AUTOCONHECIMENTO - PROJETO DE VIDA - 1ª SÉRIE - EM

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: Autoconfiança, iniciativa social, organização, responsabilidade, curiosidade para aprender e empatia.

OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO: Promover o autoconhecimento e desenvolvimento socioemocional, a partir de atividade gamificada de avaliação formativa de competências socioemocionais.

AUTOCONHECIMENTO E PROJETO DE VIDA

O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Ele envolve o uso da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor.

Como podemos nos conhecer melhor?

Leia os itens abaixo e reflita sobre se eles podem ajudá-lo a se conhecer melhor.


1. Características são o conjunto de atributos físicos e psicológicos que nos diferenciam das outras pessoas e fazem de Nós seres únicos no mundo.

2. Sentimentos são respostas afetivas que nossos corpo e nossa mente geram ao interagirmos com outras pessoas e contextos. Fique atento, pois eles indicam que me faz bem e o que nos afeta negativamente.

3. Interesses é aquilo que desperta nossas curiosidades e atenção. Podemos desenvolver habilidades relacionadas aos nossos interesses.

4. Valores são princípios que valorizamos e almejamos em nossa vida. Eles dizem muito sobre quem somos e quem queremos.



DESAFIO DOS SUPER PODERES

1. Provavelmente, em algum momento de sua vida, você já imaginou como seria se tivesse superpoderes. Ser invisível, ter a força de um gigante, correr mais rápido que o vento ou conseguir ler mentes são poderes que vemos nos filmes de super-heróis. Se você pudesse escolher ter superpoderes, quais teria?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2. Saindo do mundo da imaginação dos super-heróis, saiba que você tem os seus próprios poderes. Isso quer dizer que você tem qualidades e valores que o(a) tornam único(a) e especial.
Ninguém no mundo é igual a você! Para pensar e compreender quais são os seus poderes, é preciso pensar sobre si mesmo(a).
Para descobrir mais sobre suas qualidades, faça este rápido exercício. Em 5 minutos, preencha a tabela a seguir.

O que você acaba de fazer é um exercício de autoconhecimento. Assim como conhecemos outras pessoas – nossos familiares, amigos e professores – também temos que conhecer a nós mesmos! E isso nunca acaba. Por incrível que pareça, estamos sempre descobrindo coisas sobre como somos, como nos sentimos quando alguma situação específica acontece etc.

3. Para terminar esta missão, considerando o que indicou na tabela anterior, pense em 3 superpoderes que você já tem! Vale de tudo: saber guardar um segredo, conseguir manter seu armário organizado, manter a calma quando alguma coisa te chateia etc.
Anote seus superpoderes nas linhas abaixo.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Escolha os cinco valores que mais representam a pessoa que você é. (Utilize a lista de valores)

5. Escolha os cinco valores que menos representam a pessoa que você é. (Utilize a lista de valores)

6.  Pense em atitudes cotidianas que exemplifiquem cada valor escolhido. Exemplo: demonstramos eficiência quando executamos uma tarefa com qualidade e relativa rapidez.


LEITURA COMPLEMENTAR

Quando pensamos em heróis, logo lembramos dos filmes e quadrinhos que contam a história de seres dotados de capacidades sobre-humanas e nos causam empolgação e vontade de ter um superpoder.
Os super heróis da vida real não participam de filmes com cenas ensaiadas ou efeitos especiais, mas, mesmo sentindo medo, encaram todos os desafios, mesmo que, em alguns casos, tenham de sacrificar a própria vida.

O Incrivel.club reuniu brasileiros comuns que se tornaram verdadeiros super heróis. Aqui um deles:

Heley de Abreu Silva Batista
Em 2017, a cidade mineira de Janaúba (Minas Gerais) ficou tristemente famosa por um incêndio em uma creche que deixou 14 mortos e foi provocado por um vigilante que trabalhava no local. Heley que era a professora da creche, em um ato de bravura, abraçou o criminoso, numa forma de impedir que o ataque continuasse e também ajudou no regaste das crianças feridas. Ela ficou com 90% do corpo queimado e não resistiu aos ferimentos.
O governo concedeu a Heley a “Ordem Nacional do Mérito” que condecora o gesto de coragem e heroísmo da professora que sacrificou sua vida. Em Fortaleza, como forma de homenagem, foi criado um Centro Educacional chamado de Professora Heley de Abreu Silva Batista.


"Como se explica os atos de heroísmo? Quais as origens do altruísmo e da compaixão?
Na companhia de Abigail Marsch, psicóloga e neurocientista americana, o documentário de Guy Beauché parte ao encontro de cidadãos heroicos para compreender as origens do altruísmo e da compaixão no cérebro humano. Atentados, sismos ou naufrágios... testemunhos impressionantes de um dia em que as suas vidas mudaram para sempre.
Perante situações de perigo extremo, algumas pessoas não hesitam e arriscam a vida para salvar a de outras. Para além de bombeiros, polícias e médicos, há outras pessoas que, no meio de uma situação onde as nossas ações são ditadas pelo instinto de sobrevivência, encontram forças para pensar nos outros. Estendem a mão, transportam para local seguro ou protegem de disparos e loucuras uma pessoa que não conhecem.
Que mecanismo humano permite que alguns passem de um comportamento normal para uma postura extraordinária? Como se explica estes atos repentinos de heroísmo? Alguns psiquiatras falam de uma "personalidade potencial", influenciada pelo passado e pela vida quotidiana. Outros evocam a possibilidade de existir um "gene do heroísmo" ou uma educação que favorece essa capacidade. As pistas são numerosas e a investigação está ainda no início."


Fonte: 
SP FAZ ESCOLA CADERNO DO ALUNO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO CARTESIANO (EF06MA16) - Atividade 04/07 - 6º ANO

UNIDADES DE MEDIDAS (EF06MA24) - Comprimento - 6º Ano

Plantas Baixas e Vistas Aéreas (EF06MA28) - 6º Ano - 01/09