QUESTÕES SOBRE O LIVRO O UNIVERSO NUMA CASCA DE NOZ

 

1. “O Universo numa Casca de Noz" é um best-seller escrito pelo matemático, astrofísico e doutor em Cosmologia pela Universidade de Cambridge, o inglês Stephen Hawking, no qual ele expõe várias de suas ideias acerca do cosmos e sua história em meio à apresentação das ideias encerradas em diversos segmentos da física teórica; ideias que abrangem desde as cientificamente estabelecidas até aquelas que encontram-se atualmente nas fronteiras do conhecimento humano, lutando por um lugar à luz da ciência.
O leitor é apresentado a gênios responsáveis pelos muitos avanços da Física bem como a seus trabalhos, dando-se grande destaque à física teórica e moderna. Albert Einstein, Richard Feynman, James Maxwell, Max Planck, Roger Penrose, Isaac Newton, Edwin Hubble, Grassman e outros são alguns dos estudiosos que figuram no livro. Comente as ideias e contribuições teóricas ou experimentais de alguns cientistas de renome da ciência que o professor Hawking apresenta em sua obra científica.

2. De acordo com acepção do professor Hawking o que ele queria dizer com o trecho citado em sua obra: "Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito..." (William Shakespeare, "Hamlet" ,ato 2,cena 2)?

3. Nenhuma obra de ficção usou, e também abusou de tantos conceitos científicos como Jornada nas Estrelas. Naves que atravessam o tempo, tripulantes que são teletransportados para lá e para cá, partículas subatômicas, buracos negros, buracos de minhoca, raios phaser e inteligência artificial são algumas das atrações da série. Parte delas foram emprestadas das mais avançadas e fascinantes teorias científicas, como a que fala da possibilidade de se viajar no tempo. Outras foram simplesmente inventadas pelos roteiristas. Invenções que, em alguns casos, tornaram-se depois realidade. É essa magistral união do científico com o imaginário um dos maiores motivos pelos quais a história, criada há trinta anos pelo astrônomo amador Gene Roddenberry, ultrapassou o universo cinematográfico e televisivo para tornar-se um fenômeno popular. Hoje há legiões de seguidores da série, conhecidos como trekkies ou trekkers, espalhados pelo mundo. Entre os fãs das diversas fases, a pioneira Jornada nas Estrelas, está um dos mais importantes físicos do planeta, como Stephen Hawking. Qual é o questionamento que o professor Hawking faz a respeito de sua participação no filme “Jornada nas Estrelas: a próxima geração.”?

4. Poderá o homem voltar no tempo? Faça um comentário sobre a questão na visão do professor Hawking.

5. O retrato mais preciso do Big Bang - Enquanto Stephen Hawking escrevia (e vendia) seus livros, uma equipe internacional de pesquisadores obteve uma imagem histórica do brilho do Big Bang, a grande explosão que deu origem ao Universo, segundo a imensa maioria dos cientistas. Sem as informações contidas nessa luminescência, os teóricos, como Hawking, ficam sem matéria-prima para fazer a lição de casa. A figura abaixo é a que os próprios cientistas vêem quando olham para o nascimento do cosmo. A imagem, divulgada, foi feita por uma equipe internacional de pesquisadores, conhecida pela sigla WMAP (“Sonda Wilkinson da Anisotropia de Microondas”, em inglês). Ela estabeleceu, com precisão inédita, todos os números-chaves que alimentam as teorias mais recentes sobre o cosmo. Para começar, ela reduziu a incerteza que ainda resta sobre a idade do Universo a apenas 1%. Sabe-se agora que ele nasceu há 13 bilhões e 700 milhões de anos. Nem a origem do homem é conhecida com tanta exatidão.
Outro dado interessante é a data da própria luminosidade: curiosamente, o Universo era tão denso, inicialmente, que demorou milhares de anos para brilhar. Antes disso, sua luz ficava presa entre as partículas de matéria e o cosmo era negro. As novas medições mostram que a luz levou exatos 380 mil anos para se espalhar pelo espaço. Os raios que estamos recebendo ficaram 13,7 bilhões de anos vagando por aí, sem tocar em nada. Para quem sabe ver, é um retrato autêntico do passado. As pistas principais são o tamanho das manchas e a distância. A equipe da WMAP, por exemplo, deduz dessas formas que as primeiras estrelas começaram a brilhar apenas 200 milhões de anos depois do Big Bang. Eles também percebem que o Universo é quase inteiramente feito de uma forma desconhecida de energia, chamada de energia escura. Sua existência só foi percebida em 1997, mas não se sabe direito o que é.
O fato é que, sozinha, responde por 73% do conteúdo total do Universo. Outros 23% são matéria escura: estrelas sem brilho, planetas e partículas atômicas. Os átomos propriamente – nós inclusive – são apenas 4% do cosmo.
De acordo com a reportagem acima da revista “Super Interessante”, escreva:
Formação do Universo https://pxhere.com/pt/photo/399378

a) a formação do universo de acordo com o professor Hawking.
b) a formação do universo de acordo com a sua visão.

6. Na Teoria da Relatividade, cada observador tem a própria medida do tempo, o que pode levar ao chamado paradoxo dos Gêmeos, explique-o.

7. A crítica é feita pelo crítico, seja político, jornalista ou profissional especializado de área, que entra em contato com o produto a ser criticado e redige matérias ou artigos apresentando uma valoração do objeto analisado. Em geral, o crítico não pode apresentar uma avaliação puramente subjetiva, mas também deve apresentar descrição de aspectos objetivos que deem sustentação aos seus argumentos. Assim sendo redija a sua crítica sobre o livro “O universo Numa Casca De Noz”.

8. De acordo com seus conhecimentos físicos descreva uma situação que pode ser relacionada com o conteúdo científico descrito no livro.

9. Defina Buraco Negro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÚMEROS INTEIROS (EF07MA04) - Atividade 02/07 - 7º ANO

NÚMEROS RACIONAIS (EF07MA 10/11/12) - 7º ANO - 01/08

PLANO CARTESIANO (EF06MA16) - Atividade 04/07 - 6º ANO