CIRCUNFERÊNCIA - (EF07MA24) - 7º ANO

(EF07MA24) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados, utilizar transferidor para medir os ângulos internos e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.

CIRCUNFERÊNCIA

Circunferência é  conjunto de todos os pontos de um plano que estão a uma mesma distância de um ponto fixo nesse plano. 

Elementos da circunferência

 - ponto fixo do plano chama-se centro da circunferência (Observe que ele não pertence a Circunferência)
  - Raios da circunferência de centro G (raio é qualquer segmento da reta cujas extremidades são o centro da circunferência e um ponto qualquer dela). 
A distância de qualquer ponto da circunferência ao centro é a medida do raio, que indicaremos por r.

De acordo com o CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA  vamos construir uma circunferência

1º passo: Para construir uma circunferência de raio 2 cm, é necessário pegar o compasso e colocar uma ponta no zero da régua e a outra no número 2, o que indicará 2 cm (como mostra a figura abaixo).
Imagem sem restrições de uso ou compartilhamento: https://pixabay.com/ e https://publicdomainvectors.org/

2º passo: Marque um ponto central C, coloque a ponta seca do compasso em cima do ponto e gire o compasso. Isso irá formar a circunferência.

File:Trazado de circunferencia.png - Wikimedia Commons
                                                          Imagem sem restrições de uso ou compartilhamento: https://commons.wikimedia.org/


Corda é qualquer segmento de reta cujas extremidades sejam dois pontos quaisquer da circunferência.
 
Diâmetro é qualquer corda que passe pelo centro da circunferência.

Uma circunferência de medida de raio de 2 cm, a medida será 4 cm.

Exemplo 1:  Determine a medida do diâmetro de uma circunferência de acordo com a medida do raio nos itens abaixo:
a) r = 3 cm
d = 6 cm

b) r = 3,5 cm
d = 7 cm

c) r = 18 cm
d = 36 cm

Exemplo 2:  Determine a medida do raio de uma circunferência de acordo com a medida do diâmetro nos itens abaixo:
a) d = 8 cm
r = 4 cm

b) d = 21 cm
r = 10,5 cm

c) d = 2m 
r = 1 cm

Observação:
* r = raio
* d = diâmetro


Resumo:
Elementos da circunferência: raio, corda e diâmetro.

ATIVIDADES

1. Agora que você já observou os passos, construa separadamente cada uma das circunferências, com as seguintes medidas para o raio:
a) 3 cm
b) 4 cm
c) 6,5 cm

2. Usando o compasso, construa duas circunferências de mesmo centro (chamadas circunferências concêntricas), com raios medindo 2,5 cm e 3,5 cm, e faça uma decoração a seu gosto no espaço entre as duas circunferências. 

3. Observe a circunferência a seguir e complete a tabela com seus elementos.

 Elementos  Nome dos elementos da circunferência    
 Ponto O    Centro
 Medida do segmento  
 Medida do segmento   
 Medida do segmento  

4. Observe a circunferência de centro O a seguir e, depois, responda às questões.


Quais dos segmentos representam:
a) os raios?
b) as cordas?
c) os diâmetros/

5. Qual é a medida do diâmetro de uma circunferência cujo raio mede 5,5 cm?

6. Qual e a medida do raio de uma circunferência cujo diâmetro mede 17 cm?

7. Uma circunferência tem quantos raios e quantos diâmetros?

8. Faça uma pesquisa sobre Círculo e registre nas linhas abaixo.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________


Bom Estudo!!!

Fonte:
- Matemática -7º Ano - Geração Alpha -SM Educação
- CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 7º ANO




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PLANO CARTESIANO (EF06MA16) - Atividade 04/07 - 6º ANO

UNIDADES DE MEDIDAS (EF06MA24) - Comprimento - 6º Ano

Plantas Baixas e Vistas Aéreas (EF06MA28) - 6º Ano - 01/09