Tecnologia e Inovação - 3ª série - EM

HABILIDADES: TDIC Identificar diferentes usos das TDIC, reconhecendo suas especificidades e aplicabilidades em diferentes contextos e seus impactos nos serviços, na produção e na interação social e utilizando-as de forma criativa, crítica e ética em processos que envolvam autoria e protagonismo.

CONTEÚDO: TDIC, especificidades e impactos.

TECNOLOGIA DIDITAL DE COMUNICAÇÃO E NFORMAÇÃO

A disciplina, Tecnologia foi pensada para formar cidadãos capazes de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma consciente, crítica, significativa, reflexiva e ética, conforme preconiza a Competência 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018)

Nesse contexto, é preciso lembrar que incorporar as tecnologias digitais na educação não se trata de utilizá-las somente como meio ou suporte para promover aprendizagens ou despertar o interesse dos alunos, mas sim de utilizá-las com os alunos para que construam conhecimentos com e sobre o uso dessas TDICs.

Eixos estruturantes em Tecnologia e Inovação 
O componente Tecnologia e Inovação se organiza a partir de três eixos estruturantes, que devem ser considerados de forma integrada e articulada: Tecnologias Digitais de Material em processo de diagramação Informação e Comunicação (TDIC), Letramento Digital e Pensamento Computacional, que desdobrados em objetos do conhecimento podem potencializar as aprendizagens previstas organizadas em habilidades.

Vamos responder algumas perguntas:

1. O que são tecnologias digitais de informação e comunicação TDIC?
Resposta: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs se integram em bases tecnológicas que possibilitam a partir de equipamentos, programas e mídias, a associação de diversos ambientes e indivíduos numa rede, facilitando a comunicação entre seus integrantes, ampliando as ações e possibilidades já garantidas pelos meios tecnológicos.

2. Para que serve TDIC?
Resposta: O papel das TDIC não é simplesmente ser um auxiliar, um suporte, mas sim de um elemento que propicie desafios didáticos para os alunos despertando a pesquisa, a investigação, a indagação, o lado criativo e investigativo, permitindo dessa forma a construção do conhecimento.

3. Quais são exemplos de TDIC?
Resposta:
  • Celular;
  • Tablet;
  • Computador;
  • YouTube;
  • E-mails;
  • Wi-fi;
  • Internet;
  • Bluetooth;
  • Pen drives;
  • Sites.
4. O que significa Tecnologia da Informação e Comunicação TIC?
Resposta: TIC é um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica e de ensino e aprendizagem.

5. Qual a diferença entre TDIC e TIC?
Resposta: Devemos esclarecer que as TDIC são compreendidas como um conjunto de equipamentos e aplicações tecnológicas que geralmente utilizam a internet e diferenciam-se das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pela presença do digital.




ATIVIDADES

1. Leia o artigo do link que aparece abaixo e escreva a sua opinião sobre o assunto abordado.

2. Escreva sugestões de aplicações das TDICs na sala de aula?

3. Qual o assunto que você deseja conhecer ou estudar melhor nas aulas de Tecnologias?


Fonte:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO CARTESIANO (EF06MA16) - Atividade 04/07 - 6º ANO

UNIDADES DE MEDIDAS (EF06MA24) - Comprimento - 6º Ano

Plantas Baixas e Vistas Aéreas (EF06MA28) - 6º Ano - 01/09