Frações (EF06MA08) - Matemática 9ºAno - Aula 1
Habilidade: (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.
Objeto de Conhecimento: Frações: significados (parte/ todo, quociente), equivalência, comparação; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações.
FRAÇÕES EQUIVALENTES
Duas ou mais frações são equivalentes quando representam o mesmo número racional.Exemplo:
As frações 5 , 10 e 20 são
6 12 24
frações equivalentes. Observe.
- Ao multiplicar ou dividir o numerador e o denominador de uma fração por um mesmo número natural não nulo, obtemos uma fração equivalente a ela. Essa é a propriedade fundamental das frações.
Exemplos:
Utilizando a multiplicação do numerador e do denominador pelo mesmo número natural.
a) 5 x 2 = 10
6 x 2 12
b) 5 x 4 = 20
6 x 4 24
c) 1 x 2 = 2
2 x 2 4
Utilizando a divisão do numerador e do denominador pelo mesmo número natural.
a) 20 : 4 = 5
24 : 4 6
b) 20 : 2 = 10
24 : 2 12
c) 6 : 3 = 2
9 : 3 3
SIMPLIFICAÇÃO DE FRAÇÃO
Simplificar uma fração é determinar uma fração equivalente cujos termos são menores que os da fração inicial.
Exemplos:
Simplifique a fração 90 até obter
120
uma fração irredutível.
90 : 2 = 45 : 3 = 15 : 5 = 3
120 : 2 60 : 3 20 : 5 4
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
Frações com denominadores iguais.
Adição e subtração de frações com denominadores iguais conserva-se o denominador e adiciona os numeradores.
Exemplo:
a) 2 + 3 = 5
7 7 7
b) 3 + 2 = 5 = 1
5 5 5
c) 17 - 3 = 14 : 2 = 7
8 8 8 : 2 4
Frações com denominadores diferentes.
Para fazer adição e subtração de frações com denominadores diferentes primeiramente temos que deixar as frações com denominadores iguais, utilizando o processo de m.m.c. (mínimo múltiplo comum) entre os denominadores.
1º Exemplo:
a) 1 + 2 =
2 5
1º Passo: Quando os denominadores são números primos, basta multiplicá-los.
2 . 5 = 10 - agora o novo denominador será 10
2º Passo: Achar frações equivalentes a 1 e 2 com denominador igual 2 5
10.
3º Passo: Observe o processo:
4º Passo: Encontradas as frações equivalentes com denominadores iguais a 10, basta realizar a operação indicada.
a) 5 + 4 = 9
10 10 10
2º Exemplo:
a) 2 + 3 - 3 =
4 10 6
1º Passo: Quando os denominadores não são números primos, iremos fazer o m.m.c de 4, 10, 6 (os denominadores).
2º Passo: Achar frações equivalentes a 2 , 3 e 3 com denominador 4 10 6 igual a 60.
3º Passo: Observe o processo:
24 + 18 - 30 = 48 - 30 = 18
60 60 60 60 60 60
4º Passo: Determinado o resultado vamos simplificar, ou seja, dividir o numerador e denominador da fração por um mesmo número natural.
18 : 2 = 9 : 3 = 3
60 : 2 30 : 3 10
O resultado da operação será 3
10
ATIVIDADES
1. Identifique quais das frações a seguir são equivalente a 1 .
9
a) 20
180
b) 121
275
c) 13
117
d) 4
36
2. Substitua cada * das igualdades por um número, de modo que os pares de frações sejam equivalentes.
a) 2 = *
4 8
b) * = 20
3 12
c) 6 = 2
18 *
d) 12 = *
14 56
b) * = 28
5 35
c) 36 = 2
18 *
3. Determine a fração equivalente a 7 cujo denominador é 117.
13
4. Observe as figuras abaixo.
a) Represente-as em forma de fração.
b) Identifique as frações equivalentes.
5. Efetue as operações:
a) 7 + 5 =
6 6
b) 1 + 3 =
4 4
c) 9 + 3 =
2 2
d) 7 + 11 =
12 12
6. Resolva as operações abaixo:
a) 8 + 3 - 3 =
24 8 12
b) 12 - 9 =
20 18
c) 9 - 3 + 5 =
2 4 6
d) 17 + 11 =
2 6
7. Marcelo comeu 1/6 de um bolo e sua irmã comeu 1/12 do mesmo bolo.
a) Considerando o bolo inteiro, que fração do bolo Marcelo e sua irmã comeram juntos?
b) Que fração do bolo sobrou?
Fonte:
- Matemática - 6º Ano - Geração Alpha -SM Educação
- CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 7º ANO
- Imagens utilizadas sem restrições de uso.
Muito boa as atividades.
ResponderExcluirObrigada.
ExcluirMUITO BOM A EXPLICAÇÃO .... VALEU
ResponderExcluirProfessora, parabéns pelo seu trabalho. Está me ajudando muito.
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