ALÉM DA ESCOLA - Professor Orientador

 ENSINO HÍBRIDO


Papel do professor orientador:

-  Facilitador;
-  Mentor;
-  Mediador de processos;


O aluno contará com as Trilhas Formativas:
- Apoio à Aprendizagem;
- Missões;
- Orientação de Estudos.


Apoio à Aprendizagem - Rever habilidades e competências nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, por meio de conteúdos criados pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo e plataformas parceiras, selecionados especialmente para a iniciativa.

Missões - Desenvolver projetos temáticos, de cunho prático e interdisciplinar, a partir de um percurso sugerido.

Orientação de Estudos - Tirar dúvidas sobre os conteúdos disponibilizados e sobre a missão em andamento com o(a) professor(a) que acompanhará o grupo ao longo do ano.


Observação:
No decorrer da trilha, a Secretaria da Educação irá promover momentos de avaliação sobre a iniciativa, seja por meio da realização de rodas de conversa ou aplicação de questionários, visando aprimorar as atividades e processos de gestão durante o ano e também já idealizando melhorias para a edição seguinte. As datas das atividades e eventos serão compartilhadas com antecedência sempre em comunicados enviados por diferentes meios à rede.


Orientações técnicas para uso do Centro de Mídias da Educação de São Paulo


Orientação de estudos

1. Auxiliar os estudantes nas questões e dúvidas sobre os conteúdos de português e matemática, trazendo materiais complementares (a partir de atividades previamente selecionadas e disponibilizadas pela Secretaria da Educação) e outros conteúdos que possam contribuir para a aprendizagem do grupo. 

2. Auxiliar os estudantes nos seus desenvolvimentos como protagonistas e autônomos(as) nesse processo de ensino híbrido; ferramentas de gestão de tempo, performance e concentração devem ser consideradas. 

3. Acompanhar o andamento das atividades em grupo, nas Missões, e ajudar a fazer conexões entre os conteúdos aprendidos/revisitados e as habilidades de projeto de vida - que permeiam toda a trilha de ensino. 

4. Orientar o(a) aluno(a) indicando semanalmente qual é o conteúdo que deve ser acessado nas plataformas para completar os exercícios e atividades de Apoio à Aprendizagem. Para isso, terá como suporte o Caderno de Apoio à Aprendizagem, onde poderá consultar todas as atividades que serão disponibilizadas aos(às) alunos(as) e os respectivos links de acesso para as plataformas.

Sugestão para que o estudante se organize, sugerimos que ele separe os dias da semana da seguinte forma: 
• 2 dias da semana focados no Apoio à Aprendizagem; 
• 2 dias da semana focados na resolução das atividades das missões; 
• 1 dia focado na Orientação de Estudos e reunião com grupo;


A Orientação de Estudos é um momento para: 
a. Mediação das atividades propostas pelas missões;
b. Dar suporte aos estudantes nas dúvidas do Apoio à aprendizagem; 
c. Propor dinâmicas de integração, engajamento e organização da rotina de estudos; 
d. Propor atividades para reflexão sobre o projeto de vida; 
e. Ajudar os estudantes com eventuais dificuldades no acesso ao CMSP de conteúdos do Além da Escola.

Links Úteis: 


Plano de Aula

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