UNIDADES DE MEDIDAS (EF06MA24) - Comprimento - 6º Ano
Habilidade: (EF06MA24) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
Grandeza é tudo o que pode ser medido.
Exemplos de grandezas:
- comprimento;
- massa;
- tempo;
- temperatura;
- área;
- volume;
- capacidade.
Para medir uma grandeza de mesma natureza comparamos e verificamos quantas vezes uma contém a outra.
Para medir qualquer grandeza, é necessário:
1º - escolher uma unidade de medida;
2º - comparar a grandeza com a unidade;
3º - expressar o resultado por números.
Os registros das medições são formadas por uma parte numérica e a unidade de medida. Por exemplo:
Sistema Internacional de Medidas
Medidas de Comprimento
O metro é a unidade de medida padrão para a grandeza comprimento.
Para medir comprimentos menores ou maiores que o metro, foram criados os submúltiplos e múltiplos do metro
Instrumentos de medida
- Régua - dividida em centímetros e milímetros.
- Paquímetro - usado para medir as dimensões internas e externas de peças pequenas com precisão de 0,01 mm.
- Trena - dividida em centímetros e milímetros.
- Fita métrica - dividida em centímetros e milímetros.
- Micrômetro - usado para medir espessura, altura, profundidade de pequenas peças.
- Trena a laser - usada para medir distâncias em metros.
Transformação das unidades de medida de comprimento
Convertendo quilômetro para metro
Exemplo:
Converta 19,71 km em m.
Partindo do quilômetro no esquema e descendo três degraus, chegamos ao metro. Assim iremos multiplicar o valor de 19,71 por 10 três vezes, ou seja, multiplicaremos por 1000, pois 10 . 10 . 10 = 1000.
19,71 . 1000 = 19 710 m
Logo, 19,74 km equivale a 19 710 m.
Convertendo centímetro para metro
Exemplo:
Converta 16 100,8 cm em m.
Partindo do centímetro no esquema e subindo dois degraus, chegamos ao metro. Assim iremos dividir o valor de 16 100,8 por 10 duas vezes, ou seja, dividiremos por 100, pois 10 . 10 = 100.
16 100,8 : 100 = 161,008 m
Logo, 16 100,8 cm equivale a 161,008 m.
ATIVIDADES
1. Escreva a unidade de medida do comprimento que você considera mais adequada para expressar estas medidas:
a) distância entre dois estados;
b) comprimento de um feijão;
c) comprimento de uma casa;
d) comprimento de uma ponte;
e) largura de uma folha de sulfite.
2. Indique o instrumento de medida mais adequado para medir o comprimento:
a) de um parafuso;
b) da cintura de uma pessoa;
c) de uma mesa;
d) de uma sala de aula;
e) de um caderno.
3. Estime as medidas indicadas em cada item. Em seguida, use uma régua para verificar se suas estimativas ficaram próximas das medidas reais.
a) Comprimento da sua caneta.
b) Comprimento do seu pé.
c) Largura do seu caderno.
d) Largura do seu celular.
e) Comprimento da sua mão.
4. Complete as sentenças com o valor correspondente.
a) 21,15 dam equivalem _____dm.
b) 12,18 cm equivalem a _____hm.
c) Em cinco quilômetros, temos _____decâmetro.
d)Dezesseis metros e 6 centímetros equivalem a _____ milímetros.
e) 2,75 dm equivalem a _____milímetros.
5. Associe os elementos a seguir com a medida mais apropriada:
I. Altura de um homem
II. Comprimento de uma cozinha
III. Distância entre duas cidades
IV. Largura de um apontador de lápis
V. Comprimento de um caderno
VI. Espessura de um grafite
( ) 2,5 centímetros
( ) 1,75 metros
( ) 2 decímetros
( ) 6 metros
( ) 2 milímetros
( ) 200 quilômetros
6. Responda às questões a seguir:
a) Quantos centímetros equivalem a 1 metro?
b) Quantos metros equivalem 1 milímetro?
c) Quantos milímetros equivalem a 1 centímetro?
d) Quantos centímetros equivalem a 10 metros?
e) Quantos centímetros equivalem a 1 milímetro?
7. Faça uma pesquisa e registre qual é a diferença entre peso e massa.
Fonte: Geração Alpha - Matemática - 6º Ano - SM Educação
Comentários
Postar um comentário