Volume e Probabilidade - 7º Ano - 02/10
Habilidade:
Para determinar o volume do bloco Sandra pensou em representá-lo utilizando o cubo de 1 cm³ de volume, como mostra a figura a seguir.Com essa representação, Sandra percebeu que em cada camada havia 3 linhas com 3 colunas. Ou seja, havia 9 cubos em cada camada ( 3 . 3 = 9). Como são 3 camadas com 9 cubos em cada uma, então havia 27 cubos no total (3 . 9 = 27).
Imagine que essas cartas foram embaralhadas e uma delas foi sorteada ao acaso. Os possíveis resultados para esses experimentos são 9, 31, 36, 14, 11, 5, 18, 87, 19 e 98. Ou seja, há 10 resultados possíveis, todos com a mesma chance de ocorrer.
Fonte:
- (EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou estimativas por meio de frequência de ocorrências.
- (EF07MA30) Resolver e elaborar situações problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).
Conteúdo:
- Experimentos aleatórios: espaço amostral e estimativa de probabilidade por meio de frequência de ocorrências.
- Cálculo de volume de blocos retangulares, utilizando unidades de medida convencionais mais usuais.
VOLUME
Volume é a medida do espaço ocupado por um objeto.
A unidade de medida padrão para o volume é o metro cúbico(m³). Essa unidade medida, assim como unidade de padrão para área é derivado da unidade de medida de comprimento metro e corresponde ao volume ocupado por um cubo cujas arestas medem 1 metro.
Observação
Para calcular o volume de um objeto, as dimensões devem estar sempre nas mesmas unidades de medida.
O volume de um bloco retangular é igual ao produto das medidas do comprimento, da largura e da altura desse bloco.
Exemplo: Sandra comprou um cubo mágico e precisa saber se o cubo caberá em sua gaveta. Para isso, ela precisa calcular o espaço ocupado pelo cubo, ou seja, seu volume. O cubo mágico lembra um bloco retangular. Veja.
Então Sandra concluiu que o volume do cubo mágico é 27 cm³.
Você percebeu que a medida encontrada por Sandra é igual ao produto da medida do comprimento pela medida da largura e pela medida da altura do bloco retangular.
V = b . c . h
V = 21 . 14 . 7
V = 2 058 cm³
PROBABILIDADE
Probabilidade é a medida da chance ou da possibilidade de um evento ocorrer.Evento é um acontecimento relacionado em um experimento.
Experimento aleatório é aquele que, mesmo se repetido em condições idênticas, produz resultados que não podem ser previsto com certeza.
Espaço amostral é o conjunto de todos os resultados possíveis que um experimento aleatório pode ter.
Probabilidade de um evento
Probabilidade = número de resultados favoráveis
Número de resultados possíveis do experimento
Número de resultados possíveis do experimento
Exemplos:
1. Ao lançar uma moeda para o alto e observar a face voltada para cima, responda:
a) Qual o experimento aleatório?
Lançar a moeda.
b) Qual é o espaço amostral?
Representaremos S para espaço amostral que é o conjunto das respostas possíveis; cara e coroa.
S = {cara, coroa}
Representaremos S para espaço amostral que é o conjunto das respostas possíveis; cara e coroa.
S = {cara, coroa}
c) Qual o evento em ter a face cara voltada para cima?
E = {cara}
d) Qual a probabilidade de a face cara estar voltada para cima?
Resultados favoráveis: 1
Resultados possíveis: 2
Resultados possíveis: 2
P = 1
2
2. Qual é a probabilidade de lançar um dado e tirar um número maior que 3 no dado?
Observamos:
- Experimento aleatório: lançar o dado.
- Espaço amostral: S = {1, 2, 3, 4, 5, 6}
- Evento: tirar um número maior que 3 ou E = [4, 5, 6}
P = 3 : 3 = 1
6 : 3 2
ou
P = 0,5 = 50%
3. Considere as seguintes cartas.
Agora, vamos estudar a probabilidade de alguns eventos.
Qual é a probabilidade de a carta retirada ser um número ímpar?
Para esse evento temos as seguintes possibilidades 9, 31, 11, 5, 87 e 19. Isto é a 6 resultados favoráveis para esse evento. A probabilidade de um evento ocorrer é:
6 = 3
10 5
Também podemos escrever essa probabilidade com o número decimal ou uma porcentagem, ou seja, 0,6 ou 60%.
a)Girar uma roleta e identificar onde o ponteiro vai parar.
b) Sortear uma bola de uma urna com duas bolas laranja e uma bola marrom e observar sua cor.
c) Observar um relógio durante uma hora e ver quantos minutos passaram.
2. Escreva o espaço amostral de cada experimento aleatório indicado.
a)Sorteio de uma bolinha de uma caixa com bolas idênticas numeradas de 1 a 30.
b) Lançamento de dado comum e observação da face voltada para cima.
c) Lançamento de moeda e observação de face voltada para cima.
3. Uma caixa contém 10 bolas do mesmo material, com mesmo tamanho e com a mesma massa, sendo um azul, 5 amarelas, uma preta e 3 vermelhas.
Uma bola é retirada dessa caixa ao acaso e observa-se sua cor.
a)Quantos resultados possíveis tem o espaço amostral desse experimento? Escreva esse espaço amostral.
b) Quantos desses resultados são favoráveis ao evento "sair uma bola vermelha"?
c) Qual é a probabilidade de sair uma bola vermelha?
d) Qual é a probabilidade de sair uma bola amarela?
e) Qual é a probabilidade de não sair uma bola vermelha?
f) Qual é a probabilidade de sair uma bola branca?
4. Considere o lançamento de um dado honesto com faces numeradas de 1 a 6 e responda.
a)Qual é a probabilidade de sair o número 6?
b) Qual é a probabilidade de o resultado ser par?
c) Qual é a probabilidade de o resultado ser um número primo?
Resolver as atividades do Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola, situação de aprendizagem 7 e 8.
Situação de aprendizagem 7: Página 75 - Atividade 1 - calcular volume
ATIVIDADES
1.Identifique quais dos experimentos a seguir são aleatórios.a)Girar uma roleta e identificar onde o ponteiro vai parar.
b) Sortear uma bola de uma urna com duas bolas laranja e uma bola marrom e observar sua cor.
c) Observar um relógio durante uma hora e ver quantos minutos passaram.
2. Escreva o espaço amostral de cada experimento aleatório indicado.
a)Sorteio de uma bolinha de uma caixa com bolas idênticas numeradas de 1 a 30.
b) Lançamento de dado comum e observação da face voltada para cima.
c) Lançamento de moeda e observação de face voltada para cima.
3. Uma caixa contém 10 bolas do mesmo material, com mesmo tamanho e com a mesma massa, sendo um azul, 5 amarelas, uma preta e 3 vermelhas.
Uma bola é retirada dessa caixa ao acaso e observa-se sua cor.
a)Quantos resultados possíveis tem o espaço amostral desse experimento? Escreva esse espaço amostral.
b) Quantos desses resultados são favoráveis ao evento "sair uma bola vermelha"?
c) Qual é a probabilidade de sair uma bola vermelha?
d) Qual é a probabilidade de sair uma bola amarela?
e) Qual é a probabilidade de não sair uma bola vermelha?
f) Qual é a probabilidade de sair uma bola branca?
4. Considere o lançamento de um dado honesto com faces numeradas de 1 a 6 e responda.
a)Qual é a probabilidade de sair o número 6?
b) Qual é a probabilidade de o resultado ser par?
c) Qual é a probabilidade de o resultado ser um número primo?
Resolver as atividades do Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola, situação de aprendizagem 7 e 8.
Situação de aprendizagem 7: Página 75 - Atividade 1 - calcular volume
Página 76 - Atividade 2 - blocos retangulares, onde estão presentes?
Situação de aprendizagem 8: Página 77 - Atividade 1 - probabilidade
Fonte:
- Matemática -7º Ano - Geração Alpha -SM Educação
- CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 6º ANO - Volume
- Imagens com direito de uso.
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