Pedagogia - Políticas Públicas e Legislação Educacional

 

Questões sobre Políticas Públicas e Legislação Educacional


1. Segundo Libâneo, quais são os componentes do ato pedagógico?
a) Um educando e um meio.
b) Um agente e um educando.
c) Um agente, um educando e um meio.
d) Um agente, um educando e uma razão.
e) Um agente e uma razão.

2. Assinale a alternativa correta:
a) A escola pode ser resumida como uma entidade que transmite um saber acabado e definitivo.
b) As informações passadas para o educando devem ser neutras, pois os valores não influenciam na aprendizagem.
c) A ação dos professores não se relaciona com o padrão de vida que uma sociedade almeja.
d) A educação deve ser um instrumento de crítica dos valores herdados e dos novos valores que estão sendo propostos.
e) A relação entre cultura e educação pode ser desconsiderada por uma não ter grande influência na outra.

LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
Art. 27. Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes:
I - a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;
II - consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;
III - orientação para o trabalho;
IV - promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.

3. Sobre a proposta curricular para a educação básica, qual diretriz não está garantida no artigo 27 da Lei?
a) A orientação para o trabalho.
b) A consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.
c) A difusão de valores fundamentais ao interesse social.
d) A formação fundamentada em valores religiosos.
e) A promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais.

4. Quais são as etapas da Educação Básica?
a) A Educação Infantil, que compreende a creche, englobando as diferentes etapas de desenvolvimento da criança até 3 anos e 11 meses, e a pré-escola, com duração de 2 anos; o Ensino Fundamental, com duração de 9 anos; e o Ensino Médio, com duração mínima de 3 anos.
b) A Educação Infantil, que compreende a creche, englobando as diferentes etapas de desenvolvimento da criança até 2 anos e 11 meses, e a pré-escola, com duração de 3 anos; o Ensino Fundamental, com duração de 9 anos; e o Ensino Médio, com duração máxima de 3 anos.
c) A Educação Infantil, que compreende a creche, englobando as diferentes etapas de desenvolvimento da criança até 3 anos e 11 meses, e a pré-escola, com duração de 2 anos; o Ensino Fundamental, com duração de 8 anos; e o Ensino Médio, com duração máxima de 3 anos.
d) A Educação Infantil, que compreende a creche, englobando as diferentes etapas de desenvolvimento da criança até 3 anos e 11 meses, e a pré-escola, com duração de 3 anos; o Ensino Fundamental, com duração de 8 anos; e o Ensino Médio, com duração mínima de 3 anos.
e) A Educação Infantil, que compreende a creche, englobando as diferentes etapas de desenvolvimento da criança até 3 anos e 11 meses, e a pré-escola, com duração de 3 anos; o Ensino Fundamental, com duração de 8 anos; e o Ensino Médio, com duração mínima de 3 anos.

5. Das afirmações abaixo, qual pode ser considerada verdadeira?
a) Uma educação infantil em que elementos do faz de conta mostram-se presente é considerada pouco eficaz para a formação de valores e de estudantes competentes.
b) A autoconfiança, a iniciativa e a autonomia são fundamentos ensinados e exercitados no ambiente doméstico, não no escolar.
c) A interação entre as crianças e formação de valores próprios ocorrem de forma natural, não sendo necessária a interferência do educador.
d) Como cada criança possui o seu próprio ritmo biológico, impor horários de alimentação e repouso atrapalha a dinâmica individual, impedindo a formação de uma disciplina.
e) A afetividade é um fator de grande importância no aprendizado infantil.

6. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), quando inicia-se o Ensino Fundamental e qual foi a mudança ocorrida sobre os anos de escolarização?
a) Inicia-se a partir dos cinco anos de idade, passando de sete anos de escolarização para nove.
b) Inicia-se a partir dos sete anos de idade, passando de oito anos de escolarização para nove.
c) Inicia-se a partir dos seis anos de idade, passando de sete anos de escolarização para oito.
d) Inicia-se a partir dos sete anos de idade, passando de sete anos de escolarização para oito.
e) Inicia-se a partir dos seis anos de idade, passando de oito anos de escolarização para nove.

7. Qual alternativa não indica uma finalidade presente no currículo do ensino médio?
a) A compreensão do significado da ciência, das letras e das artes.
b) Destacar a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania.
c) A formação cívica e moral pautada nos valores religiosos.
d) Destacar o processo de transformação da sociedade e da cultura.
e) Destacar a educação tecnológica básica.

8. Assinale a alternativa verdadeira:
a) A educação profissional técnica é desenvolvida somente durante a etapa do Ensino Médio.
b) A educação à distância possui como fator negativo a falta de interação entre os alunos.
c) A Lei dita que a educação deve ser uniforme tanto na região urbana quanto na rural, não havendo a necessidade de alterações no calendário por fatores como clima e ciclo de plantações.
d) A educação indígena ocorre em unidades educacionais inscritas fora de suas terras, as quais têm por finalidade trazer uma nova realidade para os educandos.
e) A especificidade étnico-cultural de cada povo ou comunidade deve ser levada em consideração na educação indígena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO CARTESIANO (EF06MA16) - Atividade 04/07 - 6º ANO

UNIDADES DE MEDIDAS (EF06MA24) - Comprimento - 6º Ano

Plantas Baixas e Vistas Aéreas (EF06MA28) - 6º Ano - 01/09