Postagens

Cyberbullying: a violência virtual - Tecnologia

  HABILIDADES:  TDIC Reconhecer a presença do cyberbullyung, identificando diferentes formas de manifestação da intolerância digital, posicionando-se contrariamente e vislumbrando possibilidades  de denúncia. OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDOS:  Criatividade, remix e questões éticas e legais  envolvidas nos usos das TDIC. Cyberbullying: a violência virtual Na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso. Como o espaço virtual é ilimitado, o poder de agressão se amplia e a vítima se sente acuada mesmo fora da escola. E o que é pior: muitas vezes, ela não sabe de quem se defender. Características Atualmente, as relações sociais estão interligadas e mediadas pela internet. Consequentemente, diversos tipos de comportamento que são presentes na vida cotidiana aparecem também nesse meio – incluindo o bullying. Assim, surge o cyberbullying. Veja abaixo como id...

AUTOCONHECIMENTO - PROJETO DE VIDA - 1ª SÉRIE - EM

Imagem
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:  Autoconfiança, iniciativa social, organização, responsabilidade, curiosidade para aprender e empatia. OBJETOS DE CONHECIMENTO/CONTEÚDO:  Promover o autoconhecimento e desenvolvimento socioemocional, a partir de atividade gamificada de avaliação formativa de competências socioemocionais. AUTOCONHECIMENTO E PROJETO DE VIDA O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Ele envolve o uso da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem. Também pode ser um projeto ético, quando o que se busca é a realização de algo que leve o sujeito a ser mestre de si mesmo e, consequentemente, um ser humano melhor. Como podemos nos conhecer melhor? Leia os itens abaixo e reflita sobre se eles podem ajudá-lo a se conhecer melhor. 1. Características são o conjunto de atributos físicos e psicológicos que nos diferenciam das outras pessoas e fazem de Nós seres únicos no mundo. 2. Sentimentos são respostas afetivas que nossos corpo e nossa men...

EF08MA07 - EQUAÇÃO DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS ASSOCIADA COM UMA RETA NO PLANO CARTESIANO - 9ºANO

Imagem
 Habilidade: (EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano. Conteúdo:  Associação de uma equação linear de 1ºgrau a uma reta no plano cartesiano. EQUAÇÃO DO 1º GRAU COM DUAS INCÓGNITAS Exemplos de equações com duas incógnitas: A família Tank tem dois filhos. Sabendo que a soma das idades dos filhos, Gilmere e Gilvan, é 12 anos, qual  é a idade de cada um? Solução: - Primeiramente vamos adotar letras para representar os filhos Gilmere e Gilvan: Gilmere: x Gilvan: y - Vamos escrever uma expressão algébrica para representar a soma das idades das meninas: x + y = 12 Nessa expressão algébrica os expoentes das letras são 1, portanto temos uma equação do 1º grau com duas incógnitas. Temos várias respostas possíveis, tais como: 1ª Possibilidade: Se a idade de Gilmere for 8 anos, então Gilvan terá 4 anos. Colocando os valores na equação. Para x = 4, temos: x + y = 12 8 + y = 12 y = 12 - 8 y = 4 2ª Possibilidade: Se a idade...

Tecnologia e Inovação - 3ª série - EM

HABILIDADES:  TDIC Identificar diferentes usos das TDIC, reconhecendo suas especificidades e aplicabilidades em diferentes contextos e seus impactos nos serviços, na produção e na interação social e utilizando-as de forma criativa, crítica e ética em processos que envolvam autoria e protagonismo. CONTEÚDO:  TDIC, especificidades e impactos. TECNOLOGIA DIDITAL DE COMUNICAÇÃO E NFORMAÇÃO A disciplina, Tecnologia foi pensada para formar cidadãos capazes de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma consciente, crítica, significativa, reflexiva e ética, conforme preconiza a Competência 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e col...

Diário de Práticas e Vivências - Projeto de Vida - 1ª série

Imagem
Construção do Diário de Práticas e Vivências Diário de Práticas e Vivências , material no qual farão os registros das Situações de Aprendizagens e das atividades propostas para você, assim como de suas impressões a respeito do que lhes foi mais significativo O Diário de Práticas e Vivências fará o registro de tudo que você vai experimentar e que estiver relacionado ao seu Projeto de Vida. Você pode fazer anotações nele durante as aulas (de PV ou qualquer outra), em intervalos ou até na sua própria casa. Fique à vontade para rechear ele de planos, recortes, fotos, desenhos etc! Então, para começar, vamos montar este Diário? Você pode usar: • Um caderno,um fichário ou um punhado de folhas sulfite; • Revistas e jornais; • Tesouras; • Cola; • Fotos; • Canetas; • Lápis coloridos; • Fita crepe; • O que mais se relacionar com os seus sonhos! Agora, o exercício é deixar o Diário com a sua cara! Faça desenhos, colagens e escritos que te representem, que se conectem com os seu...

Frações (EF06MA08) - Matemática 9ºAno - Aula 1

Imagem
Habilidade:  (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica. Objeto de Conhecimento:  Frações: significados (parte/ todo, quociente), equivalência, comparação; cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações. FRAÇÕES EQUIVALENTES Duas ou mais frações são  equivalentes  quando representam o mesmo número racional. Exemplo: As frações     5     ,     10     e     20     são                      6         12          24 frações equivalentes. Observe.                     Ao multiplicar ou dividir o numerador e o deno...

QUESTÕES SOBRE O LIVRO HUBLLE

  1 . Hubble não só verificou que a maioria das galáxias tinha um desvio para o vermelho, mas também que este desvio era tanto maior quanto maior a distância entre as galáxias. Chegou mesmo a construir um gráfico com os resultados de 46 galáxias, mostrando uma relação linear entre distância e desvio para o vermelho. No entanto, as incertezas eram muito grandes, pelo que os resultados não foram considerados conclusivos no imediato. Daqui, surgiu então aquela que é hoje conhecida como a Lei de Hubble. Escreva sobre a Lei de Hubble e sua fórmula.  2 . Efeito Doppler é um fenômeno físico observado nas ondas quando emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento com relação ao observador. Foi-lhe atribuído este nome em homenagem a Johann Christian Andreas Doppler, que o descreveu teoricamente pela primeira vez em 1842. A primeira comprovação experimental foi obtida por Buys Ballot, em 1845, numa experiência em que uma locomotiva puxava um vagão com vários trompetistas. E...

QUESTÕES SOBRE O LIVRO O PEQUENO PRÍNCIPE

Imagem
1. Le Petit Prince também conhecido como O Principezinho (título em Portugal) ou O Pequeno Príncipe (título no Brasil) é uma obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, publicada em 1943 nos Estados Unidos. Numa primeira leitura, aparenta ser um livro para crianças, mas possui um grande teor poético e filosófico. O autor do livro foi também autor das ilustrações originais. É o livro em língua francesa que mais foi vendido no mundo, com cerca de 143 milhões de exemplares, e entre 400 a 500 edições. Também se trata da terceira obra literária mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 idiomas e dialetos. Faça uma resenha do livro. 2. “À noite, tu olharás as estrelas. Aquela onde moro é muito pequena para que eu possa te mostrar. É melhor assim. Minha estrela será para ti qualquer uma das estrelas. Assim, gostaria de olhar todas elas... Serão todas suas amigas. E, também, eu lhe darei um presente...” O Pequeno Príncipe Antoine de Saint-Exupéry O que o Pequeno Prínci...

QUESTÕES SOBRE O LIVRO O UNIVERSO NUMA CASCA DE NOZ

Imagem
  1 . “O Universo numa Casca de Noz" é um best-seller escrito pelo matemático, astrofísico e doutor em Cosmologia pela Universidade de Cambridge, o inglês Stephen Hawking, no qual ele expõe várias de suas ideias acerca do cosmos e sua história em meio à apresentação das ideias encerradas em diversos segmentos da física teórica; ideias que abrangem desde as cientificamente estabelecidas até aquelas que encontram-se atualmente nas fronteiras do conhecimento humano, lutando por um lugar à luz da ciência. O leitor é apresentado a gênios responsáveis pelos muitos avanços da Física bem como a seus trabalhos, dando-se grande destaque à física teórica e moderna. Albert Einstein, Richard Feynman, James Maxwell, Max Planck, Roger Penrose, Isaac Newton, Edwin Hubble, Grassman e outros são alguns dos estudiosos que figuram no livro. Comente as ideias e contribuições teóricas ou experimentais de alguns cientistas de renome da ciência que o professor Hawking apresenta em sua obra cie...

QUESTÕES SOBRE O LIVRO O UNIVERSO EM SUAS MÃOS

Imagem
1. No capítulo 1 do livro ”O Universo Em Suas Mãos” o autor trata de um estrondo silencioso, o que ele quer dizer com o título desse capítulo? 2. A lua é nosso único satélite natural, e está a uma distância aproximada de 380 mil quilômetros da Terra. Faça um breve relato do surgimento da Lua. 3. Para ter uma noção do tamanho do Sol e sua posição, ou seja, distância em relação a Terra, faça uma comparação com outro objeto mantendo as proporções. 4. De toda matéria conhecida no Universo 98% são compostos por dois átomos, Quais são eles? a) Carbono e Hidrogênio b) Oxigênio e Hidrogênio c) Carbono e Hélio d) Hidrogênio e Hélio 5. Qual a principal diferença entre um planeta e uma estrela? 6. A famosa equação de Einstein, é representada por E = m.c². Escreva o significado de cada letra da equação. 7. No Capítulo 4, Nossa Família Cósmica, tem o seguinte parágrafo: “Num piscar de olhos sua mente está de volta à superfície quente e borbulhante do Sol e você olha ao redor, como um fal...