Relações Étnico Raciais e Afro descendências

 1) A professora de Língua Portuguesa, que atende o sexto ano de uma escola municipal, sugeriu o desenvolvimento de um projeto que utilizasse contos indígenas e africanos para abordar com os estudantes as características desse gênero textual. A coordenação pedagógica questionou a escolha dessa literatura, por considerá-la muito distante da realidade dos estudantes atendidos. Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a professora argumentou que, nessa modalidade de ensino, a legislação:

a) faculta o uso de gêneros textuais das culturas afro-brasileira e indígena
b) orienta a necessidade de se abordar outros gêneros textuais, além dos textos ofertados nos livros didáticos
c) sugere o estudo da história europeia e norte-americana, em especial na área da literatura estrangeira
d) obriga o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras

2) Sonia, ao estudar sobre currículo, multiculturalismo, diversidade e igualdade étnico racial, reportou-se inicialmente à Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional ? LDBEN), artigos 26 e 26-A. No § 4º do art. 26, estabelece-se que o ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia. De acordo com essa legislação, os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras. O art. 26-A destaca que se torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena, nos estabelecimentos de:
a) ensino médio, públicos e privados.
b) ensino fundamental e de ensino médio públicos.
c) ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados.
d) ensino fundamental, públicos e privados.
e) educação infantil e de ensino fundamental públicos e privados.

3) A Resolução nº 1, de 17.06.2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, orienta as instituições de ensino e seus respectivos sistemas a desenvolverem algumas ações como as destacadas abaixo, EXCETO:
a) Incentivar pesquisas sobre processos educativos orientados por valores, visões de mundo, conhecimentos afro-brasileiros, ao lado de pesquisas de mesma natureza junto aos povos indígenas, com o objetivo de ampliação e fortalecimento de bases teóricas para a educação brasileira.
b) Garantir o direito de alunos afrodescendentes de frequentarem estabelecimentos de ensino de qualidade, que contenham instalações e equipamentos sólidos e atualizados, em cursos ministrados por professores competentes no domínio de conteúdos de ensino e comprometidos com a educação de negros e não negros.
c) Incentivar e criar condições materiais e financeiras, assim como proverão as escolas, professores e alunos, de material bibliográfico e de outros materiais didáticos necessários para a educação.
d) Estabelecer canais de comunicação com grupos do Movimento Negro.
e) Desenvolver programas de formação inicial e continuada somente para professores da educação básica, especialmente Ensino médio, para a aplicação dos conteúdos nas disciplinas de História e Geografia.

4) Michel Certeau (1981, p.10) afirma que "[...] a vida consiste em atravessar constantemente fronteiras". Descrevem, assim, as cidades modernas, nas quais os relacionamentos se dão entre estranhos que têm que se desenvolver, dentro do que eles nomeiam como? 
I - tolerância cultural 
II- intolerância cultural 
III - tolerância de ambientes 
IV- intolerância de ambientes 
V- cultura e nacionalismo 
A respeito dessas informações, assinale a alternativa correta
a) I, apenas
b) IV, apenas
c) III, apenas.
d) V, apenas
e) II, apenas

5) Maria Laura Méndez (2013, comunicação oral) ressalta que, para pensar a interculturalidade, temos que sair da lógica do Um e nos situar? 
I - na lógica multívoca 
II- multiplicidade e devir (via a ser, torna-se transformar-se), e dentro da qual não podem ser feitas totalizações 
III - na lógica única 
IV- unicidade dentro da qual devem ser feitas totalizações 
A respeito dessas informações, assinale a alternativa correta
a) III, apenas
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas
d) II, apenas
e) I e II, apenas


6) O termo "transcultural" se fundamenta na etnopsicanálise. Eles combinam um olhar da antropologia conjuntamente com um olhar da psicanálise, ou seja, que trabalham na transdisciplina. Nesse trabalho, a etnopsicanálise propõe? 
I - a discussão das representações culturais que providenciam um marco na construção das narrativas dos migrantes 
II- a ajudar a estabelecer uma conexão entre o presente e o passado dos sujeitos que migram para outra cultura 
III - esse termo transcultural é usado fundamentalmente pela corrente austro- húngaro-francesa de pensamento 
IV- esse termo transcultural é usado fundamentalmente pela corrente americana de pensamento.
 A respeito dessas informações, assinale a alternativa correta
a) II e III, apenas
b) I, III e IV, apenas.
c) I,II e III, apenas
d) III e IV, apenas
e) I, II e IV, apenas

7) Canclini (2004) salienta que a interculturalidade remete à confrontação e entrelaçamentos. Isso porque? 
I - se trata de grupos entrando em relacionamento e intercambio 
II- a diferença estabelece relações de negociação, conflito e empréstimo recíproco 
III - respeita se as disparidades 
IV- não se respeita as disparidades 
A respeito dessas informações, assinale a alternativa correta
a) II e IV, apenas
b) I, II, e IV, apenas
c) I, II e III, apenas
d) II e III, apenas.
e) I e II, apenas



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