a professora o texto produzido no item anterior.
  • responder a ATIVIDADE 3 - página 62 e 63 do CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 8° ANO - VOLUME 3.
           www.mma.or.br
           CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 8º ANO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO CARTESIANO (EF06MA16) - Atividade 04/07 - 6º ANO

UNIDADES DE MEDIDAS (EF06MA24) - Comprimento - 6º Ano

Plantas Baixas e Vistas Aéreas (EF06MA28) - 6º Ano - 01/09