SISTEMAS DE NUMERAÇÃO - Recuperação e Reforço - 6º Ano -02/09

Habilidade:
  • (EF06MA02) Reconhecer o sistema de numeração decimal como fruto de um processo histórico, percebendo semelhanças e diferenças com outros sistemas de numeração, de modo a sistematizar suas principais características (base, valor posicional e função do zero), utilizando, inclusive, a composição e decomposição de números naturais e números racionais em sua representação decimal.
  • (EF06MA03) Solucionar e propor problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias pessoais, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora

Objetivo:  
  • Conhecer o sistema de numeração utilizado por alguns povos antigos.
  • Reconhecer os sistemas de numeração egípcio, babilônico, romano e maia e suas bases.
  • Reconhecer o sistema de numeração decimal posicional indo-arábico. 
  • Compreender as características e os princípios inerentes ao sistema de numeração decimal (base, valor posicional, função do zero).
  • Compreender o método do agrupamento como forma de construção do sistema de numeração decimal, tanto para as ordens superiores quanto para as ordens inferiores à unidade. 
  • Reconhecer a composição e decomposição dos números naturais por meio de agrupamentos.
  •  Utilizar procedimentos de cálculo (mental, escrito e por estimativa) em função da situação problema proposta;
  •  Compreender diferentes significados das operações.



OS SISTEMAS DE NUMERAÇÃO DAS GRANDES CIVILIZAÇÕES


SISTEMA DE NUMERAÇÃO EGÍPCIO




SISTEMA DE NUMERAÇÃO BABILÔNICO



SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO



SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL


Valor absoluto de um número não depende da posição em que o número se encontra, representa um valor sozinho. 
Por exemplo:
O valor absoluto do algarismo 7 no número 756 é 7. 

Valor relativo de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra. 
Por exemplo:
O algarismo 7 no número 756 ocupa a 3º ordem, isto é, a casa das centenas. Assim, seu valor relativo é 700.

Potenciação



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ATIVIDADES


1. Você sabe como surgiram os números? Qual é a função dos números? Faça uma pesquisa e registre suas ideias.

2. Utilizando os símbolos criados pelos egípcios, represente os números a seguir. 
a) 54
b) 256
c) 3 450
d) 102 234

3. Utilizando o sistema de numeração babilônio, represente os números a seguir:
a) 59
b) 67 

4. Represente os números a seguir, utilizando o sistema de numeração romano.
a) 34 
b) 236 
c) 2 345

5. Escreva:
a) um número que tenha seis ordens. 
b) um número que tenha o algarismo 5 na centena de milhar. 
c) um número que tenha o algarismo 2 na unidade e na unidade de milhar.

6. Sabendo que o valor de um algarismo depende de sua posição no número, dê o valor absoluto e
valor relativo do algarismo 5 em cada número:
a) 2 450 
b) 3 540 733 
c) 5 967 
d) 356 416

7. Escreva o antecessor e sucessor de :
a) _____7_____ 
b) _____17_____
c) _____350_____
d) _____123 457_____

8. Efetue as adições:
a) 3 456 + 4 567 + 2 879 =
b) 10 439 + 5 908 + 876 =
c) 567 876 + 356 086 + 98 =

9. Efetue as subtrações:
a) 4 326 – 2 748 =
b) 345 – 138 =
c) 3 478 – 2 459 =

10. Calcule o produto:
a) 5 x 4 =
b) 12 x 6 =
c) 324 x 25 =

11. Calcule o quociente:
a) 22 : 2 =
b) 228 : 3 =
c) 289 : 17 =

12. Determine a potência:
a) 3¹
b) 5²
c) 10³

Fonte:
APRENDER SEMPRE - 6º ANO EF - GOVERNO DO ESTADO DE SP 
LIVRO MATEMÁTICA 6º ANO - GERAÇÃO ALPHA - ORGANIZAÇÃO SM EDUCAÇÃO

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