FILOSOFIA 1ª SÉRIE - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

 TEMA: Os impactos do capitalismo no mundo contemporâneo. 

SITUAÇÃO-PROBLEMA: Como meus desejos podem ser compatibilizados com a cidadania? 

COMPETÊNCIA 1: Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica. 

HABILIDADE: (EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros). 

CATEGORIA: Tempo e espaço. 

OBJETOS DE CONHECIMENTO: A civilização científica e tecnológica em diferentes contextos:  na ética e na liberdade, na cultura e na religião.


1º MOMENTO


Caro estudante, nessa Situação de Aprendizagem o tema diz respeito aos impactos do capitalismo no mundo contemporâneo. No contexto do componente Filosofia, vamos procurar articular alguns aspectos do capitalismo com o desenvolvimento científico. A ciência e a tecnologia avançam todo o tempo. Esses avanços geram impactos diretos na vida das pessoas e precisam ser pensados.

ATIVIDADE: A partir dessas primeiras informações, observe com atenção a imagem ao lado e crie uma história usando toda sua criatividade.

Algumas indagações podem auxiliar na elaboração do texto: Ao observar a imagem, que sentimentos ela transmite? O que será que a pessoa da imagem está pensando? O que a pessoa observa e por quê? Quais seus desejos, anseios ou preocupações?

O trecho acima refere-se ao 1° Momento no Caderno do Estudante. Nele é apresentado o tema da Situação de Aprendizagem. Sabemos que a ciência e a tecnologia avançam o tempo todo. Mas, por que elas avançam e quais pesquisas científicas tem recebido mais investimentos? Quais os impactos dessas pesquisas para a sociedade? Quem se beneficia dela? Essas indagações podem ser feitas, quando a Situação de Aprendizagem for apresentada aos estudantes.

Pode-se esperar como resposta para as indagações: Mas, por que elas avançam e quais pesquisas científicas tem recebido mais investimentos? (Reflexões sobre a vacina contra o coronavírus, o agronegócio, a tecnologia etc.)

Quais os impactos dessas pesquisas para a sociedade? (De forma geral, as pesquisas buscam o aprimoramento e a atualização – no caso da tecnologia – ou a inovação relacionada à cultura dos alimentos ou à cura de doenças etc.) Quem se beneficia dela? (Toda sociedade se beneficia com os resultados dessas pesquisas).

Com a intenção de fomentar a utilização de informações de diversas naturezas e de diferentes linguagens, conforme a Competência Geral 42, é indicada a leitura de uma imagem para a elaboração de um texto. Dessa forma, o estudante poderá se apropriar cada vez mais do uso das linguagens verbais e não verbais. A leitura de imagem é um exercício importante para o estudante aprender a analisar, descrever e interpretar o que observa. O exercício proposto fomenta o desenvolvimento da escrita e da criatividade.

Depois da construção do texto, os estudantes podem socializar com os colegas de sala suas produções. Também, caso considere interessante, você pode organizar junto com os jovens uma exposição no mural da sala ou da escola, apresentando as produções escritas junto da imagem que serviu de inspiração para a elaboração dos textos. A elaboração de texto dissertativo é apenas uma das possibilidades, pois os estudantes também podem produzir história em quadrinhos ou vídeos, seguindo a intenção da atividade.

Vídeo proposto para a aula:


Fonte: Currículo em Ação - Ciências Humanas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO CARTESIANO (EF06MA16) - Atividade 04/07 - 6º ANO

UNIDADES DE MEDIDAS (EF06MA24) - Comprimento - 6º Ano

Plantas Baixas e Vistas Aéreas (EF06MA28) - 6º Ano - 01/09