Qual o sentido da vida? - Projeto de Vida - 1ª série - EM
Competências socioemocionais em foco: Autoconfiança
O sentido da vida
O ser humano não se contenta com o simples fato de existir. Quer encontrar uma razão, um fundamento, um valor que dê sentido ao existir. O sentido, diferente da alienação, é o que torna compreensível e apreciável a própria existência. Em todas as instituições da cultura humana está presente a pergunta pelo sentido. No esporte, na economia, arte, na comunicação etc. busca-se a razão de ser desta atividade. Porém, o sentido em cada instância cultural é sempre parcial, pois não dá uma razão para o viver. E, por outro lado, tem o próprio sentido determinado por uma razão mais abrangente e fundamental. Da mesma forma a consciência no seu eterno transcender pergunta pelo sentido fundamental.
Aristóteles definiu a felicidade como bem próprio do homem. O sentido da vida se encontra na felicidade. Para aristipo e Epicuro o valor que dá sentido ao agir humano é o prazer. É eleger afirma que o homem é um ser para morte. A morte é um fato da vida humana e afronta ao desejo de viver. Assim os filósofos, no seu perguntar pelo sentido, descortino mistério da vida.
Observe a letra da música Epitáfio dos Titãs, essa letra é um exemplo de como a arte contribui para pensarmos as questões sobre a nossa existência.
Epitáfio
Qual o sentido da vida?
Todos buscam o sentido da vida. Ver um sentido nas coisas significa achar que a vida tem uma causa, uma finalidade, uma razão. É ter um motivo para viver, algo para realizar, ser feliz. Construir um mundo melhor, amar as pessoas e promover a justiça entre elas.
Mesmo assim, a pergunta é difícil e as respostas são muitas, às vezes contraditória. Para uns, quem dá sentido à vida humana é Deus, para outros, é o próprio ser humano, alguns, ainda, acreditam que a vida simplesmente não tem sentido. Mas a maioria das pessoas não consegue viver sem algum tipo de ideal ou sem buscar justamente um sentido para a vida. As religiões procuram justamente explicar que sentido é esse. Com isto, elas trazem conforto, esperança, bem-estar, felicidade, otimismo e ações positivas.
Do ponto de vista das religiões, o ser humano se esqueceu de que a felicidade está no mundo mais fraterno e não apenas no consumo obsessivos de bens materiais. O sentido da vida não está em ter determinadas coisas, mas em ser melhor e mais humano. E que somente quando nos harmonizarmos espiritualmente a felicidade habitará nosso coração.
Quais são os nossos ideais? O que buscamos construir na vida? O que fazemos por nossos semelhantes? Como buscamos nos harmonizarmos espiritualmente? Como assumirmos nossa responsabilidade do mundo? O que somos na verdade?
Recuperar os ideais de Amor, de cuidado para com a humanidade e a natureza de paz e justiça e fraternidade liberdade a tarefa que cabe a todos.
Fonte INCONTRI, Dora; Bigheto ,Alessandro César. Todos os jeitos de crer :Ideias São Paulo Ática 2009 texto adaptado por Cleusa Schmidt Cruz
ATIVIDADES
1. Escolha uma frase da música Epitáfio e elabore uma ilustração criativa.
2. Qual o sentido da vida?
3. Você tem ideais? Quais os seus maiores ideais de vida? Justifique sua resposta.
4. A vida tem alguma finalidade ou estamos aqui por acaso, jogadas na vida sem rumo e sem porquê?
Comentários
Postar um comentário