RAZÃO - 7°

CADERNO DO ALUNO  SP FAZ ESCOLA    -   SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
7º ANO

ATIVIDADE 1 - RAZÃO POR TODA PARTE


Razão vem do latim ratio, e significa "divisão".
A comparação entre dois números racionais, através de uma divisão, chama-se razão.

Representação: 
* 1 : 5 
   ou
*    1  
      5

Exemplos:

I) Na sala da 6ª B de um colégio há 20 meninos e 15 meninas. Encontre a razão entre o número de meninas e meninos.
Lembrando que razão é uma divisão, iremos montar:
  15   ou seja para cada 20 meninos temos 15 meninas.
  20


Vamos simplificar essa fração:
  15    : 5   =     3      ou seja, para cada 4 meninos temos 3 meninas.
  20    : 5          4

  15    =    3       -   frações equivalentes
  20          4
  
II) Em um jogo de basquete, a equipe de José e de Carlos marcaram 70 pontos, dos quais José marcou 10 pontos e Carlos marcou 15. Com base nessas informações determine:
a) a razão entre o número de pontos marcados por José e o número de pontos marcados por Carlos.
  10   :5 =   2  
  15   :5      3
b) razão entre o número de pontos marcados por José e o número de pontos marcados pela equipe.
  10   :10 =   1  
  70   :10      7

III) Determine a razão entre o lado do pentágono menor com o lado do hexágono maior.
             1  
             2







IV)  Determine a razão entre o comprimento e a altura do paralelepípedo abaixo:
comprimento = 10 cm
altura = 3 cm
  10  
   3



V) Por exemplo, uma casa que possui um comprimento de 20 metros deve ser representada em um desenho de no máximo 20 cm. Vemos que as unidades de medida não são as mesmas, portanto, vamos ter que transformar o metro em cm, pois é nesta unidade que representaremos o desenho, 20 metros = 2000 centímetros.
A escala é simplesmente a razão entre o tamanho do desenho e o tamanho real, assim, para o nosso exemplo:
Escala   =     tamanho do desenho no papel  
                          tamanho no real


Escala =   20    :20  =     1   
               2000  :20       100


VI) Determine a escala da planta de um terreno na qual o comprimento de 60 metros foi representado por um segmento de 3 cm.
Transformando metros em centímetros 60 x 100 = 6000 cm
E =     3      :3  =     1   
        6000   :3      2000


ATIVIDADES

1. Em uma sala de aula com 50 alunos, 30 são meninos e 20 são meninas. Determine as razões descritas abaixo:
a) Razão entre o número de meninas e a quantidade total de alunos.
b) Razão entre o número de meninos e a quantidade total de alunos.

2. A palavra “velocidade” geralmente significa velocidade média, que é a razão entre um deslocamento e o intervalo de tempo gasto para efetuar esse deslocamento. Qual foi a velocidade média de um automóvel que percorreu 480 km em 5 horas?

3. A idade de Antônio é 30 anos e a idade de Sebastiana é 45 anos. Qual é a razão entre as idades de Antônio e Sebastiana?

4. Uma caixa de bombons possui 350 g de peso líquido e 400 g de peso bruto. Qual é a razão do peso líquido para o peso bruto?

5. Calcule a razão do 1º para o 2º número, nos pares apresentados abaixo:
a) 30 e 50
b) 39 e 26
c) 3 e 6
d) 2 e 14

6. Num exame, havia 180 candidatos. Tendo sido aprovados 60, determine a razão entre o número de reprovados e o de aprovados.

7. Numa sala com 50 alunos, 15 são mulheres. Determine:
a) a razão do número de homens para o número de mulheres.
b) a razão do número de mulheres para o total de alunos.
c) de cada 10 alunos, quantos são homens?
d) de cada 20 alunos, quantas são mulheres?

8. Em um mapa de uma pequena cidade, destaca-se a presença de uma rodovia, cuja extensão é de 15 quilômetros. No mapa em questão, sua medida está em 10 centímetros, determine a sua escala cartográfica.


9. Num mapa da Região Metropolitana de Curitiba, na escala 1:250.000, uma das pistas da rodovia BR-116 aparece desenhada com um milímetro de largura. A partir dessa informação, determine a largura da pista.


"Nada se cria, tudo se transforma." 
Antoine Lavoisier.



CORREÇÃO






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