ATIVIDADES - 4 OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA



Desenvolvendo a habilidade: (EF05MA07) Resolver e elaborar situações problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.


Atividades de Matemática

1.Quando Pedro Henrique nasceu sua massa era de 3 480 g. Um mês depois, estava com 1 035 g a mais. Qual é a massa de Pedro Henrique após um mês do seu nascimento?

2. Uma campanha feita pela igreja do bairro Vila Labaki, tinha como meta arrecadar 500 quilogramas de alimentos. Foram arrecadados 125 kg de arroz, 27 kg de feijão, 180 kg de macarrão e 98 kg de açúcar. de acordo com essas informações, responda:
a) Quantos quilogramas de alimentos foram arrecadadas?
b) A meta foi atingida? Sobrou ou faltou alimento? quanto?

3. No mercado Mendes tem uma tabela afixada na parede com os de preços de alguns alimentos, conforme a tabela abaixo.


Heloísa comprou 5 kg de arroz, 2 kg de feijão e 4 kg de açúcar, quanto ela gastou?

4. (SARESP - 2007) Em uma partida de futebol, Thiago fez 3 gols. Sabendo que o maior goleador de seu time tem um total de 11 gols no campeonato, quantos gols Thiago tem que fazer para igualar-se ao total de gols do maior goleador ?
a) 5
b) 6
c)7
d) 8

5. Um ônibus levava 46 passageiros. Numa estação desceram 18. Quantos passageiros
continuaram a viagem?

6. Numa viagem de moto, Carlos percorreu 370 km no primeiro dia, 256 km no segundo dia e 82 km no terceiro dia. Quantos quilômetros Carlos percorreu nesses três dias?

7. No mercado Nespini havia 9 centenas de latas de azeitona. Foram vendidas 679 latas. Quantas latas restaram no mercado?


Desenvolvendo a habilidade: (EF05MA08) Resolver e elaborar situaçõesproblema de multiplicação e divisão envolvendo números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Atividades de Matemática

1. (SARESP - 2007) Em uma parede de cozinha, há 15 fileiras de 11 azulejos e em outra há 13 fileiras de 10 azulejos. Quantos azulejos há nessa cozinha?

2. (SARESP) Segundo especialistas que trabalham na área de conservação da costa brasileira, o extravio de pinguins trazidos pelas correntes marítimas da região da Patagônia argentina tem aumentado muito. Desde junho de 2008, 120 pingüins chegaram a São Paulo e Rio de Janeiro, 12 vezes mais do que em 2007.
A partir dessas informações podemos afirmar que em 2007 chegaram nessa região:
a) 10 pinguins.
b) 12 pinguins.
c) 108 pinguins.
d) 132 pinguins

3. (SARESP) Uma escola tem 18 turmas e cada uma comporta, no máximo, 34 alunos. Para o ano de 2008, foram preenchidas todas as vagas e a direção da escola conseguiu organizar as turmas em três períodos, com quantidades iguais de alunos e sem sobrar nenhum. O total de alunos em período é:
a) 180.
b) 194.
c) 204.
d) 228


4. (Projeto conseguir). Qual o quociente da divisão:

672 : 12 

a) 56
b) 506
c) 66
d) 6 

5. (SARESP) A libra é uma unidade de massa utilizada em alguns países, como Estados Unidos, e vale, aproximadamente, 0,45 quilogramas. Um pacote enviado por uma transportadora tinha seu peso indicado em libras.


O peso desse pacote é, aproximadamente:
a)1,35 Kg
b) 4,05 Kg
c) 9,45 Kg
d) 20 Kg

6. (SARESP) Uma polegada corresponde a cerca de 2,5 cm. Um sapato comprado no exterior possui 6 polegadas de comprimento, que corresponde a:
a)12 cm.
b) 13 cm.
c) 14 cm.
d) 15 cm.

7. Para uma demonstração de ginástica, a professora de Educação Física prepara 64 grupos de alunos. Cada grupo é formado por 25 alunos. Quantos alunos devem participar dessa demonstração?

8. Com 24 prestações mensais iguais de R$ 498,00 Joaquim pode comprar uma moto. Quanto Joaquim irá pagar por essa moto?

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