Pedagogia - Educação Especial e Inclusiva

 

Questões sobre Educação Especial e Inclusiva



1) (AOCP 2010) De acordo com a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, NÃO podemos afirmar que
a) o atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
b) para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência, bem como conhecimentos gerais da área.
c) na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
d) constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
e) tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais.


2) (CETRO 2008) De acordo com Carvalho (2004), para promover a educação inclusiva, precisamos
a) enfrentar os mecanismos de exclusão existentes no sistema educacional, ampliando-o, diversificando suas ofertas, aprimorando sua cultura e práticas pedagógicas e, principalmente, articulando-o com todas as políticas públicas.
b) eliminar a exclusão dos portadores de necessidades especiais, grupo que não foi alcançado pelas medidas de inclusão que obtiveram sucesso com alunos do Ensino Fundamental, conforme mostram as estatísticas de pesquisas na área.
c) incluir concretamente: colocar os portadores de necessidades especiais nas turmas de ensino regular, pois a integração, realizada há um longo tempo no sistema, está superada e não oferece os benefícios da convivência.
d) criar a cultura da inclusão com urgência, para que todos os portadores de necessidades especiais tenham condições de conviverem com crianças consideradas no padrão de "normalidade".
e) inserir o aluno com necessidades especiais numa turma de alunos ditos "normais", como meio fundamental de garantir o exercício do convívio entre as diferenças, numa sociedade plural como a brasileira.

3) (CESPE 2017) No que se refere à educação inclusiva, de acordo com a LDB, assinale a opção correta.
a) Nos cursos de formação inicial de professores, é facultativa a oferta de disciplinas e conteúdos específicos relacionados aos fundamentos da educação especial.
b) A estimulação precoce ao aprendizado, que consiste em ação inerente à prática do professor, deve ser realizada desde o início da alfabetização.
c) Tanto os sistemas de ensino quanto os professores devem assegurar aos alunos com necessidades educacionais especiais métodos e recursos para atender às suas necessidades, sem, no entanto, modificar o currículo da escola.
d) A LDB faz referência a dois perfis de professores para atuar com alunos com necessidades educacionais especiais: o professor da classe comum capacitado e o professor especializado em educação especial.
e) A pós-graduação é requisito mínimo para habilitar o professor para atuar na educação especial.

4) (IFB 2017) Os processos de inclusão nas escolas são muito importantes e poderosos na medida em que rompem com paradigmas conservadores e limitantes que indicam haver alunos ideais e, por contrapartida, alunos indesejáveis. Indique a sentença CORRETA.
a) Na inclusão pode ser necessário atribuir a certos alunos identidades que facilitam as formas de trabalho, tais como: alunos especiais, ou com problemas de aprendizagem e outros tais.
b) Ambientes escolares inclusivos podem necessitar que se eleja uma identidade como norma em relação às demais para que seja fundamentada uma concepção de identidade padrão.
c) A inclusão questiona a fixação de modelos ideais, a normalização de perfis específicos de alunos e a seleção dos eleitos para frequentar as escolas.
d) Nas escolas inclusivas a identidade normal é tida como natural, generalizada e positiva em relação às demais, e sua definição provêm do processo pelo qual o poder se manifesta na escola, elegendo uma identidade específica através da qual as outras identidades são avaliadas e hierarquizadas.
e) Apesar das identidades serem transitórias, instáveis, inacabadas e, portanto, os alunos não serem categorizáveis, é importante definir certas características escolhidas pela equipe escolar para visualização de padrões desejáveis.

5) (CESGRANRIO 2013) O programa Educação Para Todos (EPT), da Unesco, tem apontado alguns desafios a fim de melhorar a relação entre a educação e o mundo do trabalho. No que se refere ao contexto brasileiro, são qualificações que vêm sendo monitoradas pelo EPT:
a) Universalização do ensino superior / Profissionalização dos adultos / Desenvolvimento industrial / Paridade entre os gêneros
b) Universalização da educação primária / Profissionalização dos jovens / Empregabilidade dos adultos / Desenvolvimento regional
c) Universalização educacional / Plano de cargos e salários dos professores / Desenvolvimento regional / Paridade entre raças
d) Universalização do ensino médio / Analfabetismo juvenil / Empregabilidade dos adultos / Paridade entre os gêneros
e) Universalização da educação primária / Aprendizagens dos jovens / Alfabetização dos adultos / Paridade entre os gêneros

6) (FGV 2014) Em relação à Educação Inclusiva no Brasil, assinale a opção correta.
a) O psicólogo escolar deve trabalhar as propostas de educação inclusiva junto à equipe da escola
b) O acompanhamento clínico, no caso de portadores de necessidades especiais, faz parte do trabalho do psicólogo escolar.
c) A permanência da criança na escola pública depende de uma avaliação semestral do psicólogo escolar.
d) Apesar dos documentos relativos à educação inclusiva, não há avanço numérico das publicações sobre o tema.
e) As crianças portadoras de necessidades especiais, somente após uma avaliação psicológica, poderão ser matriculadas em escolas públicas.

7) CETRO 2008) De acordo com Carvalho (2004), para promover a educação inclusiva, precisamos
incluir concretamente:
a) colocar os portadores de necessidades especiais nas turmas de ensino regular, pois a integração, realizada há um longo tempo no sistema, está superada e não oferece os benefícios da convivência.
b) criar a cultura da inclusão com urgência, para que todos os portadores de necessidades especiais tenham condições de conviverem com crianças consideradas no padrão de "normalidade".
c) eliminar a exclusão dos portadores de necessidades especiais, grupo que não foi alcançado pelas medidas de inclusão que obtiveram sucesso com alunos do Ensino Fundamental, conforme mostram as estatísticas de pesquisas na área.
d) inserir o aluno com necessidades especiais numa turma de alunos ditos "normais", como meio fundamental de garantir o exercício do convívio entre as diferenças, numa sociedade plural como a brasileira.
e) enfrentar os mecanismos de exclusão existentes no sistema educacional, ampliando-o, diversificando suas ofertas, aprimorando sua cultura e práticas pedagógicas e, principalmente, articulando-o com todas as políticas públicas.


8) (COSEAC 2016) A Portaria FME 087/2011, em seu Art. 5º, § 5º afirma que poderão ser formados Grupos de Referência, constituídos apenas por alunos surdos, cursando o 1º e o 2º Ciclos do Ensino Fundamental, agrupados segundo os critérios estabelecidos para estes ciclos, observada a modulação. E, no § 6º, comunica que os alunos surdos ou deficientes auditivos de 3º e 4º Ciclos serão incluídos em Grupos de Referência compostos por alunos ouvintes e contarão com a presença de um Intérprete (LIBRAS/PORTUGUÊS), e será observada a modulação, por Grupo de Referência, com número de alunos surdos ou deficientes auditivos até:
a) 12 alunos surdos ou deficientes auditivos.
b) 05 alunos surdos ou deficientes auditivos.
c) 10 alunos surdos ou deficientes auditivos.
d) 15 alunos surdos ou deficientes auditivos.
e) 06 alunos surdos ou deficientes auditivos.


9) (VUNESP 2015) São atendidos, nas Salas de Recursos Multifuncionais, alunos público-alvo da educação especial, conforme estabelecido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto no 6.571/2008. São atendidos, portanto, alunos
a) com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades/super dotação.
b) deficientes, com distúrbios de aprendizagem e superdotados.
c) portadores de deficiência, com problemas mentais com QI superior.
d) especiais, hiperativos e superdotados.
e) de inclusão, autistas e com altas habilidades

10) (FGV 2014) Relacione os documentos internacionais sobre Educação às respectivas características. 1. Declaração do Milênio 
2. Declaração Mundial de Educação para Todos 
3. Marco de Ação de Dakar 
(  ) Reuniu todos os países das Nações Unidas em torno de oito metas de desenvolvimento social.
(  ) Forneceu a oportunidade de avaliar os avanços e retirar lições da década anterior. 
(  ) Enfatiza, entre outros aspectos, o direito de crianças, jovens e adultos à educação de qualidade. Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
a)) 1 - 2 - 3
b) 2 - 1 - 3
c) 1 - 3 - 2
d) 3 - 1 - 2
e) 2 - 3 - 1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO CARTESIANO (EF06MA16) - Atividade 04/07 - 6º ANO

UNIDADES DE MEDIDAS (EF06MA24) - Comprimento - 6º Ano

Plantas Baixas e Vistas Aéreas (EF06MA28) - 6º Ano - 01/09