Pedagogia - Fundamentos da Educação Infantil

Questões sobre Fundamentos da Educação Infantil


1) Assinale a alternativa que esta correta, de acordo com Sanches ( 2016) em uma de suas citações sobre a educação indígenas.
a) A educação indígena acontecia de forma rebuscada e parcial, instruídas desde cedo pelos idosos nas aldeias
b) As meninas eram educadas para afazeres domésticos, tarefas próprias à mulher e os meninos acompanhavam os homens nas tarefas próprias aos homens.
c) A educação indígena não tinha divisão, mas o acesso a ela era seleto.
d) Não há aprendizado da superioridade de alguém sobre a inferioridade ou subordinação dos outros.
e) Havia competição e concorrência, mas predominava a colaboração mútua.

2) Entre as funções desempenhadas pela Companhia Jesuítica, destaca-se:
a) Além de educar e catequizar os índios, os jesuítas educavam e catequizavam os filhos homens da incipiente elite
b) O processo educativo dos jesuítas acontecia sem uma distinta divisão social,
c) Os jesuítas combinavam suas estratégias de ensinar o teatro, a música e os rituais cristãos somente o ensino da catequese.
d) Catequizar e educar os índios, ensinando as primeiras letras.
e) A educação indígena foi desfavorecida pela aculturação.

3) Qual é o significado da aprendizagem furtiva para Pierrot em relação ao letramento dos escravos?
a) Observação e atenção no contato cotidiano com o mundo letrado.
b) Escravos que já chegaram sabendo falar, ler e escrever em português
c) Educação dos escravos depois da lei do Ventre Livre.
d) Inserção dos negros nas escolas após a lei do ventre livre.
e) Um modelo de aprendizagem escolar.

4) Qual foi a situação que originou a concepção do assistencialismo da educação infantil?
a) A modificação social que alterou a forma da família de cuidar e educar seus filhos.
b) O alto índice da mortalidade infantil.
c) A mudança do processo de produção do campo para a cidade e da agricultura para a indústria.
d) Atendimento para as famílias mais abastadas.
e) Ter um local para as crianças pobres serem cuidadas e que supra suas necessidades.

5) Qual foi a nova política educacional proposta com a promulgação da Constituição Federal de 1988?
a) Visa o pleno desenvolvimento da criança a partir dos 6 anos, preparando-o para o exercício da cidadania.
b) A criança agora passa a ser vista como um ser social, histórico, pertencente a uma determinada classe social e cultural.
c) A gratuidade do ensino público, excluindo o atendimento da creche e da pré-escola de 0 á 6 anos.
d) Seguir com a educação assistencialista e inserir uma concepção pedagógica.
e) Defini somente o dever do Estado ao oferecer a educação básica gratuita.

6) Creches e pré-escolas são modalidades de educação infantil. Como elas eram vistas antes do inicio da Constituição Federal de 1988?
a) caráter assistencialista.
b) caráter higienista.
c) caráter tutelar.
d) caráter educativo.
e) caráter social.

7) Assinale a alternativa incorreta de acordo com a visão de algumas citações.
a) Ferreira (1988), educar trata-se de oferecer educação, promover aprendizagem, proporcionar conhecimentos necessários para a formação pessoal.
b) Kramer (1991), o trabalho pedagógico precisa se orientar por uma visão das crianças como seres sociais, individuais que vivem e sociedade, cidadãs e cidadãos.
c) Didonet (2001), as creches foram criadas para cuidar das crianças pequenas, cujas mães saiam para o trabalho.
d) Rocha (1999), as instituições de educação infantil se põem em atividade avulsa à educação da família.
e) audável.

8) Coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas. 
(  ) As práticas da BNCC pretendem assegurar uma formação humana integral, que visa à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva 
(  ) A metáfora Jardim da Infância é utilizada para remeter-se a um belo jardim que deve ser cultivado e regado para: crescer e obter o pleno desenvolvimento. 
(  ) Para propiciar o desenvolvimento integral da criança, as práticas pedagógicas não são voltadas para os aspectos cognitivos e emocionais 
(  ) Educar e cuidar são fundamentos que devem ser considerados principalmente no contexto familiar. 
(  ) O objetivo da expressão pré-escolar, é utilizado até os dias atuais, que visa a educação infantil como uma etapa preparatória para inserção no Ensino Fundamental. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
a) V - V- F - F - V
b) F - V- F- F - F
c) V - F - F - F - F
d) V - V- F - F - F
e) V - V - V- F- F

9) Qual foi o documento que formaliza a municipalização da Educação Infantil?
a) LDB
b) RCNEI
c) MEC
d) CF
e) ECA

10) No artigo 31 da LDB ( Lei de diretrizes e Bases da Educação) ? Lei n° 9394/96, determina as regras para organização da educação infantil. Assinale a alternativa que não corresponde a este artigo.
a) Carga mínima de 800 horas anual e o mínimo de 200 dias letivos.
b) Documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
c) Frequência mínima de 75% do total de horas na pré-escolar.
d) Avaliação através de registro sem o objetivo de promoção.
e) Atendimento de no mínimo 4 horas diárias para o turno parcial e de 7 horas para a jornada integral.

11) Coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A LDB prevê que a criança desenvolva os aspectos físico, psicológico, intelectual e social na educação infantil, complementando a ação da família e da comunidade. 
( ) O ECA elabora e fiscaliza as políticas públicas que abordam sobre os direitos das crianças e adolescentes. 
( ) De acordo com Ferreira (2000) o ECA, inseriu as crianças e adolescentes no mundo dos direitos humanos. 
( ) A CF aponta a descentralização da educação infantil, definindo totalmente aos municípios a obrigação com relação à educação. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
a) V - F - V - F
b) V - V - F - F
c) F - V -  F - V
d) V - V - V - F
e) F - F - V - V

12) As três fases da avaliação, em ordem, são:
a) Instrucional, Inicial e Somativa
b) Inicial, Somativa e Instrucional
c) Inicial, Instrucional e Somativa
d) Somativa, Instrucional e Inicial

13) A Lei 13.306/2016 ressalta a alteração na redação de alguns incisos do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)., visando acompanhar a determinação da Constituição Federal em relação à idade máxima para o atendimento na educação infantil. De acordo com esta informação, marque a alternativa correta:
a) A educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 4 anos de idade e em pré-escolas, para as crianças de 5 anos de idade.
b) A educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 4 anos de idade e em pré-escolas, para as crianças de 5 e 6 anos de idade.
c) A educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas, para as crianças de 4 a 6 anos de idade.
d) A educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 2 anos de idade e em pré-escolas, para as crianças de 3 a 5 anos de idade.
e) A educação infantil será oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até 3 anos de idade e em pré-escolas, para as crianças de 4 e 5 anos de idade.

14) A Constituição Federal de 1988, no artigo 2015 iniciou a história da legislação voltada para a garantia da educação para a criança, o que foi definido neste artigo?
a) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
b) A educação, direito de todos e dever do Estado, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
c) A educação, direito de todos e dever do Estado, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
d) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada sem a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
e) A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

15) Sobre o Referencial curricular Nacional para a Educação Infantil, é correto afirmar que:
a) É um documento oficial elaborado pelo MEC, que limita a prática pedagógica enfatizando o desenvolvimento integral da criança pequena.
b) É um documento oficial, que norteia a prática pedagógica, devendo ser usado de forma obrigatória para subsidiar os sistemas educacionais, para que todas as crianças tenham acesso a conhecimentos mínimos de forma igualitária.
c) É um documento oficial elaborado pelo MEC, que norteia a prática pedagógica, fazendo com que todas as crianças tenham acesso a conhecimentos mínimos de forma igualitária, mesmo não sendo exigência legal;
d) O uso dos eixos que consta no terceiro volume do referencial, abordando as diferentes linguagens e a relação com objetos de, deve ser abordo separadamente.
e) É um conjunto de sugestões, com respaldo na lei, devendo ser utilizado na sua totalidade de forma obrigatória;

16) A Lei Federal n° 10.172/2001, aprovou o Plano Nacional de Educação, de acordo com o material, assinale a alternativa que não corresponde com as metas qualitativas para a educação infantil.
a) Educação básica de tempo integral
b) Promover educação básica de qualidade
c) Universalizar a educação infantil na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos e creches para crianças de 0 à 3 anos.
d) Ampliar a oferta em creches.
e) Universalizar para a população de 4 a 17anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino;

17) A Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, estabelece em suas propostas pedagógicas alguns princípios, quais são eles?
a) Princípios éticos, políticos e estéticos
b) Princípios éticos, políticos e educacional.
c) Princípios éticos, políticos, estéticos e educacional
d) Princípios éticos, educacional e estéticos.
e) Princípios educacional, políticos e estéticos.

18) O documento oficial, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) as crianças são seres humanos portadoras de todas as melhores potencialidades da espécie. Como o referido documento define a forma como as crianças constroem sua identidade pessoal e coletiva. Assinale a alternativa que não corresponde a esta definição:
a) Sujeito que interagem e se relaciona
b) Sujeito produtor de cultura
c) Sujeito histórico e de direito
d) Sujeito que não constrói sentido sobre a sociedade
e) Sujeito de prática cotidiana que vivencia

19) Conforme os estudos de Philippe Áries sobre o sentimento da infância, é correto afirmar:
a) A criança passa a ter sua colocação dentro da família, após a Igreja Católica exigir que as famílias tenham o sentimento da infância pelas crianças, por conta da liga de sangue.
b) Após a propagação dos novos pensamentos e condutas da Igreja, é lembrada a importância do laço de sangue sendo destacado o sentimento da infância.
c) O sentimento de infância se manifestou sem o diálogo familiar, e por meio da intimidade com o outro se cria este sentimento.
d) Após a propagação dos novos pensamentos e condutas da Igreja, o sentimento da infância desenvolveu-se sequencialmente ao sentimento da família.
e) O sentimento da infância desenvolveu-se sequencialmente ao sentimento da família.

20) Coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas. 
( ) De acordo com a BNCC, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. 
( ) A BNCC pretende reduzir as desigualdades de aprendizado determinando a uniformidade da educação brasileira, todos os alunos terão acesso a esta uniformidade de acordo com sua origem, classe social, local de estudo ou de moradia. 
( ) A BNCC é um documento que determina as competências, as habilidades e as aprendizagens essenciais, sendo facultativa para a construção dos currículos. 
( ) O PNE determina a educação de tempo integral nas escolas públicas para alunos da educação básica. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
a) V - F - V - F
b) F - V - F - V
c) V - F - V - V
d) F - V - V - F
e) V - F - F - F

21) A concepção de infância foi construída ao longo da história social da criança e da família, da relação que tem com adultos, tornando-se um fato social. Assinale a alternativa que expressa o pensamento de Sônia Kramer (1995) sobre o assunto:
a) A concepção de infância é conceituada com a ausência da fala, do silêncio que percorre de geração em geração, destacando a incapacidade das crianças em pensar e se expressar.
b) A infância tem ligação com a faixa etária, que se caracteriza pela incapacidade e pela carência de fala.
c) A organização social em relação a infância pouco se tem para contribuir, pois esta intimamente ligada com a faixa etária e a incapacidade de não falar.
d) Sobre infância, são social e historicamente construídas, a inserção concreta das crianças e os papéis que desempenham variam com as formas de organização social.
e) A infância esta relacionada somente com o meio que esta inserida, mudando seu conceito a partir das interações que se tem.

22) A BNCC situa que a Educação Infantil é essencial para a construção da identidade e da subjetividade das crianças. Assim realiza substituições para as áreas do conhecimento e habilidades, passando a considerar...
a) Direitos de educação e campos de aprendizagem, respectivamente.
b) Direitos de educação e de desenvolvimento e campos de experiências, respectivamente.
c) Direitos de aprendizagem e campos de desenvolvimento, respectivamente.
d) Direitos ao desenvolvimento e campos de experiências, respectivamente.
e) Direitos de aprendizagem e de desenvolvimento e campos de experiências, respectivamente.

23) Assinale a alternativa que não corresponde com a BNCC.
a) O documento é obrigatório na elaboração do currículo, que para a sua construção devem ser considerado as competências e habilidades definidas no mesmo, que são abordados nos 6 direito de aprendizagem e desenvolvimento e os 5 campos de experiências.
b) O documento visa promover a equidade educacional, determinando com clareza o que todos os alunos brasileiros têm o direito de aprender.
c) O documento é um guia para a elaboração do currículo, que para a sua construção devem ser considerado as competências e habilidades definidas no mesmo
d) Pensando na interação dentro da escola, define seis direitos de aprendizagens e desenvolvimento
e) A estrutura da BNCC aponta cinco campos de experiências, que abordam a questão do desenvolvimento cognitivo da criança de acordo com a sua idade.

24) O direito das crianças ____________, como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil; a socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais, sem discriminação de espécie alguma.? (RCNEI, 1998, p. 13) Marque a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:
a) A brincar
b) Ser educada
c) De frequentar a educação infantil
d) Na sociedade
e) De falar

25) Coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas. 
( ) Como o desenvolvimento do setor comercial e industrial e a inserção da mulher no mercado foi necessário expandir o número de creches, que influenciou a regulamentação da CLT. 
( ) A LDB lei n°4024/61 define que, a criança de 0 a 5 anos é digna do direito de receber educação, especialmente em escolas maternais e nos jardins de infância, incluindo-a no sistema de ensino 
( ) O Plano Nacional de Desenvolvimento de 1885 confirma a concepção do assistencialismo das creches e pré-escolas. 
( ) De acordo com Craidy (2001) contribui no que diz respeito à LDB nº 9394/96. Segundo o autor a lei garantiu o atendimento gratuito em creches 0 à 3 anos e pré-escolas às crianças de três a seis anos de idade, considerando a educação infantil como a primeira etapa da educação básica. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
a) V - F -V - V
b) F - V - F - V
c) V - F - F - V
d) F - F - V - V
e) V - F - V - F

26) Qual alternativa representa a definição de currículo de acordo com Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
a) É o conjunto sistematizado de práticas culturais no qual se articulam as experiências e saberes das crianças, de suas famílias, dos profissionais e de suas comunidades e os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.
b) É o conjunto paralelo entre as práticas culturais e pedagógicas que articulam as experiências e saberes das crianças, de suas famílias, dos profissionais e de suas comunidades e os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.
c) É o conjunto de leis que favorece a articulação das experiências dos saberes e dos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.
d) É o conjunto sintetizado das práticas pedagógicas, que falam das experiências, dos saberes e dos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.
e) É o conjunto de leis e práticas culturais que falam das experiências, dos saberes e dos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.

27) De acordo com Monarcha (2001): ?cada lugar faz sua própria história, ainda que pareça estar seguindo modelos?. Segundo pesquisas que a autora relata, que dentre muitos estudiosos, um merece destaque pela aproximação brasileiro que deu origem a denominação do jardim de infância. Marque a alternativa que corresponde à pesquisa da autora
a) Maria Montessori
b) Friedrich Fröebel
c) Jean Jacques Rousseau
d) João Amós Comenius
e) Johann Heinrich Pestalozzi

28) Uma das contribuições de Jean Piaget foi a elaboração de uma teoria cognitiva em que concebe o desenvolvimento humano a partir de quatro estágios específicos que se complementam. Qual alternativa corresponde às características da fase Sensório-motor.
a) Essa é a fase do raciocínio hipotético-dedutivo,
b) Nesse período, a inteligência da criança está relacionada com a capacidade consciente e intencional das sensações e movimentos.
c) Essa é a etapa em que se firma o pensamento lógico sendo capaz de realizar operações mentais.
d) Nesse estágio surge a exploração da imaginação sendo acentuada o faz de conta.
e) Essa etapa é marcada por adquirir a linguagem, inicialmente a fala.

29) A Psicologia do Desenvolvimento Humano, estuda o desenvolvimento do ser humano nos aspectos: intelectual, social, físico, emocional, desce o nascimento até a idade adulta. No campo do desenvolvimento infantil temos os destaques de Piaget e Vygotsky. O sistema teórico de aprendizagem que ambos estão inseridos é denominado de:
a) Construcionistas e Inatismo.
b) Construcionista e Behaviorismo.
c) Behaviorismo e Epistemologia genética.
d) Interacionista e Inatismo
e) Construcionista e Interacionista.

30) Vygotsky desenvolve em sua teoria sociointeracionista os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal e mediação para abordar o ensino-aprendizagem. Acerca desses conceitos, assinale a alternativa correta.
a) A Zona de Desenvolvimento Proximal é um degrau superior dos níveis de desenvolvimento real e potencia não havendo ligação entre os conceitos, pois ao se deparar com um problema a criança tenta resolver sozinha, para posteriormente interagir com novos conhecimentos sem mediação.
b) A teoria sociointeracionista, enfatiza a aprendizagem através da interação com o meio social, a mediação auxilia este processo e a Zona de Desenvolvimento Proximal aborda o potencial que a criança tem de ser autônoma para adquire conhecimentos.
c) A ação do professor não pode ser de mediador entre o que o aluno sabe e o que ele pode vir a aprender, pois a criança precisa das interações sociais para aprender.
d) A criança consegue autonomia na resolução do problema, através da interação com meio e mediação apenas de outra criança mais velha, formando desta forma uma construção dinâmica entre aprendizagem e desenvolvimento.
e) A Zona de Desenvolvimento Proximal corresponde à distância entre o nível de desenvolvimento real, aquilo se sabe fazer sozinho, e o nível de desenvolvimento potencial, aquilo que se pode desenvolver através da mediação adequada

31) De acordo com a teoria de Jean Piaget, a aprendizagem acontece com o conflito cognitivo, ao se deparar com problema, a criança se desequilibra com o novo necessitando de adaptações. O psicólogo suíço conceitua este processo de assimilação e acomodação. Qual alternativa relaciona as características dos conceitos citado.
a) São novos conhecimentos que se relacionam com os já existentes internamente.
b) É a iniciativa de adaptar os conhecimentos já existentes incorporando os novos conhecimento.
c) É a introdução de um novo conhecimento sobre o meio e a incorporação de um conhecimento já existente e a incorporação deste conhecimento existente que se modificou.
d) Ocorre de forma interna, adaptando os novos conhecimentos.
e) É a maturação do individuo e a adaptação externa do conhecimento.

32) No artigo 206 no inciso V da Constituição Federal, fica definido que: ? ____________dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas?. Marque a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:
a) O aperfeiçoamento
b) A formação
c) A exigência
d) O nível superior
e) A valorização

33) A LDB n° 9493/96 define lei para os profissionais da educação, sendo contemplado nos artigos 61 ao 69. Assinale a alternativa que não corresponde as definições que a lei estabelece.
a) Obrigatoriedade do curso de graduação em pedagogia para atuarem na administração, planejamento, supervisão e orientação educacional;
b) Obrigatoriedade de pós-graduação para o docente atuar na educação superior;
c) Obrigatoriedade da formação superior para o docente atuar na educação básica;
d) Valorização profissional
e) Inclusão da prática de ensino de no mínimo duzentas horas;

34) Qual é a lei que habilita os professores no Magistério?
CF/88
a) LDB n° 9.394/96
b) LDB n°5.692/71
c) LDB n° 4.024/61
d) Nenhuma das anteriores

35) Coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas. 
( ) O comprometimento do profissional da educação infantil entenderá que, o processo educacional esta formando sua personalidade, assim conhecer o desenvolvimento infantil é essencial para promover intervenções adequadas. 
( ) Os documentos voltados para a qualidade da educação infantil subsidiariam o professor para realizar o seu trabalho, pautado no cuidar e educar, assumindo os cuidados e a educação realizados na família. 
( ) Na rotina da educação infantil deve contemplar momentos intencionais para que ocorra a interação, acoplado com a ludicidade
( ) A formação dos professores deve acontecer em dois momentos: a formação inicial e a formação continuada. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
a) V - F - F -V
b) V - F - V - V
c) V - V - F - V
d) F - F - V - V
e) F - F - V - F

36) Assinale a alternativa que não corresponde com a citação de Arribas (2004) sobre a formação do educador:
a) Conhecimento cada vez melhor da criança.
b) Conhecimentos metodológicos que possibilitam as aprendizagens.
c) É um processo dinâmico, interrompido e permanente.
d) Conhecimentos psicopedagógicas para compreender a atuação educativa.
e) Conhecimentos sociais para adequar à realidade educativa ao contexto sócio-cultural.

37) De acordo com Jean Piaget, a melhor forma de respeitar os direitos das crianças é proporcionar momentos de brincadeiras, pois...
a) A interação com o meio e com objetos, faz com que a criança imagine o mundo que o adulto apresenta para ela.
b) Desenvolve a criatividade e atenção.
c) A criança imagina o mundo que o adulto apresenta para ela.
d) O meio define o desenvolvimento do aspecto cognitivo.
e) Desenvolve sua autonomia, uma vez que é capaz de fazer escolhas dos objetos, independente se o mesmo está à disposição.

38) De acordo com as referências teóricas utilizadas nesta aula... 
I. Para Abreu (2012), para um trabalho qualitativo se concretize nas escolas, faz-se necessário um envolvimento coletivo em prol dos objetivos comuns. 
II. Segundo Tierno (2008), o primeiro ano conta com uma criança cuja curiosidade latente está se preservando em interesse sistematizado das experiências que já obteve. 
III. Leontiev (2004) destaca que, as crises são inevitáveis, o que é evitável são os momentos críticos e a rupturas que impactam qualitativamente no desenvolvimento e aprendizagem das crianças neste período, diferente em cada criança. 
IV. Santin (2001) define que, através do brincar a criança desenvolve uma imaginação muito fértil, inventando seus próprios conceitos e transmitindo a outras crianças que interage com a mesma. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmações I e III
b) São corretas apenas as afirmações II e III
c) São corretas apenas as afirmações II e IV
d) São corretas apenas as afirmações III e IV
e) São corretas apenas as afirmações I e IV

39) De acordo com a definição de Bock (2008) sobre o desenvolvimento infantil, qual alternativa não corresponde com suas definições.
a) Abrange os aspectos sociais e culturais
b) É um processo consecutivo e ininterrupções
c) Faz os indivíduos pensar, sentir e estar no mundo
d) Inclui aparências biológicas e físicas
e) É um processo intermitente e ininterrupções

40) Coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas. 
( ) O professor da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental deve preocupar-se com sua formação visando oferecer o desenvolvimento integral da criança. 
( ) Conhecer os documentos oficiais que pautam a educação e o desenvolvimento das crianças com seis anos essencial somente para os professores. 
 ( ) O brincar e o aprender são as preocupação que permeiam no âmbito educacional do primeiro ano, pois o foco nesta faixa etária é a alfabetização e os conteúdos sistematizados do currículo. 
( ) Nos estágios do desenvolvimento do Piaget, a faixa etária que corresponde as características do desenvolvimento que deve ser analisada e ser fonte de formação para os professores que atuam com a transição do infantil para o fundamental é o estágio operatório concreto. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
a) V - F - V - F
b) F - F - V - F
c) V - F - V - V
d) V - V - V - F
e) F - V - F - V

41) De acordo com a definição de Nóvoa (2007) sobre a prática docente, qual alternativa não corresponde com suas definições.
a) O profissional da educação deve apoiar as iniciativas dos educandos,
b) O decente de estabelecer redes de conhecimento,
c) Avaliar o que se vai fazer e planejar que ficou por fazer.
d) Compartilhar experiências,
e) O professor precisa dar passos concretos,

42) De acordo com as referências teóricas utilizadas nesta aula... 
I. segundo Guimarães e Reis (2011), o professor precisa ser sensível às necessidades e desejos que as crianças vão apresentando e busque fortalecer as relações que elas estabelecem entre si, 
I. para Fernandes (2006) a prática pedagógica dialógica especifica que é prescindível a parceria humana. 
III. para Bolzan (2009) a formação continuada é a possibilidade de reorganização e refinamento das ideias, concepções e saberes no e pelo grupo, favorecendo a construção compartilhada do conhecimento pedagógico. 
IV. de acordo com Contreras (2002) a pratica docente está assentada por ações espontâneas. 
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmações III e IV
b) São corretas apenas as afirmações II e IV
c) São corretas apenas as afirmações I e IV
d) São corretas apenas as afirmações I e III
e) São corretas apenas as afirmações II e III

43) De acordo com Gomes (2009): Uma formação _______________________dá conta de promover o alicerce no qual as instituições formadoras de professores construirão condições para efetivação de uma escola básica para todos.  Marque a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:
a) )Acadêmica
b) Preferencialmente técnica
c) Continuada
d) Essencialmente teórica não
e) Inicial não

44) Coloque (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas. 
( ) Uma proposta pedagógica é a identidade de uma instituição educativa. 
( ) O artigo 3° da DCNEI estabelece os princípios éticos, políticos e estéticos para as instituições da educação infantil 
( ) o objetivo da proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil é de garantir acesso a permanência das crianças. F 
( ) Antes da elaboração da proposta pedagógica, deve-se pensar nas concepção que envolve a criança e o aprendizado. Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta.
a) V - V -V - F
b) F - V - F - V
c) V - V - F - V
d) V - F - V - V
e) V - F - V - F

45) Assinale a alternativa que não corresponde com a citação de Guimarães e Reis (2011) sobre a formação do educador:
a) A pratica pedagógica deve ser escassamente enriquecer o saber do educando
b) A ação do educador deve enriquecer o saber do educando.
c) Docente qualificado deve ter conhecimento das concepções que envolve a criança e o aprendizado.
d) O fazer pedagógico deve integrar saberes e construção de significados
e) A pratica pedagógica deve ser continuamente qualificada.

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