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NOMEANDO COMPETÊNCIAS - Projeto de Vida 8º Ano

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Competências Socioemocionais Entusiasmo - Ardor que impulsiona alguém a fazer algo; arrebatamento: entusiasmo patriótico, religioso. Determinação - Persistência para conseguir o que se deseja; firmeza. Organização - Ação ou efeito de organizar; ato ou resultado de se organizar. Foco - Ponto mais importante ou principal. Persistência - Ação ou efeito de persistir. Responsabilidade - Dever de se responsabilizar pelo próprio comportamento ou pelas ações de outrem; obrigação. Iniciativa Social - Ação de quem propõe ou faz primeiro algo: tomar a iniciativa de uma medida que prefere estar na companhia de outras pessoas.  Assertividade - Particularidade ou condição do que é assertivo. Assertivo que expressa segurança ao agir; que se comporta de maneira firme; que demonstra decisão nas palavras. Imaginação Criativa - Faculdade de representar objetos pelo pensamento: ter uma imaginação viva    inventiva, criadora, inovadora. Faculdad...

SEQUÊNCIA POR ARITMÉTICA E ÁLGEBRA (EF07MA13) - 7º ANO

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Habilidade: (EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita. ATIVIDADES 1. Observe com atenção a sequência a seguir: a) O símbolo I. b) O símbolo II. c) O símbolo III. d) O símbolo I ou III. e) O símbolo II ou  IV. 2. Porque é possível escolher mais de um símbolo para continuar o padrão da sequência? 3. Desenhe os 12 primeiros símbolos da sequência apresentada na atividade 1, numerando conforme sua posição. 4. Qual símbolo deve ser colocado na 17ª posição da sequencia? E na posição 276? 5. Escreva uma regra que permita identificar exatamente o símbolo correspondente a cada uma das posições da sequência? 6. Agora vamos trabalhar com a álgebra (letras). Observe a sequência seguir: p i p i p i ... Qual é a próxima letra que deve ser colocada na sequência para que seja mantido o seu padrão?  I. p            II.    i   ...

UNIDADES DE MEDIDAS (EF06MA24) - Comprimento - 6º Ano

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Habilidade: (EF06MA24) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento. Grandeza é tudo o que pode ser medido. Exemplos de grandezas: - comprimento; - massa; - tempo; - temperatura; - área; - volume; - capacidade. Para medir uma grandeza de mesma natureza comparamos e verificamos quantas vezes uma contém a outra. Para medir qualquer grandeza, é necessário: 1º - escolher uma unidade de medida; 2º - comparar a grandeza com a unidade; 3º - expressar o resultado por números. Os registros das medições são formadas por uma parte numérica e a unidade de medida. Por exemplo: Sistema Internacional de Medidas Medidas de Comprimento O metro é a unidade de medida padrão para a grandeza comprimento. Para...

Material de Apoio - EFAPE

Material de Apoio - Currículo Paulista - EFAPE Material de Apoio - Ensino Fundamental Material de apoio - Ensino Médio APRENDER SEMPRE - 6º ANO APRENDER SEMPRE - 7º ANO APRENDER SEMPRE - 8º ANO APRENDER SEMPRE - 9º ANO Caderno de Projeto de Vida - Volume 1 - 1ª série - EM

Desafio dos superpoderes - Projeto de Vida 8º ano

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DESAFIO DOS SUPERPODERES Competências socioemocionais em foco: entusiasmo, determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade, iniciativa social, assertividade e imaginação criativa. Provavelmente, em algum momento de sua vida, você já imaginou como seria se tivesse superpoderes. Ser invisível, ter a força de um gigante, correr mais rápido que o vento ou conseguir ler mentes são poderes que vemos nos filmes de super-heróis. Se você pudesse escolher ter superpoderes, quais teria? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Saindo do mundo da imaginação dos super-heróis, saiba que você tem os seus próprios poderes. Isso quer dizer que você tem qualidades e valores que o(a) tornam único(a) e espec...

Álgegra (EF07MA13) - 7º Ano

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Habilidade: (EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita. ÁLGEBRA Álgebra parte da matemática generaliza a aritmética, introduzindo variáveis (letras) que representam os números e simplificando e resolvendo, por meio de fórmulas, problemas nos quais as grandezas são representadas por símbolos. Exemplos:  1. Uma pessoa comprou uma dúzia de bananas, três dúzias de uvas e meia dúzia de ovos. sendo b o preço de uma dúzia de bananas, u o preço de uma dúzia de uvas e h o preço de uma dúzia de ovos, podemos representar o total gasto por essa pessoa do seguinte modo: b + 3u + 1/2h 2. Para determinar a diferença entre o dobro de um número x e o triplo de um número n , podemos usar a seguinte expressão algébrica: 2x - 3n Fonte: Livro de Matemática - Geração ALPHA - 7º Ano TERMOS DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA Considere a expressão algébrica - 9 + ...

Números Primos (EF0MA05) - 6º Ano

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Habilidade:   (EF06MA05) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor, reconhecendo os números primos, múltiplos e divisores. NÚMEROS PRIMOS O nome "primo" vem do latim e significa "primeiro". Um número primo só é divisível por 1 e por ele mesmo. É o caso do número 41. Os números que têm mais de dois divisores são chamados números compostos . Sequência de números primos: 2, 3, 5, 7, 11, 13, ... Verificando se 17 é um número primo. Para isso vamos dividir 17 pela sequência de números primos menores que ele: 2, 3, 5, 7, 11 e 13. 17 não é divisível por 5, mas como o quociente é menor que o divisor, é possível concluir que 17 é primo. Mais um exemplo de verificação se o número 35 é um número primo. Começamos a dividi-lo pelos números primos menores que 35: 2, 3, 5, 7, ... Quando dividimos 35 pelos números primos até o 7, verificamos que já tem mais de dois divisores, portando ele não é um número primo. ...

Inserir Potência no Classroom

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Fiz um vídeo explicativo sobre como inserir potência, para utilizar no classroom.

Projeto de Vida 8º Ano A e B

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Habilidades:   Desenvolver a responsabilidade por suas escolhas, compreendendo que as escolhas que fazem na atualidade influenciam o seu futuro. A Vida é feita de Escolhas. Já pensou o que você vai dizer pra você mesmo quando chegar no futuro?  Será que vai gostar do resultado da vida que planejou?  Será que vai ficar feliz com o que conquistou?  A vida é feita de escolhas e elas podem determinar como vai ser o seu amanhã.  Por isso, é tão importante pensar em tudo que faz.  Um caminho errado pode levar você a um destino obscuro.  E, muitas vezes, sem volta. E nessa caminhada cada escolha importa.  É preciso saber escolher a profissão certa, os amigos certos, é preciso saber escolher quem serão os seus mestres, os seu mentores e, claro, quem vai dividir a vida com você o tempo todo.  Alguma vez você já traçou os seus objetivos, as suas metas, os seus sonhos?  Esteja preparado para o acerto final com você mesmo....

PORCENTAGENS (EF07MA02) - 7º ANO

PORCENTAGEM - % Habilidade:   (EF07MA02) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam porcentagem, como os que lidam com acréscimos e decréscimos simples, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora no contexto de educação financeira, entre outros. Porcentagem é a razão entre um número qualquer e 100. É representada com o símbolo de porcentagem (%), e também podemos também escrever na forma de fração, onde o denominador é 100. Logo se representamos por uma fração, escrevemos também em forma decimal. Exemplos: 20% =   20   = 0,20            100 50% =    50   = 0,50             100 Calculando porcentagens Vamos supor que vou comprar um celular que custa R$ 2 500,00, e a vendedora diz que se fizer um pagamento à vista terei um desconto de 12%.  Qual será o valor do desconto? Qual o valor que pagarei pelo celular? Resolução: Primeiramente...