É PRECISO MUDAR PARA TRANSFORMAR - PV - 8º ANO - 04/08

Situação de Aprendizagem 3: É PRECISO MUDAR PARA TRANSFORMAR


Competências socioemocionais em foco: Imaginação criativa

Nesta atividade, você terá a oportunidade de estudar sobre “storytelling”. Dê asas para sua imaginação e criatividade.

Storytelling é um termo inglês, derivado da expressão “tell a story”, que significa contar uma história. Só que o termo não se refere a qualquer história: tem que ser uma história relevante, que consiga reter a atenção do interlocutor. Os elementos básicos de uma storytelling envolvem o desenvolvimento de um enredo, personagens e ponto de vista narrativo.

Abaixo, seguem algumas perguntas para ajudar na criação do “esqueleto” ou roteiro das histórias. Você vai precisar escrever uma história sobre Sustentabilidade e Consumo Consciente: 

• O que você quer contar? 
• Com quem você quer falar? 
• Por que você quer falar? 
• Como você vai falar? 

ATIVIDADE  – PASSOS PARA A CRIAÇÃO DA STORYTELLING - SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSCIENTE.

Escreva a história, releia o seu texto pensando da mesma forma que você escreveria uma postagem no blog ou um discurso: com muito planejamento e preparação cuidadosa. Isso significa verificar detalhes e reunir muitas informações, como: personagens, lugar/espaços onde se passa a história, a principal mensagem do texto, a data, valores e visões de mundo nas histórias contadas etc.
Esta técnica de contar histórias exige que você tenha muito para trabalhar a cada vez que contá-la, por isso deve-se retomar o texto original.
Coloque ação na sua história 
As histórias que envolvem e descrevem a ação de um personagem – de justiça, amor, triunfo, perseguição – são muito mais interessantes porque o personagem realmente faz alguma coisa. Mantenha-se concentrado(a) na atividade, no drama da história, para que tenha resultados na audiência comprometida e interessada dos seus colegas, familiares e/ou comunidade escolar. 
Combine a sua história há um formato.
Escrever para os ouvidos (por exemplo, escrever uma propaganda, o que irá falar em um vídeo, discurso) não é o mesmo que escrever para os olhos (postagens em redes sociais, blog, ebooks, artigos, anúncios). É importante estar claro para quem irá endereçar cada proposta, quem será o público-alvo e garantir o formato adequado.
Ao escrever para formatos de áudio como vídeos, fique atento(a) em especial a: 
• Volume e tom de voz; 
• Expressões faciais; 
• Contato visual; 
• Gestos das mãos; 
• Ritmos e pausas. 
Ao escrever para formato de texto como postagens de blog, ebooks, fique atento(a) em especial a: 
• Pontuação; 
• Voz e estilo; 
• Ritmo da história.

Observação:  A atividade deverá ser entregue e ser postada em uma rede social, marcando a professora Márcia.

Assistam o vídeo abaixo que fornece dicas valiosas para a elaboração da atividade.
Fantástica Fábrica Criativa
Fantástica Fábrica Criativa

Fonte: CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 8º ANO - VOLUME 3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO CARTESIANO (EF06MA16) - Atividade 04/07 - 6º ANO

UNIDADES DE MEDIDAS (EF06MA24) - Comprimento - 6º Ano

Plantas Baixas e Vistas Aéreas (EF06MA28) - 6º Ano - 01/09