PORCENTAGENS (EF07MA02) - 7º ANO
PORCENTAGEM - %
Habilidade: (EF07MA02) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagem, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora no contexto de educação financeira, entre outros.
Porcentagem é a razão entre um número qualquer e 100. É representada com o símbolo de porcentagem (%), e também podemos também escrever na forma de fração, onde o denominador é 100. Logo se representamos por uma fração, escrevemos também em forma decimal.
Exemplos:
20% = 20 = 0,20
100
50% = 50 = 0,50
100
Calculando porcentagens
Vamos supor que vou comprar um celular que custa R$ 2 500,00, e a vendedora diz que se fizer um pagamento à vista terei um desconto de 12%. Qual será o valor do desconto? Qual o valor que pagarei pelo celular?
Resolução:
Primeiramente vamos transformar 12% em forma de fração.
12% = 12
100
Lembrando que uma fração é uma parte pelo todo, ou seja, irei dividir 2500 por 100 e o resultado multiplicar por 12. (Quando você aprendeu fração no Ensino Fundamental I, um exemplo comum era: tendo uma forma de bolo e quer comer 2/5 de bolo da forma, você dividia a forma em 5 partes e pegava duas, assim tinha a quantidade de bolo a ser comida. Agora com porcentagem é o mesmo raciocínio)
2500 : 100 = 25
25 x 12 = 300
ou de uma forma prática
12 . 2 500 = 0,12 . 2 500 = 300
100
Portando já tenho a primeira resposta: O desconto será de R$ 300,00
Partindo para a segunda pergunta:
Desconto significa que vou fazer uma subtração, ou seja tirar o valor calculado na porcentagem do valor 2500.
2500 - 300 = 2 200
Portanto a segunda resposta: pagarei pelo celular R$ 2 200
Escrevendo valores em forma de porcentagem
Exemplo: Numa sala de aula temos 36 alunos sendo que 12 alunos ficaram abaixo da média na disciplina de matemática. Pergunta-se:
a) Qual é a porcentagem de alunos sem nota em matemática?
b) Quantos e qual a porcentagem de aluno acima da média?
Resolução
Primeiramente vamos montar a fração que é a parte pelo todo.
12
36
Vamos fazer pelo método prático, dividindo 12/36 = 0,333333.... Faremos a aproximação de duas casas decimais e resultará 0,33. Agora com esse resultado vamos multiplicar por 100 e obteremos 33%.
a) São 33% de alunos abaixo da média.
Como a totalidade da sala representa 100%, basta fazer 100% - 335 e teremos a porcentagem de alunos acima da média, 67%.
b) São 67% de alunos acima da média.
ATIVIDADES
1. Represente as porcentagens na forma de fração e na forma decimal:
Exemplo: 12,5 % = 12,5 = 0,125
100
a) 6%
b) 15%
c) 17,9%
d) 120%
e) 0,75%
2. Represente as frações na forma de porcentagem:
Exemplo: 2 = 0,5 = 0,5 . 100 = 50%
4
a) 2 =
10
b) 5 =
25
c) 3 =
2
d) 28 =
112
e) 18 =
30
3. Calcule:
Exemplo: 0,8% de 1 100 = 0,8 . 1 100 = 880 = 8,8
100 100
a) 25% de 1 200
b) 0,77 % de 5 000
c) 45% de 2 856
d) 10% de 180
e) 13% de 2 400
4. Calcule o que se pede:
Exemplo: 245 corresponde a quanto por cento de 5 000?
245 = 0,049 = 0,049 . 100 = 4,9%
5 000
a) 1 872 corresponde a quanto por cento de 31 200?
b) 912,5 corresponde a quanto por cento de 73 000?
c) 120 corresponde a quanto por cento de 1 200?
d) 45 corresponde a quanto por cento de 90?
e) 36 corresponde a quanto por cento de 48?
5. Descubra qual é o novo valor de um produto que custava:
Exemplo: R$ 30,00 e teve um aumento de 25%?
25 = 25 . 30 = 0,25 . 30 = 7,5
100 100
O aumento foi de R$ 7,50, o novo valor será de 30 + 7,5 = R$ 37,50
a) R$ 15,80 e teve um aumento de 18%?
b) R$ 230,00 e teve um aumento de 12,5%?
c) R$ 38,00 e teve um desconto de 20%?
d) R$ 5 000,00 e teve um desconto de 8%?
e) R$ 75,00 e teve um desconto de 10%?
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