FRAÇÃO DE UM NÚMERO (EF06MA08) - 6º ANO

FRAÇÃO DE UM NÚMERO


Habilidade: (EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.

Objetivo: identificar a representação fracionária de um número racional em seus significados parte/todo e quociente.

Exemplo 1: Maria Heloísa tem uma coleção de 12 figurinhas e vai dar 1/3 delas para sua prima Eduarda.  Quantas figurinhas Eduarda ganhará?

Resolução pelo processo de desenho:


Para determinar a quantidade de figurinhas que Maria Heloísa dará, temos que descobrir quantas figurinhas correspondem a 1/3 de 12. A fração 1/3 indica que o todo, as 12 figurinhas será dividida em 3 grupos e que será pego 1 grupo.


Resposta: Eduarda ganhará 4 figurinhas


Resolução pelo processo aritmético:


Resposta: Eduarda ganhará 4 figurinhas

Observação: Os próximos exemplos serão resolvidos pelo processo aritmético.


Exemplo 2: Tânia recebe salário de R$ 1 800,00. Ela gasta 3/10 dessa quantia com aluguel e 2/5 com alimentação. Quanto ela gasta com aluguel? E com alimentação?
Resolução
Primeiro passo descobriremos quanto Tânia gasta com o aluguel, resolvendo pelo processo aritmético.
Tânia gasta R$ 540,00 com o aluguel.

Segundo passo descobriremos quanto Tânia gasta com a alimentação, resolvendo pelo processo aritmético.
Tânia gasta R$ 720,00 com a alimentação.


Exemplo 3: Osmar tem 1 000 reais e Fernando tem o equivalente a 2/5 dessa quantia . Determine a quantia de dinheiro de Fernando.
Resolução
Fernando tem 400 reais.


ATIVIDADES

1. Calcule:
a) 8/3 de 120
b) 111/30 de 660 
c) 149/100 de 400
d) 1/10 de 2 360

2. Sabemos que uma hora corresponde a 60 minutos. Quantos minutos corresponde a cada um dos intervalos de tempo indicados a seguir?
a) 1/4 de 1 hora
b) 1/3  de 1 hora 
c) 1/2 de 1 hora
d) 3/4 de  1 hora

3. Sabendo que 1 kg (quilograma) corresponde a 1000 g (grama) e 1 m (metro) corresponde a 100 cm (centímetro), responda às questões.
a) 1/2  de 1 kg corresponde a quantos gramas?
b) 2/5 de 1 m corresponde a quantos centímetros?
c) 3/8 de 1 kg corresponde a quantos gramas?
d) 1/5 de 1 m corresponde a quantos centímetros?

4. Calcule o que se pede:
a) 1/2 de 1 real
b) 3/10 de 2 reais
c) 1/4 de 1 real
d) 1/10 de 1 real

5. Para fazer um suco, Neuza utilizou 3/8 de uma garrafa de água, cuja capacidade é de 1 litro, sabendo-se que 1 litro corresponde a 1 000 ml. Assinale a alternativa que representa a quantidade de mililitros que Neuza utilizou.
a) 125 ml
b) 250 ml
c) 375 ml
d) 500 ml

5. Assinale a alternativa que mostra corretamente 6/8 de 2 500:
a) 312,5
b) 625
c) 937,5
d) 1875

6.  Em uma construtora com 700 funcionários, exatamente 1/5 dos funcionários são casados. Responda:
a) Na construtora qual é o número de funcionários casados?
b) Quantos funcionários são solteiros?

7. Na casa de Malvina o gasto diário de água com descargas correspondia a 2/5 da capacidade da caixa d´água. Com a troca por descargas mais econômicas, esse consumo passou a ser de 1/4 da capacidade da mesma caixa d´água.  Sabendo-se que a caixa d'água tem um volume de 1 000 litros, calcule o volume d'água economizada com essa troca.

8. Pesquise e registre sobre unidade de  volume.



 Fonte:
- Matemática - 6º Ano - Geração Alpha -SM Educação
- CADERNO DO PROFESSOR SP FAZ ESCOLA - 6º ANO 
- Questões adaptadas dos SARESP anteriores.



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