Fração - Recuperação e Reforço (EF06MA03) - 6º Ano - 03/09

 Habilidade: (EF06MA03) Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

Objetivos:

  •  Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: junção, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação em mais de uma transformação (positiva e negativa);
  • Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.
  • Resolver problemas de divisão que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados).
  • Identificar frações associadas à ideia de parte do inteiro, como representação que pode estar associada a diferentes significados.
  • Ler frações e identificar seus elementos.
  • Identificar diferentes representações de um mesmo número fracionário.
  • Utilizar diferentes representações de frações.
  • Relacionar frações e as porcentagens.
  • Relacionar as frações a números decimais.

RAZÃO


Razão vem do latim ratio, e significa "divisão".
A comparação entre dois números racionais, através de uma divisão, chama-se razão.

Representação

* 1 : 5
   ou
*    1  
      5

Exemplos:

I) Na sala da 6ª B de um colégio há 20 meninos e 15 meninas. Encontre a razão entre o número de meninas e meninos.
Lembrando que razão é uma divisão, iremos montar:
  15   ou seja para cada 20 meninos temos 15 meninas.
  20


Vamos simplificar, ou seja, transformá-la em fração irredutível:
  15    : 5   =     3      ou seja, para cada 4 meninos temos 3 meninas.
  20    : 5          4

  15    =    3       -   frações equivalentes
  20          4

  
II) Em um jogo de basquete, a equipe de José e de Carlos marcaram 70 pontos, dos quais José marcou 10 pontos e Carlos marcou 15. Com base nessas informações determine:

a) a razão entre o número de pontos marcados por José e o número de pontos marcados por Carlos.
  10   :5 =   2  
  15   :5      3

b) razão entre o número de pontos marcados por José e o número de pontos marcados pela equipe.
  10   :10 =   1  
  70   :10      7

III) Determine a razão entre o lado do pentágono menor com o lado do hexágono maior.
             1  
             2







IV) Determine a razão entre o comprimento e a altura do paralelepípedo abaixo:
comprimento = 10 cm
altura = 3 cm
  10  
   3






ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO E REFORÇO

1. O quadro a seguir apresenta a produção, em uma fábrica, de três tipos de brinquedos: bola, boneca e quebra-cabeça, durante três meses.

a) Quantos brinquedos foram produzidos em cada mês?

b) Considerando os três meses, qual brinquedo foi produzido em maior quantidade?

c) Aponte as diferenças na produção dos brinquedos, comparando aquele que teve a maior produção em
relação aos demais.


2. Realize o que é solicitado nas questões a seguir:

a) Em um dia de chuva, Gustavo ouviu um estrondo de um raio, 7 segundos depois de tê-lo visto.
Sabendo-se que a velocidade do som é de 340 metros por segundo, a que distância de Gustavo
caiu o raio?

b) Para a formatura na escola, a diretora organizou 405 cadeiras no pátio, com 9 cadeiras em cada
fileira. Quantas fileiras foram formadas?

c) Quantas vezes o número 36 está contido em 3 780?


3. Realize o que é solicitado nas questões a seguir:

a) Uma loja de uniformes de futebol vendeu R$ 2 640,00. Se cada uniforme custava R$ 30,00,
quantos foram vendidos?

b) Um caminhão, com sua carga máxima, comporta 2 250 blocos. Quantas viagens deverá fazer
para transportar 78 750 blocos?


 4. Em uma sala de aula há 20 meninas e 15 meninos. Qual a fração irredutível que representa o número de meninas em relação ao número de meninos?


5. Em uma empresa há 600 funcionários. Desses, 250 são mulheres e 150 possuem ensino superior
completo. Represente na forma de razão:

a) O número de mulheres e o total de funcionários.

b) O número de funcionários que possui ensino superior completo e o total de funcionários.


6. Joana participou de uma partida de tênis e acertou 15 dos 20 saques que fez. Pode-se afirmar que a fração do total de saques que Joana acertou é:
a.    2  
       5
b.   1  
      4
c.   3  
     4
d.   3  
      5


7. Represente em forma de fração as partes pintadas nas figuras.



8. Represente os números a seguir na forma decimal.
a.   4  
      5

b.   12  
      30

c.   7  
     20

d.   11  
      10



9. Represente os números a seguir na forma de fração.
a. 0,25

b. 3,2

c. 0,52

d. 0,012


Fonte:
APRENDER SEMPRE - 6º ANO EF - GOVERNO DO ESTADO DE SP
Imagens de uso público

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