Autoavaliação Socioemocionais - PV - 8º Ano - 01/09

Competências socioemocionais em foco: Entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, assertividade, empatia, iniciativa social e interesse artístico.

Objetivo: "Levar o estudante a confrontar o seu desempenho com o que se esperava e agir para reduzir ou eliminar essa diferença.” (Leonor Santos)

AUTOALIAÇÃO

Vamos fazer uma retomada sobre as as competências socioemocionais.

O que são competências socioemocionais?
São capacidades individuais que se manifestam nos modos de pensar, sentir e nos comportamentos ou atitudes para se relacionar consigo mesmo e com os outros, estabelecer objetivos, tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas. Elas podem ser observadas em nosso padrão costumeiro de ação e reação frente a estímulos de ordem pessoal e social. Entre outros exemplos, estão a persistência, a assertividade, a empatia, a autoconfiança e a curiosidade para aprender. Exemplos de competências consideradas híbridas são a criatividade e pensamento crítico pois envolvem habilidades socioemocionais e cognitivas.




Autogestão

Diz respeito à capacidade de ter foco, responsabilidade, precisão, organização e perseverança com relação a compromissos, tarefas e objetivos estabelecidos para a vida. Também está relacionada à capacidade de autorregulação.

Engajamento com os outros

Diz respeito à motivação e à abertura para interações sociais.


Amabilidade

Diz respeito à capacidade de conhecer pessoas e ser afetuoso, solidário e empático, ou seja, ser capaz de compreender, sentir e avaliar uma situação pela perspectiva e repertório do outro, colocando-se no lugar dessa pessoa.

Resiliência emocional

Diz respeito à capacidade de aprender com situações adversas e lidar com sentimentos como raiva, ansiedade e medo.


Abertura ao novo

Diz respeito à capacidade de uma pessoa ser flexível, apreciativa diante de situações desafiadoras, incertas e complexas. Tem relação com a disposição para novas experiências estéticas, culturais e intelectuais.


Rubricas

O que são rubricas?

As rubricas são um tipo de metodologia utilizada em avaliações de diferentes áreas, como na saúde e na educação, e são capazes de promover análises detalhadas a respeito do que está sendo investigado.
Rubricas são uma forma de configurar critérios de avaliação personalizados ou baseados em Resultados para pontuação.
Uma Rubrica é uma ferramenta de avaliação para comunicar expectativas de qualidade. Rubricas são tipicamente compostas de linhas e colunas. As linhas são usadas para definir os diversos critérios sendo utilizados para avaliar uma tarefa. As colunas são usadas para definir níveis de desempenho para cada critério.
Rubricas podem ser configuradas como rubricas sem pontuação, que permite para avaliação baseada em avaliação e baseada no resultado sem pontos.
Características:

  • Um conjunto de indicadores preestabelecidos, claros e objetivos.
  • Ordenados em um percurso crescente.
  • Auxiliam no processo de autoconhecimento e autorreflexão.
  • Permitem a a realização de uma autoavaliação.
  • Auxiliam no estabelecimento de metas de desenvolvimento.
Assistam a explicação feita pelo professor R. Tenório para entenderem o que é uma rubrica e associe as ideias apresentadas no vídeo com a sua autoavaliação em relação as competências socioemocionais,  



Exemplo prático de como responder uma atividade por meio das rubricas.

Instruções:

Abaixo, você verá um exemplo prático para ajudá-lo a entender como responder as atividades propostas, por meio de rubricas que representam os degraus de desenvolvimento de determinada competência. Para que seja realmente fácil de entender, este exemplo não é sobre uma rubrica competência socioemocional, mas sim sobre uma competência simples do nosso dia-a-dia: cuidar dos nossos dentes ou o quão bem você pode cuidar dos seus dentes todos os dias. Leia o seguinte texto que descreve a competência e sua importância:
Cuidar dos seus dentes envolve aprender uma série de comportamentos e práticas específicas: como usar uma escova de dentes limpa e pasta de dentes, reservar um tempo para escová-los todos os dias e aprender a usar o fio dental. Esta competência é importante, pois dentes saudáveis e limpos ajudam a comer melhor e a desfrutar da nossa comida. Além disso, evita infecções, nos auxilia a nos manter saudáveis e as pessoas gostam de um belo sorriso!
Agora, vamos analisar esta pública:
Comece com a leitura do:
degrau 1: Este nível descreve garotas e garotos que ainda não desenvolveram a habilidade de cuidar de seus dentes: eu nunca escovo meus dentes ponto em seguida, Leia o 
degrau 4; que é o nível mais alto e descreve garotas e garotos que escovam seus dentes e usam fio dental pelo menos duas vezes ao dia. Logo após, leia os:
degraus 2 e 3: muitas pessoas escovavam os dentes uma vez ao dia, sendo assim, elas estariam no degrau dois; já o degrau 3 representa aqueles que escovam os dentes duas vezes ao dia, mas sem o fio dental, e é por esse motivo que nesse caso, o degrau 3 vem antes do degrau 4.


Além desses quatro degraus, alguns garotos e garotas estão em situações intermediárias entre as apresentadas nos degraus 1,2, 3 e 4. Por exemplo, pense em quem escova seus dentes algumas vezes, mas não todos os dias. O degrau 1 não seria o mais adequado, pois eles escovou os seus dentes com mais frequência do que nunca. No entanto, o degrau 2 seria muito alto porque esses garotos e garotas não escovam os seus dentes todos os dias. Portanto, essa situação indica uma posição entre os degraus 1 e 2, ou seja, mais do que um, mas não chega ao degrau 2. 
Da mesma forma, onde poderiam se encaixar na rubrica as garotas e garotos que escovam seus dentes duas vezes ao dia, mas usam fio dental só uma vez ao dia? Neste caso, o degrau 4 seria muito alto (inclui usar fio dental duas vezes ao dia), mas o degrau 3 seria muito baixo, (não inclui nenhum uso de fio dental). Nessa situação o que seria melhor os representa é o degrau 3-4, que está entre integral 3 e 4.


Agora que já recordamos o que é as competências socioemocionais e rubrica,  vamos fazer algumas atividades e entre elas sobre suas preferências, reflita em suas escolhas.


Atividades

1.

2.


3. Construa uma rubrica envolvendo a competênciasocioemocionais autoconfiança. (Para facilitar já está construído a rubrica é só responder)

AUTOCONFIANÇA

Autoconfiança é um sentimento e força interior - é sentir-se bem com o que somos, com a vida que vivemos e manter expectativas otimistas sobre o futuro. É a voz interior que diz "sim, eu posso", mesmos e, no exato momento, as coisas pareçam difíceis os não estejam indo tão bem ponto quando encaramos a vida como autoconfiança, não temos que nos preocupar e reclamar o tempo todo sobre nossas falhas vírgulas decepções ou contratempos. Em vez disso temos pensamentos positivos, desejamos ter sucesso naquilo que fazemos e adotamos a mentalidade do "eu posso".
1º  Por que isso é importante? Autoconfiança é uma habilidade importante porque nos ajuda nos amar e a fazer as coisas acontecerem! Sem ela podemos nos sentir mal com nós mesmos e não conseguimos impedir pensamentos negativos. A auto confiança nos dá poder para nos sentirmos bem, mesmo se as coisas não acontecerem do jeito que esperávamos. Faz-nos sentir bem e que é possível melhorar! 
2º rubrica: de uma forma geral, como você auto-avalia a sua autoconfiança? Leia a seguir as descrições de cada degrau de desenvolvimento desta habilidade:


 
4. Responder sua autoavaliação na SED.

Passo a passo:

1º Passo

Acessar a Secretaria da Escolar Digital pelo computador, tablet ou celular através do endereço: https://sed.educacao.sp.gov.br/

2º Passo

Usuário: Seu RA com o dígito e o sp no final.
Senha: Se você não alterou é a data de nascimento sem barra ou traço.


3º Passo

Quando você entrar irá aparecer essa tela:

4º Passo

Deverá clicar no ícone Aluno - Canto superior esquerdo.


5º Passo

Irá abrir outras abas, clique na primeira aba escrita: Autoavaliação socioemocionais.

6º Passo

Vai abrir duas abas, clique na primeira: Preencher Autoavaliação.

7º Passo



8º Passo



9º Passo



10º Passo



11º Passo

Conclusão


Muito Importante: o preenchimento da "autoavaliação socioemocionais" deverá acontecer entre 16 e 23 de setembro.

Fonte:
Aula do CMSP da disciplina Projeto Vida do dia 16/09 
CADERNO DO ALUNO SP FAZ ESCOLA - 1ªSÉRIE EM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÚMEROS INTEIROS (EF07MA04) - Atividade 02/07 - 7º ANO

NÚMEROS RACIONAIS (EF07MA 10/11/12) - 7º ANO - 01/08

PLANO CARTESIANO (EF07MA19) - Atividade 03/07 - 7º ANO