FRAÇÕES EQUIVALENTES - 7° ANO

CADERNO DO ALUNO - SP FAZ ESCOLA - 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL



SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - FRAÇÕES EQUIVALENTES (ATIVIDADE 4)

Frações equivalentes são frações que representam a mesma quantidade.
O desenho acima ilustra frações equivalentes, ou seja, frações que representam a mesma quantidade.

1/2   =   2/4   =   4/8


Propriedades das frações equivalentes


Quando multiplicamos ou dividimos o numerador e o denominador de uma fração por um mesmo número diferente de zero, obtemos uma fração equivalente à fração inicial.
  : 4 =   1                                            4   x 2 =   8             
  8  : 4 =   2                                            8   x 2     16

Simplificação de frações
Quando é possível dividir o numerador e o denominador por um mesmo número diferente de 1 dizemos que houve a simplificação de fração.
Quando simplificamos uma fração e obtemos numerador e denominador que tem apenas o 1 como divisor comum, dizemos que a fração é irredutível, ela não pode ser mais simplificada.

     12   =    12 : 2    =    6  
     16         16 : 2           8

      6   =    6 : 2    =    3  
      8         8 : 2          4

ATIVIDADES

1. Determine qual das opções abaixo não é equivalente a:
13
14
a) 26 : 2  =  13 
    28 : 2       14


b) 169 : 13 =  13 
    182  : 13     14


c) 182  : 13 =  14 
    210 - 210 Não é divisível por 13.

A fração acima não é equivalente a 13/14

d) 208
    224
e) 260
    280

2. Determine qual das imagens abaixo representa uma fração equivalente a:
4
8























A imagem que representa a fração equivalente a 4/8 é da alternativa c.
 4  : 4 =  1   =    1 x 3    =    3  
 8  : 4     2         2 x 3          6

3. Complete as lacunas para tornar as frações equivalentes.

a)  3  = 3 x 9 =  27 
     4     4  x 9    36

b)  7  = 7 x 6 =   42 
    15    15 x 6     90

c)   9   = 9 x 6 =  54  = 54 : 2 =  27 
     14  = 9 x 14   84      84 : 2 = 42

d)   2  = 2 : 2 =  1  = 1 x 4 =  4 
     10    10 :2=   5     5 x 4    20

4. Simplifique as frações a seguir, de modo a torná-las irredutíveis.














a)  3  :3 =  1 
     6  :3     2

b)  12  :4 =  3 
     20   :4    5

c)  18  :2 =  9 
      32 :2    16

d)  30  : 0 =  3 
     70  :10     7

e)  14  :2 =  7 
     30  :2     15

5.  Dada a fração abaixo, qual das alternativas é igual a, respectivamente, uma fração equivalente a ela e à sua fração irredutível?
 8
28

  8   = 8 : 4 =  2 
28    28 : 4     7

 2  é a fração irredutível
7                                   
a)  2  e  14  essa está invertida a resposta
     7      49
b)  14  e  2  X essa é alternativa correta 
     49      7
c)  4  e  2 
    21     7
d)  1  e  21 
     3      46
e)  4  e 13 
     7     60




“O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. ” 
Isaac Newton


Observação: Esse conteúdo é para vocês copiarem e responderem no caderno, a explicação colocarei no meu canal. Trabalharemos e estudaremos virtualmente enquanto estamos afastados devido o perigo de propagação do vírus COVID 19.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO CARTESIANO (EF06MA16) - Atividade 04/07 - 6º ANO

UNIDADES DE MEDIDAS (EF06MA24) - Comprimento - 6º Ano

Plantas Baixas e Vistas Aéreas (EF06MA28) - 6º Ano - 01/09