Probabilidade - 6º ano - 02/10

 Habilidade: (EF06MA30) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos, reconhecendo e aplicando o conceito de razão em diversos contextos. (proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc.)

Conteúdo: Cálculo de probabilidade como a razão entre o número de resultados favoráveis e o total de resultados possíveis em um espaço amostral equiprovável. Cálculo de probabilidade por meio de muitas repetições de um experimento (frequências de ocorrências e probabilidade).


PROBABILIDADE

Probabilidade é a medida da chance ou da possibilidade de um evento ocorrer.

Evento é um acontecimento relacionado em um experimento.

Experimento aleatório é aquele que, mesmo se repetido em condições idênticas, produz resultados que não podem ser previsto com certeza.

Espaço amostral é o conjunto de todos os resultados possíveis que um experimento aleatório pode ter.


Probabilidade de um evento

Probabilidade =              número de resultados favoráveis            
                           Número de resultados possíveis do experimento


Exemplos:

1.  Ao lançar uma moeda para o alto e observar a face voltada para cima, responda:


a) Qual o experimento aleatório?

Lançar a moeda.

b)  Qual é o espaço amostral?
Representaremos S para espaço amostral que é o conjunto das respostas possíveis; cara e coroa.
S = {cara, coroa}

c) Qual o evento em ter a face cara voltada para cima?
E = {cara}

d) Qual a probabilidade de a face cara estar voltada para cima?

Resultados favoráveis: 1
Resultados possíveis: 2
P  1  
        2

2. Qual é a probabilidade de lançar um dado e tirar um número maior que 3 no dado?


Observamos:
  • Experimento aleatório: lançar o dado.
  • Espaço amostral: S = {1, 2, 3, 4, 5, 6}
  • Evento: tirar um número maior que 3 ou E = [4, 5, 6}
P =    3   : 3 =   1  
         6   : 3       2
ou
P = 0,5 = 50%

3. Considere as seguintes cartas.

Imagine que essas cartas foram embaralhadas e uma delas foi sorteada ao acaso. Os possíveis resultados para esses experimentos são 9, 31, 36, 14, 11, 5, 18, 87, 19 e 98. Ou seja, há 10 resultados possíveis, todos com a mesma chance de ocorrer. 
Agora, vamos estudar a probabilidade de alguns eventos.

Qual é a probabilidade de a carta retirada ser um número ímpar?
Para esse evento temos as seguintes possibilidades 9, 31, 11, 5, 87 e 19. Isto é a 6 resultados favoráveis para esse evento. A probabilidade de um evento ocorrer é:
  6   =   3  
 10       5 
Também podemos escrever essa probabilidade com o número decimal ou uma porcentagem, ou seja, 0,6 ou 60%.

ATIVIDADES

1.Identifique quais dos experimentos a seguir são aleatórios.
a)Girar uma roleta e identificar onde o ponteiro vai parar.
b) Sortear uma bola de uma urna com duas bolas laranja e uma bola marrom e observar sua cor.
c) Observar um relógio durante uma hora e ver quantos minutos passaram.


2. Escreva o espaço amostral de cada experimento aleatório indicado.
a)Sorteio de uma bolinha de uma caixa com bolas idênticas numeradas de 1 a 30.
b) Lançamento de dado comum e observação da face voltada para cima.
c) Lançamento de moeda e observação de face voltada para cima.


3. Uma caixa contém 10 bolas do mesmo material, com mesmo tamanho e com a mesma massa, sendo um azul, 5 amarelas, uma preta e 3 vermelhas.
Uma bola é retirada dessa caixa ao acaso e observa-se sua cor.
a)Quantos resultados possíveis tem o espaço amostral desse experimento? Escreva esse espaço amostral.
b) Quantos desses resultados são favoráveis ao evento "sair uma bola vermelha"?
c) Qual é a probabilidade de sair uma bola vermelha?
d) Qual é a probabilidade de sair uma bola amarela?
e) Qual é a probabilidade de não sair uma bola vermelha?
f) Qual é a probabilidade de sair uma bola branca?


4. Considere o lançamento de um dado honesto com faces numeradas de 1 a 6 e responda.
a)Qual é a probabilidade de sair o número 6?
b) Qual é a probabilidade de o resultado ser par?
c) Qual é a probabilidade de o resultado ser um número primo?


Resolver as atividades do Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola, situação de aprendizagem 7.

Página 78 - atividade 1 - evento aleatório
Página 78 e 79 - atividade 2 - probabilidade
Página 80 - atividade 3 - probabilidade de eventos sucessivos

Fonte:
Matemática -6º Ano - Geração Alpha -SM Educação
- CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 6º ANO - Volume 
- Imagens com direito de uso.

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