SEQUÊNCIA POR ARITMÉTICA E ÁLGEBRA (EF07MA13) - 7º ANO

Habilidade: (EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.

ATIVIDADES


1. Observe com atenção a sequência a seguir:



a) O símbolo I.
b) O símbolo II.
c) O símbolo III.
d) O símbolo I ou III.
e) O símbolo II ou  IV.

2. Porque é possível escolher mais de um símbolo para continuar o padrão da sequência?

3. Desenhe os 12 primeiros símbolos da sequência apresentada na atividade 1, numerando conforme sua posição.

4. Qual símbolo deve ser colocado na 17ª posição da sequencia? E na posição 276?

5. Escreva uma regra que permita identificar exatamente o símbolo correspondente a cada uma das posições da sequência?

6. Agora vamos trabalhar com a álgebra (letras). Observe a sequência seguir:

p i p i p i ...

Qual é a próxima letra que deve ser colocada na sequência para que seja mantido o seu padrão? 
I. p           II.   i            III.  i p i              IV. p i p             V. p i

a) O símbolo I.
b) O símbolo II.
c) O símbolo III.
d) O símbolo I ou IV.
e) O símbolo I ou V.

7. Porque é possível escolher mais de uma alternativa para continuar o padrão da sequência?

8. Escreva as 15 primeiras letras da sequência apresentada na atividade 6, numerando conforme sua posição.

9. Qual letra deve ser colocada na 23ª posição da sequência? E na posição 194?

10. Escreva uma regra que permita identificar exatamente a letra correspondente a cada uma das posições da sequência?

11. Escreva uma regra de identificação dos símbolos para cada uma das sequências a seguir;
a) Sequência 1.





b) Sequência 2.

x y z x y z ...

c) Sequencia 3.



d) Sequência 4.

a b c d a b c d ...

12. Tendo como base as sequências da atividade anterior, desenhe:
a) a figura que ocupa a 108ª posição da Sequência 1;
b)  a figura que ocupa a 75ª posição da Sequência 2;
c)  a figura que ocupa a 176ª posição da Sequência 3;
d)  a figura que ocupa a 584ª posição da Sequência 4;

13. Observe a sequência a seguir e responda às perguntas:



a) Qual é a próxima figura da sequência?
b) Como podemos descrever em palavras as posições que encontramos a estrela de 5 pontas?
c) Como podemos descrever em palavras as posições que encontramos a estrela de 4 pontas e o losango?
d) Qual é a figura que ocupa a 273ª posição?

14. Para fazer a leitura de consumo de água de Limeira, a empresa BRK dividiu a cidade em 180 regiões e estabeleceu o seguinte calendário:







a) Cite cinco regiões da cidade que recebem os leitores de consumo de água às sextas-feiras?
b) Que regiões de Limeira recebem os leitores de consumo d'água aos sábados?
c) Em que dia da semana a região 180 recebe o leitor de consumo de água? E a região 129?
d) Como podemos descrever, em palavras, as regiões nas quais a leitura do consumo de água acontece às 5ª feiras?

15. Complete a sequência das potências de 7 até conseguir identificar o padrão de repetição do
algarismo das unidades e, em seguida, responda às perguntas.





a) Quais são os algarismos que se repetem na casa das unidades? Em que ordem?
b) Explique por que esse padrão acontece.
c) Para quais expoentes da potência de 7 os resultados serão números terminados em 1?
d) Para quais expoentes da potência de 7 os resultados serão números terminados em 7?
e) Qual é o algarismo da unidade do resultado da potência 7^179?

16. Observe a sequência de estrelinhas e responda às perguntas.








a) Desenhe as estrelinhas que devem ocupar as posições 5, 6 e 7.

b) Preencha a coluna, associando o número de estrelinhas com a posição da figura.
POSIÇÃO       NÚMERO DE ESTRELINHAS
      1               _________________________
      2                ________________________
      3                 _______________________
      4                 _______________________
      5                 _______________________
      6                  ______________________

c) Quantas estrelinhas terá a figura que ocupa a 10ª posição?

d) E a figura que ocupa a 45ª posição?

e) Descreva, em palavras, o padrão de formação dessa sequência.

Fonte: Caderno do Aluno SP Faz Escola - Matemática - 7º Ano


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