Pedagogia - Língua Brasileira de Sinais - Libras
Questões sobre Língua Brasileira de Sinais - Libras
a) Todas asa alternativas estão corretas.
b) A linguagem emitidas por smartfones.
c) A linguagem dos humanos
d) A linguagem das máquinas e computadores.
e) A linguagem dos animais.
I. Desde os tempos mais remotos o homem procura registrar os fatos importantes da sua época, do seu tempo. As alternativas e os recursos para alcançar tal objetivo, no que diz respeito à transmissão e a recepção da mensagem, são inúmeros, como exemplo podemos: recursos físicos (fala, audição, visão) e instrumentos técnicos como o uso de sistemas convencionais de signos ou da própria palavra.
II. A surdez era entendida como uma patologia que deveria ser curada, como algo contagioso. Essas pessoas, não tinham direito à herança, a voto e nem mesmo a um sistema de comunicação.
III. Os conhecidos surdos, como afirma e comprova os estudos científicos, são seres castigados pelos deuses e estes transmitiam como um vírus sua patologia.
a) III, apenas.
b) I, II e III.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas.
3. A partir da afirmação a seguir, assinale a alternativa que corresponde a alternativa correta: "Em 5.000 a.C., os ________ inventaram os ideogramas, que são conjuntos de desenhos estilizados, e em 4.000 anos a.C. eles desenvolveram a escrita em _______."
a) Romanos - Papiros
b) Egípcios - Papiros.
c) Egípcios - Cuneiforme
d) Etíopes - Papiro
e)Romanos - Cuneifomes
4. Um dos primeiros sistemas de escrita desenvolvido pelo homem, ainda na pré história, feito a partir da argila, era intitulada como:
a) Digitação
b) Cuneiforme
c) Todas as alternativas estão incorretas.
d) Touch Screen
e) Datilografia
a) III, apenas.
b) I, II e III.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas.
a) Romanos - Papiros
b) Egípcios - Papiros.
c) Egípcios - Cuneiforme
d) Etíopes - Papiro
e)Romanos - Cuneifomes
4. Um dos primeiros sistemas de escrita desenvolvido pelo homem, ainda na pré história, feito a partir da argila, era intitulada como:
a) Digitação
b) Cuneiforme
c) Todas as alternativas estão incorretas.
d) Touch Screen
e) Datilografia
5. Assinale a alternativa que corresponda a afirmativa correta, a partir da afirmação a seguir: "Não se pode falar sem usar a língua (isto é, sem falar uma determinada língua), mas é possível usar a língua sem falar. (...) é perfeitamente possível, embora raro, que se aprenda uma língua escrita sem haver o comando prévio da língua falada correspondente (...) tais como os sistemas utilizados pelos surdos-mudos (...) não se deve colocar ênfase excessiva na prioridade biológica da fala."
a) Essa afirmação corresponde a Hall, quando teve a preocupação de englobar os surdos.
b) Essa afirmação corresponde a Timóteo, quando teve a preocupação de englobar os surdos.
c) Essa afirmação corresponde a Lyons, quando teve a preocupação de englobar os surdos.
d) Essa afirmação corresponde a William Stokoe, quando teve a preocupação de englobar os surdos.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
a) Essa afirmação corresponde a Hall, quando teve a preocupação de englobar os surdos.
b) Essa afirmação corresponde a Timóteo, quando teve a preocupação de englobar os surdos.
c) Essa afirmação corresponde a Lyons, quando teve a preocupação de englobar os surdos.
d) Essa afirmação corresponde a William Stokoe, quando teve a preocupação de englobar os surdos.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
6. Assinale verdadeiro ou falso para opções abaixo.
I. De acordo com BRITO, as Línguas de Sinais são de fácil compreensão por que, permitem a expressão de qualquer significado decorrente da necessidade comunicativa e expressiva do ser humano.
II. Pela ausência da voz (fala), forma normalmente utilizada entre os indivíduos ouvintes na comunicação, surge à necessidade de uma língua que não utilize o canal oral-auditivo, mas sim, um canal espaço-visual, em que a visão, as mãos e o corpo em si, sirvam de mecanismos para atingir a transmissão da mensagem entre os surdos.
III. Apesar da linguagem de sinais ser uma forma de comunicação entre os surdos e ouvintes, ela não os ajuda a entrar em esferas de discussão e estudos sobre diversos assuntos.
a) Falso; Verdadeiro; Falso.
b) Verdadeiro; Verdadeiro; Falso.
c) Verdadeiro; Falso; Falso.
d) Falso; Verdadeiro; Verdadeiro.
e) Falso; Falso; Verdadeiro.
7. Embora a Linguística tenha reconhecido a forma de comunicação usada pelos Surdos como autêntica foram os Psicólogos Experimentais, quem primeiramente reconheceu o status de Língua às Línguas de Sinais. Assinale a alternativa verdadeira.
a) Coube a psicologia determinar e estabelecer a dependência da linguagem de sinais da linguagem oral.
b) A concepção de Língua de Sinais como idioma autônomo, e do Surdo como povo com cultura própria foi defendida pela psicologia étnica.
c) A concepção de Língua de Sinais como idioma autônomo, e do Surdo como povo com cultura dependente e subsidiária foi defendida pela psicologia étnica.
d) A língua de sinais não possui status linguísticos.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
b) Verdadeiro; Verdadeiro; Falso.
c) Verdadeiro; Falso; Falso.
d) Falso; Verdadeiro; Verdadeiro.
e) Falso; Falso; Verdadeiro.
7. Embora a Linguística tenha reconhecido a forma de comunicação usada pelos Surdos como autêntica foram os Psicólogos Experimentais, quem primeiramente reconheceu o status de Língua às Línguas de Sinais. Assinale a alternativa verdadeira.
a) Coube a psicologia determinar e estabelecer a dependência da linguagem de sinais da linguagem oral.
b) A concepção de Língua de Sinais como idioma autônomo, e do Surdo como povo com cultura própria foi defendida pela psicologia étnica.
c) A concepção de Língua de Sinais como idioma autônomo, e do Surdo como povo com cultura dependente e subsidiária foi defendida pela psicologia étnica.
d) A língua de sinais não possui status linguísticos.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
8. A pesquisadora Lucinda Ferreira Brito, assim como o americano William Stokoe, observou que a linguagem de sinais possui os mesmos critérios que a classificam como língua, são eles:
a) Aspectos de figuras de linguagem e morfológicos.
b) Aspectos linguísticos, sintaxe e semânticos.
c) Aspectos de figuras de linguagem e pragmáticos
d) Aspectos fonológicos, morfológicos, sintaxe, semântica e pragmática.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
a) Aspectos de figuras de linguagem e morfológicos.
b) Aspectos linguísticos, sintaxe e semânticos.
c) Aspectos de figuras de linguagem e pragmáticos
d) Aspectos fonológicos, morfológicos, sintaxe, semântica e pragmática.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
9. Assinale verdadeiro ou falso para opções abaixo.
I. As línguas de sinais são, consideradas pela linguística como línguas naturais ou sistema linguístico legítimo e não como um problema do surdo ou uma patologia da linguagem.
II. Tanto as Línguas de Sinais como as Línguas Orais são canais distintos de comunicação, contudo ambas são dependentes uma da outra para a transmissão e a recepção da habilidade linguística.
III. O uso da fala (discurso) não exige necessariamente conhecimento de uma língua, não necessariamente ao ato de falar, mas na percepção do entendimento das estruturas semânticas que compõem a comunicação, quer seja nas Línguas Orais ou de Sinais.
a) Opção I e II estão incorretas.
b) Opções II e III estão corretas.
c) Opção I e III estão corretas.
d) Apenas opção III está correta.
e) Apenas opção I está correta
a) Opção I e II estão incorretas.
b) Opções II e III estão corretas.
c) Opção I e III estão corretas.
d) Apenas opção III está correta.
e) Apenas opção I está correta
10. Como uma forma subsidiaria para comunicarmos com surdos que não fazem leitura labial, temos:
a) Escrita
b) Cantar
c) Falar
d) Mimica
e) Todas as alternativas estão incorretas.
a) Escrita
b) Cantar
c) Falar
d) Mimica
e) Todas as alternativas estão incorretas.
11. A comunicação entre um ouvinte e um surdo, é sempre aprimorada, a partir de um dos 5 sentidos. Assinale a alternativa que possua o sentido mais aguçado nos surdos.
a) Audição.
b) Visão.
c) Paladar.
d) Olfato.
e) Tato.
a) Audição.
b) Visão.
c) Paladar.
d) Olfato.
e) Tato.
12. Assinale a alternativa cujo, contenha a resposta que preencha a lacuna corretamente. "O ____________ é um conceito prévio a respeito de alguma coisa ou de alguém, antes mesmo de conhecer verdadeiramente. É marcado por ____________, impossibilitando um determinado segmento da sociedade de ser incluído e aceito com suas especificidades."
a) Estigma ? pré-conceito.b) Estereótipos ? estigma.
c) Pré-conceito ? estereótipos.
d) Pré-conceito ? estigma.
e) Todas as alternativas estão incorreras.
13. Dentre a comunidade de surdos, existem diversas ramificações de surdez, como eles mesmo se denominam. Considerando a afirmativa acima, assinale a alternativa correta.
a) Todas as alternativas estão incorretas.
b) A linguagem de sinal é um atributo e capacidade dado apenas aos surdos por completo, visto que, eles desenvolvem outros atributos que o capacitam a aprender tal linguagem.
c) A comunidade surda, é composta integralmente por surdos-mudos, afinal, o foco da linguagem de sinal é essa comunidade.
d) Apesar de todas as ramificações dentro da comunidade surda, não podemos classifica-los como deficientes auditivos potencialmente pela patologia.
e) Considerando as diversas ramificações de surdez, alguns não se consideram surdos, por ouvirem um pouco, sendo denominados de deficientes auditivos, por eles mesmo.
a) Todas as alternativas estão incorretas.
b) A linguagem de sinal é um atributo e capacidade dado apenas aos surdos por completo, visto que, eles desenvolvem outros atributos que o capacitam a aprender tal linguagem.
c) A comunidade surda, é composta integralmente por surdos-mudos, afinal, o foco da linguagem de sinal é essa comunidade.
d) Apesar de todas as ramificações dentro da comunidade surda, não podemos classifica-los como deficientes auditivos potencialmente pela patologia.
e) Considerando as diversas ramificações de surdez, alguns não se consideram surdos, por ouvirem um pouco, sendo denominados de deficientes auditivos, por eles mesmo.
14. Assinale verdadeiro o falso nas opções abaixo e a partir delas, assinale a alternativa correta.
I. ( ) Os surdos são pessoas que compartilham os mesmos valores, ideologias, e cultura; possuem uma identidade e não são caracterizados como deficientes e sim como diferentes.
II. ( ) Os surdos possuem uma deficiência cognitiva o que consiste na patologia da surdez.
III. ( ) Os surdos são pessoas tratadas como um grupo especial, apesar de serem tratados com valores, ideologias e culturas semelhantes aos ouvintes, não se enquadram na sociedade.
a) Falso ? Falso - Verdadeiro
b) Falso ? Verdadeiro ? Verdadeiro
c) Verdadeiro ? Falso ? Falso
d) Falso ? Verdadeiro ? Falso
e) Verdadeiro ? Verdadeiro - Verdadeiro
a) Falso ? Falso - Verdadeiro
b) Falso ? Verdadeiro ? Verdadeiro
c) Verdadeiro ? Falso ? Falso
d) Falso ? Verdadeiro ? Falso
e) Verdadeiro ? Verdadeiro - Verdadeiro
15. Assinale a alternativa que contenha o conceito de línguas gestuais-visuais.
a) O canal emissor da comunicação é a voz, através da fala e o canal receptor da comunicação são os ouvidos, através da audição.
b) O canal emissor da comunicação é a voz, através da fala e o canal receptor da comunicação são os olhos, através da visão.
c) O canal emissor da comunicação são as mão, através dos sinais e o canal receptor da comunicação são os ouvidos, através da audição.
d) O canal emissor da comunicação são as mãos, através dos sinais e o canal receptor da comunicação são os olhos, através da visão.
a) O canal emissor da comunicação é a voz, através da fala e o canal receptor da comunicação são os ouvidos, através da audição.
b) O canal emissor da comunicação é a voz, através da fala e o canal receptor da comunicação são os olhos, através da visão.
c) O canal emissor da comunicação são as mão, através dos sinais e o canal receptor da comunicação são os ouvidos, através da audição.
d) O canal emissor da comunicação são as mãos, através dos sinais e o canal receptor da comunicação são os olhos, através da visão.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
16. Acerca da origem do linguagem de sinais no Brasil assinale a alternativa correta.
a)Todas as alternativas estão incorretas.
b) A língua de sinais brasileira teve sua origem através do alfabeto francês, que a convite de Dom Pedro II, um padre surdo francês veio ao Brasil com o intuito de trabalhar e ensinar os surdos do país a se comunicar.
c) A língua de sinais brasileira teve sua origem com os primórdios no território do Brasil, quando, os índios nasciam com tal deficiência, eles se adaptaram e desenvolveram o início da linguagem de sinais.
d) A língua de sinais brasileira, teve sua origem nos anos 1950, quando, os Presidentes da Republica enfrentavam dificuldades em se comunicar com os membros do exército que apresentavam surdez.
e) A língua de sinais brasileira teve sua origem através do alfabeto holandês, que a convite de Dom Pedro I, um padre holandês veio ao Brasil com o intuito de trabalhar e ensinar os surdos do país a se comunicar.
a)Todas as alternativas estão incorretas.
b) A língua de sinais brasileira teve sua origem através do alfabeto francês, que a convite de Dom Pedro II, um padre surdo francês veio ao Brasil com o intuito de trabalhar e ensinar os surdos do país a se comunicar.
c) A língua de sinais brasileira teve sua origem com os primórdios no território do Brasil, quando, os índios nasciam com tal deficiência, eles se adaptaram e desenvolveram o início da linguagem de sinais.
d) A língua de sinais brasileira, teve sua origem nos anos 1950, quando, os Presidentes da Republica enfrentavam dificuldades em se comunicar com os membros do exército que apresentavam surdez.
e) A língua de sinais brasileira teve sua origem através do alfabeto holandês, que a convite de Dom Pedro I, um padre holandês veio ao Brasil com o intuito de trabalhar e ensinar os surdos do país a se comunicar.
17. O do léxico é o fenômeno de nomear seres e objetos, fazendo com que assim, se criem novos conjuntos de palavras. Dentro da língua de sinais, o que determina e estabelece o léxico?
a) A classe social
b) O nível escolar
c) A idade de quem se comunica.
d) O regionalismo
a) A classe social
b) O nível escolar
c) A idade de quem se comunica.
d) O regionalismo
e) Todas as alternativas contribuem igualmente para o léxico.
18. Assinale a alternativa que contenha o conceito de línguas orais-auditivas.
a) O canal emissor da comunicação são as mão, através dos sinais e o canal receptor da comunicação são os ouvidos, através da audição.
b) O canal emissor da comunicação é a voz, através da fala e o canal receptor da comunicação são os olhos, através da visão.
c) O canal emissor da comunicação é a voz, através da fala e o canal receptor da comunicação são os ouvidos, através da audição.
d) O canal emissor da comunicação são as mãos, através dos sinais e o canal receptor da comunicação são os olhos, através da visão.
a) O canal emissor da comunicação são as mão, através dos sinais e o canal receptor da comunicação são os ouvidos, através da audição.
b) O canal emissor da comunicação é a voz, através da fala e o canal receptor da comunicação são os olhos, através da visão.
c) O canal emissor da comunicação é a voz, através da fala e o canal receptor da comunicação são os ouvidos, através da audição.
d) O canal emissor da comunicação são as mãos, através dos sinais e o canal receptor da comunicação são os olhos, através da visão.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
19. No que tange a criação da primeira escola de surdos no Brasil, assinale a alternativa correta.
a) Em 1926, foi criada a segunda escola de surdos no país, essa, intimamente ligada à primeira escola fundada por Ernest Huet.
b) A primeira escola de surdos fundada no Brasil, teve seu declínio antes do fim do século XX, quando Dom Pedro II, decretou o fim dos estudos para surdos no Brasil Colônia.
c) Em 1857, foi fundada a primeira escola para surdos no Brasil, O Instituto Nacional de Surdos-Mudos.
d) Com a implementação da primeira escola de surdos no Brasil, quando houve seu declínio, iniciaram diversos projetos a fim de estabelecer a comunicação dos surdos com os ouvintes, entretanto sem sucesso.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
a) Em 1926, foi criada a segunda escola de surdos no país, essa, intimamente ligada à primeira escola fundada por Ernest Huet.
b) A primeira escola de surdos fundada no Brasil, teve seu declínio antes do fim do século XX, quando Dom Pedro II, decretou o fim dos estudos para surdos no Brasil Colônia.
c) Em 1857, foi fundada a primeira escola para surdos no Brasil, O Instituto Nacional de Surdos-Mudos.
d) Com a implementação da primeira escola de surdos no Brasil, quando houve seu declínio, iniciaram diversos projetos a fim de estabelecer a comunicação dos surdos com os ouvintes, entretanto sem sucesso.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
20. Assinale a assertiva incorreta.
I. Na Libras não há desinências para gênero (masculino e feminino).
II. Utiliza-se o símbolo @ para representar a palavra em português que possua marca de gênero.
III. A desinência de gênero existe na língua de sinais, a fim de reforçar a ideia de ausência de diferença e para não haver confusão.
a) Apenas a opção III está incorreta.
b) Apenas a opção I está correta.
c) As opções I, II e III estão incorretas.
d) Opção I e II estão incorretas.
e) As opções I, II e III estão corretas.
a) Apenas a opção III está incorreta.
b) Apenas a opção I está correta.
c) As opções I, II e III estão incorretas.
d) Opção I e II estão incorretas.
e) As opções I, II e III estão corretas.
21. No que tange a falta ou inexistência de um sinal próprio na língua de sinais assinale a alternativa correta.
a) Quando há a falta de um sinal, costuma-se haver-se da escrita, cujo, o emissor escreve a palavra que quer utilizar.
b) O alfabeto digitado também é um recurso usado quando não há um sinal próprio da Língua Brasileira de Sinais, ou seja, é feita uma digitação da palavra no espaço.
c) O alfabeto manual também é um recurso usado quando não há um sinal próprio da Língua Brasileira de Sinais, ou seja, é feita uma soletração do português no espaço.
d) O alfabeto manual também é um recurso usado quando não há um sinal próprio da Língua Brasileira de Sinais, ou seja, é decifrado o sinal no lugar.
a) Quando há a falta de um sinal, costuma-se haver-se da escrita, cujo, o emissor escreve a palavra que quer utilizar.
b) O alfabeto digitado também é um recurso usado quando não há um sinal próprio da Língua Brasileira de Sinais, ou seja, é feita uma digitação da palavra no espaço.
c) O alfabeto manual também é um recurso usado quando não há um sinal próprio da Língua Brasileira de Sinais, ou seja, é feita uma soletração do português no espaço.
d) O alfabeto manual também é um recurso usado quando não há um sinal próprio da Língua Brasileira de Sinais, ou seja, é decifrado o sinal no lugar.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
22. Em 1965, os estudos de Stokoe comprovaram o valor linguístico da língua de sinais, o que resultou em novas propostas e metodologias de educação para os surdos. A metodologia que faz uso de sinais, leitura labial, expressão facial e corporal, alfabeto manual e recursos visuais como apoio para a aquisição da língua escrita é conhecida por:
a) Método bilinguismo.
b) Método comunicação total.
c) Método interativo.
d) Método oralista.
e) Método gestualista.
a) Método bilinguismo.
b) Método comunicação total.
c) Método interativo.
d) Método oralista.
e) Método gestualista.
23. O que são empréstimos linguísticos? Assinale a alternativa correta.
a) Os empréstimos linguísticos são expressão e ditados regionais.
b) Os empréstimos linguísticos são expressões de outros países, cujo, necessitam de mímica para traduzir para língua de sinais.
c) Os empréstimos linguísticos, são expressões de outro país que são adotadas pelos falantes de determinada nacionalidade, como show e rock?n roll.
d) Os empréstimos linguísticos são expressões da língua portuguesa para língua de sinais de outros países.
a) Os empréstimos linguísticos são expressão e ditados regionais.
b) Os empréstimos linguísticos são expressões de outros países, cujo, necessitam de mímica para traduzir para língua de sinais.
c) Os empréstimos linguísticos, são expressões de outro país que são adotadas pelos falantes de determinada nacionalidade, como show e rock?n roll.
d) Os empréstimos linguísticos são expressões da língua portuguesa para língua de sinais de outros países.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
24. Na língua de sinais, a datilografia ainda é usada em quais situações? Assinale a alternativa incorreta.
a) Outro uso da datilologia é quando as pessoas ouvintes que ainda não possuem um sinal pessoal de identificação se apresentam, elas fazem uso da mímica para dizerem os seus nomes, ou seja, o signo que a representa.
b) A datilografia, desde 2010 não é um método utilizado mais, visto a migração e grande utilização dos celulares móveis.
c) A datilologia é usada ainda quando uma determinada palavra em português não possui um sinal próprio, então é necessário fazer soletração manual, seguida da explicação do conteúdo semântico.
d) A datilologia é usada ainda quando uma determinada palavra em português, ainda que possua sinal próprio, faz-se a soletração manual, seguida da explicação do conteúdo semântico.
a) Outro uso da datilologia é quando as pessoas ouvintes que ainda não possuem um sinal pessoal de identificação se apresentam, elas fazem uso da mímica para dizerem os seus nomes, ou seja, o signo que a representa.
b) A datilografia, desde 2010 não é um método utilizado mais, visto a migração e grande utilização dos celulares móveis.
c) A datilologia é usada ainda quando uma determinada palavra em português não possui um sinal próprio, então é necessário fazer soletração manual, seguida da explicação do conteúdo semântico.
d) A datilologia é usada ainda quando uma determinada palavra em português, ainda que possua sinal próprio, faz-se a soletração manual, seguida da explicação do conteúdo semântico.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
25. Assinale a alternativa, que preencha a lacuna corretamente. "Nas línguas de sinais, as ____ do enunciador representam o ______, enquanto ______ em que o movimento se realiza (o espaço da enunciação) é a área em torno do _____ do enunciador"
a) Corpo ? Espaço ? Mãos ? Objeto.
b) Mãos ? Espaço ? Objeto ? Corpo.
c) Mãos ? Objeto ? Espaço ? Corpo.
d) Espaço ? Corpo ? Mãos ? Objeto.
e) Objeto ? Espaço ? Corpo ? Mãos.
a) Corpo ? Espaço ? Mãos ? Objeto.
b) Mãos ? Espaço ? Objeto ? Corpo.
c) Mãos ? Objeto ? Espaço ? Corpo.
d) Espaço ? Corpo ? Mãos ? Objeto.
e) Objeto ? Espaço ? Corpo ? Mãos.
26. Ainda acerca do movimento de mão, assinale a alternativa correta.
a) Algumas variações no movimento são bastante significativas na Libras e para que haja movimento, é preciso haver apenas o objeto.
b) Algumas variações no movimento são bastante significativas na Libras e para que haja movimento, é preciso haver ação e espaço.
c) Algumas variações no movimento são bastante significativas na Libras e para que haja movimento, é preciso haver objeto e ação.
d) Algumas variações no movimento são bastante significativas na Libras e para que haja movimento, é precisa haver objeto e espaço.
a) Algumas variações no movimento são bastante significativas na Libras e para que haja movimento, é preciso haver apenas o objeto.
b) Algumas variações no movimento são bastante significativas na Libras e para que haja movimento, é preciso haver ação e espaço.
c) Algumas variações no movimento são bastante significativas na Libras e para que haja movimento, é preciso haver objeto e ação.
d) Algumas variações no movimento são bastante significativas na Libras e para que haja movimento, é precisa haver objeto e espaço.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
a) 26 movimentos e possui características próprias.
b) 39 movimentos, intimamente ligado a língua de sinais francesa.
c) 16 movimentos e assemelha-se à ASL
d) 50 movimentos, assemelhando-se a língua de sinais espanhola.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
a) A configuração de mão é o formato que a mão assume para a realização de um determinado sinal.
b) A configuração de mão é a psicomotria que a mão assume para a realização de um determinado sinal.
c) A configuração de mão, é o modo como estabelece a digitação para os surdos.
d) A configuração de mão é o modo como é estabelecida o diálogo entre um ouvinte e um surdo.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
29. Assinale verdadeiro ou falso.
I. ( ) Alguns sinais apresentam movimento, outros não, depende do sinal.
II. ( ) Quanto à disposição das mãos na realização dos sinais na Libras, só pode ser feita com a mão dominante.
III. ( ) O sinal de PENSAR, tem movimento, já o sinal de AJOELHAR e EM-PÉ, não tem movimento.
a) Verdadeiro ? Verdadeiro ? Falso.
b) Verdadeiro ? Falso ? Falso.
c) Verdadeiro ? Falso ? Verdadeiro.
d) Falso ? Verdadeiro ? Falso.
e) Falso ? Falso ? Verdadeiro.
a) Verdadeiro ? Verdadeiro ? Falso.
b) Verdadeiro ? Falso ? Falso.
c) Verdadeiro ? Falso ? Verdadeiro.
d) Falso ? Verdadeiro ? Falso.
e) Falso ? Falso ? Verdadeiro.
30. O que é a orientação? Assinale a alternativa correta.
a) Orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal.
b) Orientação é a área da mão cujo determina, a partir de articulações, qual o sinal expressado.
c) Orientação é onde é feito um determinado sinal.
d) Orientação é a parte do corpo que determina o significado do sinal expressado.
a) Orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal.
b) Orientação é a área da mão cujo determina, a partir de articulações, qual o sinal expressado.
c) Orientação é onde é feito um determinado sinal.
d) Orientação é a parte do corpo que determina o significado do sinal expressado.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
31. Quais são os parâmetros da Língua de Sinais Brasileira?
a) Configuração de mão, locação, movimento, fonética e expressões não-manuais.
b) Configuração de mão, locação, movimento, orientação e expressões não-manuais.
c) Configuração de mão, fonética e locação.
d) Configuração de mão, locação e movimento.
e) Configuração de mão, fonema e movimento.
a) Configuração de mão, locação, movimento, fonética e expressões não-manuais.
b) Configuração de mão, locação, movimento, orientação e expressões não-manuais.
c) Configuração de mão, fonética e locação.
d) Configuração de mão, locação e movimento.
e) Configuração de mão, fonema e movimento.
32. Assinale a alternativa que preencha as lacunas. "Durante a realização dos sinais, a mão entra em contato com o _____, por meio do _____, duplo toque, _____ ou deslizamento"
a) Corpo ? Toque ? Risco.
b) Cérebro ? Função ? Risco.
c) Corpo ? Função ? Risco.
d) Cérebro ? Toque ? Risco.
a) Corpo ? Toque ? Risco.
b) Cérebro ? Função ? Risco.
c) Corpo ? Função ? Risco.
d) Cérebro ? Toque ? Risco.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
33. Assinale a alternativa que preencha as lacunas. "Na língua de sinais brasileira, enumeraram-se seis tipos de orientações da palma da mão na língua de sinais brasileira: para ____, para baixo, para o _____, para a frente, para a _______ ou para a esquerda."
a) Trás ? Corpo ? Direita.
b) Cima ? Corpo ? Direita.
c) Corpo ? Cima ? Direita.
d) Corpo ? Cima ? Direita.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
a) Trás ? Corpo ? Direita.
b) Cima ? Corpo ? Direita.
c) Corpo ? Cima ? Direita.
d) Corpo ? Cima ? Direita.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
34. O que é a locação? Assinale a alternativa correta.
a) E aquela área da mão, ou no espaço de articulação definido pela mão, em que ou perto da qual o sinal é articulado.
b) A locação é a parte do corpo que determina o significado do sinal expressado.
c) A locação, ou locus, é o fato dominante cujo determina a compreensão do sinal.
d) Conhecido também como Ponto de Articulação ou locus de movimento do sinal, a locação é onde é feito um determinado sinal.
a) E aquela área da mão, ou no espaço de articulação definido pela mão, em que ou perto da qual o sinal é articulado.
b) A locação é a parte do corpo que determina o significado do sinal expressado.
c) A locação, ou locus, é o fato dominante cujo determina a compreensão do sinal.
d) Conhecido também como Ponto de Articulação ou locus de movimento do sinal, a locação é onde é feito um determinado sinal.
35. A partir da assertiva a seguir, assinale a alternativa que corresponde ao filósofo que a citou. "No caso dos surdos, o ouvido do surdo era a parte mais importante, logo, os surdos eram também mudos e não podiam falar nada. Nessa época e durante muito tempo, os surdos não tinham direito a voto e nem a receber herança."
a) Pedro Ponce de Léon
b) Platão
c) Bartollo della Marca
d) Aristóteles
a) Pedro Ponce de Léon
b) Platão
c) Bartollo della Marca
d) Aristóteles
e) Todas as alternativas estão incorretas.
36. O surgimento da primeira escola de surdos em Paris, foi um marco histórico e importante para os avanços no estudo dos surdos. Assinale a alternativa correta.
a) O surgimento das fábricas de manufaturas, anos depois do fundamento da escola de surdos, sucumbiu e contribuiu para o declínio da escola.
b) Foi durante os avanços do século XVIII, que surgiu a primeira escola de surdos, cujo, nasceu junto com as primeiras fábricas.
c) A primeira escola de surdos de Paris, visava apenas a educação de parcialmente surdos de classe alta.
d) A primeira escola de surdos em Paris, foi fundada em XVIII, cujo, foi totalmente negligenciada e teve seu declínio em poucos anos.
a) O surgimento das fábricas de manufaturas, anos depois do fundamento da escola de surdos, sucumbiu e contribuiu para o declínio da escola.
b) Foi durante os avanços do século XVIII, que surgiu a primeira escola de surdos, cujo, nasceu junto com as primeiras fábricas.
c) A primeira escola de surdos de Paris, visava apenas a educação de parcialmente surdos de classe alta.
d) A primeira escola de surdos em Paris, foi fundada em XVIII, cujo, foi totalmente negligenciada e teve seu declínio em poucos anos.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
37. Nos primórdios da educação dos surdos, quem foi, segundo os registros, o primeiro professor de surdos da história?
a) John Bulwer.
b) Pedro Ponce de Léon.
c) Juan Pablo Bonet.
d) Bartolo della Marca d'Ancona
e) Girolano Cardano.
a) John Bulwer.
b) Pedro Ponce de Léon.
c) Juan Pablo Bonet.
d) Bartolo della Marca d'Ancona
e) Girolano Cardano.
38. No século XVIII, haviam estudos e defensores da educação obrigatória para os surdos, assinale a alternativa correta.
a) O escocês Dalgarno descreveu um sistema primitivo do alfabeto gestual, a fim de caracterizar o desenvolvimento intelectual.
b) O abade L?Epée foi o primeiro a considerar que os Surdos não tinham uma língua.
c) O espanhol Jacob Rodrigues Pereire, priorizava a fala e proibia o uso dos gestos. Seu objetivo era ensinar os surdos a se comunicarem através do método oral.
d) O alemão Wilhelm Keger, defendeu a educação facultatória para os Surdos.
a) O escocês Dalgarno descreveu um sistema primitivo do alfabeto gestual, a fim de caracterizar o desenvolvimento intelectual.
b) O abade L?Epée foi o primeiro a considerar que os Surdos não tinham uma língua.
c) O espanhol Jacob Rodrigues Pereire, priorizava a fala e proibia o uso dos gestos. Seu objetivo era ensinar os surdos a se comunicarem através do método oral.
d) O alemão Wilhelm Keger, defendeu a educação facultatória para os Surdos.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
39. Segundo um dos percursores, Juan Pablo Bonet, o que significa o oralismo?
a) O oralismo, para Bonet, era a ressignificação do estudo da surdez, ou melhor, para ele, os surdos deveriam aprender apenas a leitura e a leitura labial.
b) O oralismo, visava o aprendizado da leitura apenas das classes sociais altas.
c) Abordagem educacional que se preocupa com o ensino da fala e da escrita através da leitura labial, ou seja, acredita que os surdos deveriam aprender a leitura e a escrita.
d) O oralismo é a preocupação da colocação do surdo na sociedade, visando, tira-los, nos tempos primórdios das margens da sociedade.
a) O oralismo, para Bonet, era a ressignificação do estudo da surdez, ou melhor, para ele, os surdos deveriam aprender apenas a leitura e a leitura labial.
b) O oralismo, visava o aprendizado da leitura apenas das classes sociais altas.
c) Abordagem educacional que se preocupa com o ensino da fala e da escrita através da leitura labial, ou seja, acredita que os surdos deveriam aprender a leitura e a escrita.
d) O oralismo é a preocupação da colocação do surdo na sociedade, visando, tira-los, nos tempos primórdios das margens da sociedade.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
40. A legislação em vigor propõe que a língua de sinais seja a língua de instrução dos surdos e a Língua Portuguesa seja trabalhada na modalidade escrita por meio de exposição de texto, uma vez que a leitura se constitui como principal fonte para a aprendizagem da Língua Portuguesa. A inclusão de Libras nos cursos de formação dos professores visa instrumentalizá-los na língua de sinais a fim de que sejam capazes de mostrar para os alunos as diferenças e semelhanças entre uma língua e outra. Estas diretrizes da educação bilíngue são garantidas por meio de qual documento?
a) Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
b) Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005.
c) Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999.
d) LDB, lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
a) Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
b) Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005.
c) Decreto 3.298, de 20 de dezembro de 1999.
d) LDB, lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
41. Através dos anos e a insatisfação com os resultados do Oralismo na educação dos surdos no mundo, foi proposta uma abordagem que inclui recursos como a fala, escrita, gestos, mímica, pantomima, sinais, e outros recursos, é conhecida como:
a) Abordagem Minimalista.
b) Datilografia Moderna.
c) Comunicação Total.
d) Oralidade Moderna.
a) Abordagem Minimalista.
b) Datilografia Moderna.
c) Comunicação Total.
d) Oralidade Moderna.
e) Nenhuma das alternativas acima.
42. O que é o bilinguismo para surdos?
a)Bilinguismo ocorre quando o estudante aprende a língua de sinais do seu país e subsidiariamente, de outro país.
b) O bilinguismo é o aprendizado do aluno em duas línguas natais do seu país, onde sempre prevalecerá como primeira língua, a língua portuguesa e posteriormente, a língua de sinais.
c) O bilinguismo é uma proposta de ensino usada por escolas que pretendem tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar, sendo uma do seu país natal e outra, da escolha no estudante.
d) O bilinguismo propõe que os surdos devem usar a sua língua natural, a libras, que é a sua primeira língua e posteriormente devem aprender a língua portuguesa, pois para eles é segunda língua.
a)Bilinguismo ocorre quando o estudante aprende a língua de sinais do seu país e subsidiariamente, de outro país.
b) O bilinguismo é o aprendizado do aluno em duas línguas natais do seu país, onde sempre prevalecerá como primeira língua, a língua portuguesa e posteriormente, a língua de sinais.
c) O bilinguismo é uma proposta de ensino usada por escolas que pretendem tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar, sendo uma do seu país natal e outra, da escolha no estudante.
d) O bilinguismo propõe que os surdos devem usar a sua língua natural, a libras, que é a sua primeira língua e posteriormente devem aprender a língua portuguesa, pois para eles é segunda língua.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
43. No Brasil, após o declínio do oralismo, qual foi o método adotado no país?
a) Atualmente aqui no Brasil, a proposta aceita e que vem sendo largamente utilizada pelas escolas, associações e institutos, é a abordagem bilíngue, além do uso da língua de sinais.
b) No Brasil, com o declínio do oralismo, a língua de sinais ainda é marginalizada e não é aplicada em todas as escolas do país.
c) No Brasil, até hoje, vigora o método do oralismo, cujo proíbe a língua de sinais nas escolas. A pratica de amarrar as mãos dos estudantes ainda é utilizada.
d) A língua de sinais teve seu auge no Brasil, e começou a lecionar librar tanto nas escolas para os surdos, quanto nas universidades de licenciatura para professores, entretanto, o bilinguismo ainda não é uma realidade no país.
a) Atualmente aqui no Brasil, a proposta aceita e que vem sendo largamente utilizada pelas escolas, associações e institutos, é a abordagem bilíngue, além do uso da língua de sinais.
b) No Brasil, com o declínio do oralismo, a língua de sinais ainda é marginalizada e não é aplicada em todas as escolas do país.
c) No Brasil, até hoje, vigora o método do oralismo, cujo proíbe a língua de sinais nas escolas. A pratica de amarrar as mãos dos estudantes ainda é utilizada.
d) A língua de sinais teve seu auge no Brasil, e começou a lecionar librar tanto nas escolas para os surdos, quanto nas universidades de licenciatura para professores, entretanto, o bilinguismo ainda não é uma realidade no país.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
44. O que descreve e defende a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional?
a) Defende que, de preferência, a educação dessas pessoas deve acontecer na escola regular. Assegura que é dever do estado a oferta de educação infantil na faixa etária de 0 a 6 anos e confere que devam existir ainda métodos, técnicas e profissionais adequados com vistas a atender as especificidades das pessoas especiais.
b) Defende e descreve que a educação deve ser feita regularmente em escola especial para cada condição. Ainda, deverá o estudante adaptar-se ao estudo nas escolas regulares.
c) Defende que as escolas não são obrigatórias a manter qualquer profissional habilitado a s comunicar com o surdo, sendo assim, aplicando como primeira língua a língua portuguesa.
d) Defende que, de preferência, a educação dessas pessoas deve acontecer na escola especial. Assegura que é dever do estado a oferta de educação infantil na faixa etária de 0 a 1 ano e confere que devam existir ainda métodos, técnicas e profissionais adequados com vistas a atender as especificidades das pessoas especiais.
a) Defende que, de preferência, a educação dessas pessoas deve acontecer na escola regular. Assegura que é dever do estado a oferta de educação infantil na faixa etária de 0 a 6 anos e confere que devam existir ainda métodos, técnicas e profissionais adequados com vistas a atender as especificidades das pessoas especiais.
b) Defende e descreve que a educação deve ser feita regularmente em escola especial para cada condição. Ainda, deverá o estudante adaptar-se ao estudo nas escolas regulares.
c) Defende que as escolas não são obrigatórias a manter qualquer profissional habilitado a s comunicar com o surdo, sendo assim, aplicando como primeira língua a língua portuguesa.
d) Defende que, de preferência, a educação dessas pessoas deve acontecer na escola especial. Assegura que é dever do estado a oferta de educação infantil na faixa etária de 0 a 1 ano e confere que devam existir ainda métodos, técnicas e profissionais adequados com vistas a atender as especificidades das pessoas especiais.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
45. Para cursos superiores de até 5 anos, qual a porcentagem obrigatória da matéria de libras?
a) 100% do tempo do curso da instituição.
b) Todas as alternativas estão incorretas.
c) 20% do tempo do curso da instituição.
d) 10% do tempo do curso da instituição.
e) 60% do tempo do curso da instituição.
46. Como sucederá a formação docente para ensino de libras?
a) A formação de docentes para o ensino de libras, é de exclusividade dos surdos.
b) A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível primário, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
c) A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
d) A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível de ensino médio, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
a) 100% do tempo do curso da instituição.
b) Todas as alternativas estão incorretas.
c) 20% do tempo do curso da instituição.
d) 10% do tempo do curso da instituição.
e) 60% do tempo do curso da instituição.
46. Como sucederá a formação docente para ensino de libras?
a) A formação de docentes para o ensino de libras, é de exclusividade dos surdos.
b) A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível primário, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
c) A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
d) A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível de ensino médio, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua.
47. No Decreto 5.626/05, determina-se em seu 3º artigo, a inclusão de que?
a) Determina a inclusão de libras como disciplina curricular obrigatória unicamente nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério apenas em instituições públicas.
b) Determina a inclusão de libras como disciplina curricular obrigatória unicamente nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério.
c) Determina a inclusão de libras como disciplina curricular obrigatória unicamente nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério apenas em instituições federais.
d) Determina a inclusão de libras como disciplina curricular obrigatória unicamente nos cursos de formação de fonoaudiologia.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
a) Exame de audição que consiste em auferir o quando o paciente ouve, e se eventualmente, configura cura.
b) Aparelho auditivo utilizado regularmente e diariamente a fim de escutar 20% dos sons externos.
c) Aparelho utilizado a fim de resgatar a audição em casos de surdez reversível.
d) Exame da audição realizado por meio de instrumentos e avaliação da capacidade para apreender os diferentes sons da fala e de classificação de surdez em vários graus.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
a) Considera como deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
b) Considera como deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 100Hz, 10.000Hz, 20.000Hz e 30.000Hz.
c) Considera como deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de sessenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
d) Considera como deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de vinte e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 50Hz, 1000Hz, 200Hz e 300Hz.
e) Considera como deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 100Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
50) Dentre os deveres fundamenteis do interprete, presentes no Código de Ética, estão: I. O intérprete deve ser uma pessoa de alto caráter moral, honesto, consciente, confidente e de equilíbrio emocional. Ele guardará informações confidenciais e não poderá trair confidencias, as quais foram confiadas a ele. II. O intérprete deve reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, procurando assistência de outros intérpretes e/ou profissionais, quando necessário, especialmente em palestras técnicas. III. O intérprete deve manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias, a menos que seja requerido pelo grupo a fazê-lo.
a) Apenas a opção I está correta.
b) Opção I e II estão incorretas.
c) Opção II e III estão incorretas.
d) As opções I, II e III estão corretas.
e) As opções I, II e III estão incorretas.
51) Dentre as responsabilidades profissionais do interprete, assinale a alternativa que contenha a resposta certa.b) Opção I e II estão incorretas.
c) Opção II e III estão incorretas.
d) As opções I, II e III estão corretas.
e) As opções I, II e III estão incorretas.
a) É de responsabilidade do interprete verificar e assegurar se a comunicação do surdo para com sua família ouvinte é efetiva.
b) É responsabilidade total do interprete, assegurar pela segurança do surdo.
c) É de responsabilidade do interprete, esforçar-se para reconhecer os vários tipos de assistência ao surdo e fazer o melhor para atender as suas necessidades particulares.
d) É de total responsabilidade do interprete, assegurar o nível e a não utilização de gírias e ditados populares nas escolas.
b) É responsabilidade total do interprete, assegurar pela segurança do surdo.
c) É de responsabilidade do interprete, esforçar-se para reconhecer os vários tipos de assistência ao surdo e fazer o melhor para atender as suas necessidades particulares.
d) É de total responsabilidade do interprete, assegurar o nível e a não utilização de gírias e ditados populares nas escolas.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
52) No que tange a remuneração do interprete, assinale a alternativa correta.
a) A profissão de interprete, é regulamentada como trabalho voluntário, logo, caracteriza-se como sem fins lucrativos.
b) A remuneração do interprete, deverá sempre ser menor do que um professor regular, visto que, geralmente o contingente de alunos surdos nas escolas são mínimos.
c) A remuneração do interprete, deverá, sempre, ser de acordo com a tabela nacional estabelecida e aprovada pelo Senado.
d) A remuneração do interprete, deverá, sempre, ser de acordo com a tabela estadual estabelecida e aprovada pela FENEIS.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
52) No que tange a remuneração do interprete, assinale a alternativa correta.
a) A profissão de interprete, é regulamentada como trabalho voluntário, logo, caracteriza-se como sem fins lucrativos.
b) A remuneração do interprete, deverá sempre ser menor do que um professor regular, visto que, geralmente o contingente de alunos surdos nas escolas são mínimos.
c) A remuneração do interprete, deverá, sempre, ser de acordo com a tabela nacional estabelecida e aprovada pelo Senado.
d) A remuneração do interprete, deverá, sempre, ser de acordo com a tabela estadual estabelecida e aprovada pela FENEIS.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
53) O que consiste o Exame Prolibras?
a) MBA em Libras.
b) Mestrado em Libras.
c) Pós Graduação em Libras.
d) Exame de Proficiência em Libras.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
54) Defina o conceito de acessibilidade.
a) A acessibilidade preconiza a promoção da eliminação de barreiras de acessibilidade e facilidade e estabelece mecanismos e alternativas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.
b) A acessibilidade preconiza a promoção da eliminação de barreiras de comunicação e estabelece mecanismos e alternativas que tornem menos acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.
c) A acessibilidade preconiza a promoção da eliminação de barreiras de comunicação e estabelece mecanismos e alternativas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.
d) A acessibilidade preconiza a promoção da implementação de barreiras de comunicação e estabelece mecanismos e alternativas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.
a) A acessibilidade preconiza a promoção da eliminação de barreiras de acessibilidade e facilidade e estabelece mecanismos e alternativas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.
b) A acessibilidade preconiza a promoção da eliminação de barreiras de comunicação e estabelece mecanismos e alternativas que tornem menos acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.
c) A acessibilidade preconiza a promoção da eliminação de barreiras de comunicação e estabelece mecanismos e alternativas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.
d) A acessibilidade preconiza a promoção da implementação de barreiras de comunicação e estabelece mecanismos e alternativas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
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